Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Deixo aqui esta imagem esclarecedora do que se passa na Europa de momento.
A norte massas temperadas e estabilidade, ar frio a leste.
Mas a sul! A sul temos PIPOCAS!
Convecção por toda a bacia mediterrânica...:w00t:
TngZn0gbFCavv.jpg


Até mesmo a massa de na região dos Açores-Madeira aqui está, e a pequena depressão, com o seu núcleo frio a oeste da Galiza.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
As previsões continuam com a manutenção do anticiclone nas ilhas britânicas.

As primeiras 2 semanas (e às vezes a 3ª) são para ver com interesse. As restantes são basicamente para fins lúdicos.

Aquilo é uma síntese de uma enorme quantidade de cenários hipotéticos, com reduzido valor preditivo -> https://confluence.ecmwf.int/display/FUG/Extended-Range+Forecast

ps2png-worker-commands-698895d7d8-49pfh-6fe5cac1a363ec1525f54343b6cc9fd8-Z5yrKk.png


Mais informação -> https://public.wmo.int/en/resources/bulletin/s2s-forecasting-towards-seamless-prediction
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
As primeiras 2 semanas (e às vezes a 3ª) são para ver com interesse. As restantes são basicamente para fins lúdicos.

Aquilo é uma síntese de uma enorme quantidade de cenários hipotéticos, com reduzido valor preditivo -> https://confluence.ecmwf.int/display/FUG/Extended-Range+Forecast

ps2png-worker-commands-698895d7d8-49pfh-6fe5cac1a363ec1525f54343b6cc9fd8-Z5yrKk.png


Mais informação -> https://public.wmo.int/en/resources/bulletin/s2s-forecasting-towards-seamless-prediction

E ainda na onda das previsões sub-sazonais -> https://www.tropicaltidbits.com/ana...egion=eu&pkg=apcpna&runtime=2023060206&fh=168
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
A menos de 48h do evento julgo que já deveria ser emitido um aviso especial por parte do IPMA quer para as autoridades regionais quer para a população local. É Junho e a Madeira está cheia de turistas em circulação pelas zonas costeiras e montanhosas. Este evento tem potencial para apanhar muito desprevenida, incluindo os residentes. Muito mais do que as borrascas de Inverno.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Postal clássico (de outros tempos): o "Santos Pinto" com o relvado coberto de neve...O Sporting da Covilhã fez ontem, dia 2 de junho, 100 anos!:winner:

Ver anexo 5743
Primeiro jogo que vi no Estadio das Antas foi um Porto - Covilha...o Porto venceu 3-2...ja nem me lembro em que ano foi...era miudo...ainda nao existia auto estrada A4:) parabéns!!
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Nem sei que acumulados esperar, é uma grande incógnita pois não se sabe que intensidade terão as linhas de instabilidade nem se efetivamente a depressão se vai aproximar o suficiente.
Tendo em conta que é uma depressão com núcleo nos ~995hPa (o que até é meio bizarro nesta altura do ano) rodeada com ar bastante húmido, tem tudo para as linhas de instabilidade darem bons acumulados, imagino...

pwat_kgm2_20230604_00_075.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Chuva e calor acima do normal. "Depressão complexa" a caminho do país.​


Portugal prepara-se para a chegada de uma "depressão complexa", tanto nas ilhas como no continente.

Depois de um início de primavera em geral quente e seco, a chuva parece ter vindo para ficar. Na semana que arranca amanhã - e até dia 11 de junho, prevê-se "tempo chuvoso devido à aproximação de uma depressão complexa ao território continental, associada a um fluxo de sudoeste transportando uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água".

Quem o avisa é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevendo "intensificação do vento no dia 6 e com precipitação generalizada prevista para dia 7, que poderá prolongar-se ao longo da semana".

Ao Notícias ao Minuto, fonte do IPMA esclareceu que esta depressão estará já a chegar aos Açores, prevendo-se que avance em direção à Madeira e, finalmente, passe próxima da costa continental portuguesa.

Segundo essa mesma fonte, é na Madeira, aliás, que existe maior probabilidade de fenómenos associados às fortes chuvas, como cheias ou outros incidentes, devido à ortografia da ilha. "É quase garantido que nas terras altas e no sul irá chover persistentemente durante várias horas", disse.

Tal é a preocupação que já foi emitido o alerta vermelho para estas duas regiões do arquipélago da Madeira.

No continente, e principalmente na linha costeira, as preocupações são, no entanto, menores.

É certo que poderão ocorrer situações pontuais de maior queda de precipitação, ou mesmo de granizo, mas não se antevêem fortes tempestades.

Já no interior do país, a preocupação aumenta.

Para o IPMA, este tipo de depressões e previsões de maior chuva e vento não são incomuns para esta altura do ano. O que é, sim, incomum é a "persistência" destas situações. "Não é tão comum persistir durante tantos dias" este tipo de fenómenos, garante, explicando que "quase todos os dias temos tido problemas locais", como cheias, queda forte de chuva ou granizo, "mas é mal distribuído pelo espaço".

Entenda-se, são situações muito localizadas e circunscritas.



Para o comum cidadão, que pouco ou nada percebe de meteorologia, ouvir estes termos como "depressão complexa", até pensa que, à partida, vem aí algo muito complicado e destrutivo...:rolleyes:

Nós sabemos o que é, e o termo está correto, mas convinha explicar na notícia do que se trata em concreto, não vá haver o "dramatismo" e exagero habituais na comunicação social... :unsure:

Atenção que na Madeira a situação pode ser complicada, devido à ortografia da ilha, então se for ao abrigo do novo acordo ortográfico ainda pior... :D


A informação do IPMA:


ℹ️
Previsão do estado do tempo - semana de 5 a 11 de junho de 2023 - Portugal Continental

1f4e3.png
Nesta semana prevê-se ainda tempo chuvoso devido à aproximação de uma depressão complexa ao território continental, associada a um fluxo de sudoeste transportando uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água. Esta depressão deverá exercer a sua influência com a intensificação do vento no dia 6 e com precipitação generalizada prevista para dia 7, que poderá prolongar-se ao longo da semana, ainda com alguma incerteza inerente à posição e deslocação destes sistemas depressionários.

1f327.png
Deste modo, nesta semana a anomalia da precipitação total vai manter-se acima do normal para todo o território e a temperatura média vai manter-se também acima do normal em especial no início da semana e nas regiões da metade oeste do território continental (ver figura).

1f321.png
A temperatura máxima deverá atingir valores que vão variar entre 19 e 34°C ao longo da semana, estimando-se os valores mais elevados na região do vale do Tejo e no Alentejo. A temperatura mínima irá variar entre 9 a 20°C dependendo da região.

351152132_230342299753738_8005767381436402990_n.jpg


 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem, comparando com este artigo do observador, a notícia que coloquei no post anterior, e tirando a gralha da ortografia da ilha, até está bastante bem.

Vem aí uma tempestade rara para esta altura do ano. E pode trazer um "rio atmosférico" na quarta-feira​


04 jun. 2023, 01:00

Vai ser mais uma semana de chuva. Que pode ser muito forte a partir de quarta, devido a uma depressão anormal para esta altura do ano. Mas as temperaturas também vão subir e passar dos 30ºC.

Uma tempestade completamente anormal para esta época do ano vai trazer chuva, muita chuva, na próxima terça e quarta-feira a todo o país. O IPMA chama-lhe uma “depressão complexa”, que se vai situar sobre os Açores primeiro, descer para a Madeira depois, e a seguir aproximar-se do Continente por sudoeste. E deverá provocar estragos por onde passa: episódios severos e extraordinários de precipitação nas ilhas, criando os chamados ‘rios atmosféricos’, logo a partir de segunda-feira, que previsivelmente chegarão no dia seguinte a todo o território nacional.

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Ora, a 30 de Junho de 2018 caíram 25 mm, se a depressão complexa deita menos que isso, tem que ir ao psicólogo de complexa não tem nada. :D

Se chovesse como chove em Espanha, essas sim são depressões profundas e complexas, é com cada pedrada e chuvada que até os olhos arregalam. :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.