Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
gth_full.png
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Segunda semana de Junho no continente e Açores: probabilidade >50% de precipitação acima da média; >65% nas regiões centro e norte do continente e no Grupo Oriental.
Madeira com probabilidade nos 50% marginal.

Terceira semana: probabilidade inferior a 50% de anomalia na precipitação, quer positiva quer negativa, em todas as regiões.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Alguém, que vá com uma cana "pescar" aquele acumulado a oeste de Sagres para os Algarves. :D
Podia haver a desculpa que é porque é Junho e que é quase Verão, é quase impossível chover, blá blá... mas já não caío nessa;)
A mim parece-me mais uma boa oportunidade perdida! Não sei como a dorsal consegue intrometer-se e impedir a depressão de ficar no sítio perfeito para nós.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
EU-Summer-Severe-Risk-2023.png

Como é que o nordeste de Espanha não é assinalado no mapa, aquilo é com cada bombardeamento de granizo, especialmente em agosto...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
EU-Summer-Severe-Risk-2023.png

Como é que o nordeste de Espanha não é assinalado no mapa, aquilo é com cada bombardeamento de granizo, especialmente em agosto...
Boa tarde.

Porque possivelmente não terão previsões para isso, com probabilidade mais baixa.

---

O Noroeste da península não me parece que esteja em risco ligeiro\moderado de seca. A precipitação do ano hidrológico está até ligeiramente acima do normal, mesmo os últimos 3 meses estão perto do normal.
Estes 2 mapas contradizem-se (no caso do NO peninsular):
O 1º mapa mostra um "pequeno alívio da seca", já o último mostra uma intensidade de seca moderada.

A realidade no entanto é que estamos bem este ano, não é um mês mais seco que muda isto, mesmo que os próximos 3 meses sejam tendencialmente secos, temos água tanto em barragens como nos mananciais subterrâneos.
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Não consigo entender a histeria com o tempo que aí vem para as próximas 2 semanas mas talvez me esteja a escapar algo..

GFS:

Ver anexo 5641
ECMWF:
Ver anexo 5642AROME, ARPEGE, etc tudo em linha com o GFS.. portanto, chuva nos locais habituais, menos de 20mm de Lisboa para baixo.. Mas novamente, deverá estar me a escapar algo...
Nesta altura e depois de 6 meses sem chover , qualquer chuva para o Sul é sempre aguardada com expectativa.
Claro que vai chover bastante mais a norte do que a sul, mas isso é o habitual.

Muito sinceramente, se chover mais que 10mm, de forma consistentemente distribuída, do Montejunto - Estrela para baixo já acho muito.
 
Última edição:

casr26

Cumulus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
323
Local
2550 - 1400
Nesta altura e depois de 6 meses sem chover , qualquer chuva para o Sul é sempre aguardada com expectativa.
Claro que vai chover bastante mais a norte do que a sul, mas isso é o habitual.

Muito sinceramente, se chover mais que 10mm, de forma consistentemente distribuída, do Montejunto - Estrela para baixo já acho muito.
Sublinho, subscrevo e assino por baixo
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

Meninodasnuvens

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
411
Local
Carvalhais de Baixo, Coimbra
Como anteriormente publiquei, o IFS/ECMWF atualiza no próximo dia 27.

Novamente, quiçá a atualização mais interessante para o utilizador comum é a disponibilização da previsão mensal todos os dias ao invés de 2x/semana -> https://charts.ecmwf.int/products/e...ion=opencharts_europe&valid_time=202306120000 & https://charts.ecmwf.int/products/e...ion=opencharts_europe&valid_time=202306120000 & https://charts.ecmwf.int/products/e...ion=opencharts_europe&valid_time=202306120000 & https://charts.ecmwf.int/products/e...ion=opencharts_europe&valid_time=202306120000
As previsões continuam com a manutenção do anticiclone nas ilhas britânicas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.