Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

E no mesmo patamar que os chinós, estão os russos. É um bocado difícil aceder aos relatórios, o que é uma enorme pena.

P57QMtF.png


-> https://www-meteorf-gov-ru.translat...&_x_tr_tl=zh-TW&_x_tr_hl=pt-PT&_x_tr_pto=wapp & https://meteoinfo.ru/climvar

A tradução deixa um bocado a desejar e há um desfasamento bastante relevante, mas os relatórios mensais são interessantes -> https://meteoinfo.ru/en/climate
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,317
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Alguém tem ideia se Janeiro teve uma verdadeira vaga de frio ou se foi só coisa de jornalismo havido de partilhas na NET?

eu tive 15 dias seguidos de geada que parece que vai terminar hoje, não sei se é considero vaga de frio, tendo em conta que todo o inverno tenho geadas, mas foram 15 dias seguidos e de mínimas negativas
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
eu tive 15 dias seguidos de geada que parece que vai terminar hoje, não sei se é considero vaga de frio, tendo em conta que todo o inverno tenho geadas, mas foram 15 dias seguidos e de mínimas negativas
Pois eu aqui tb tive muitos dias seguidos de geada e mínimas de zero ou próximo. Mas, por exemplo as máximas penso que terá ficado pela média ou acima. É estranho, por isso é que queria saber a opinião de quem sabe. Aguardo também o boletim mensal do IPMA.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Pois eu aqui tb tive muitos dias seguidos de geada e mínimas de zero ou próximo. Mas, por exemplo as máximas penso que terá ficado pela média ou acima. É estranho, por isso é que queria saber a opinião de quem sabe. Aguardo também o boletim mensal do IPMA.
Para onda de frio apenas são contabilizadas as temperaturas mínimas. No entanto, para saber se a tua zona esteve em onda frio, tem de ter uma estação há pelo menos 30 anos para comparar com a climatologia. Claro que a partir de 10 anos já se pode ter uma ideia, mas seria para tornar a conclusão "oficial". Vale o que vale, estas definições de ondas de calor ou de frio. Pode haver onda de frio com 6 dias consecutivos 5 graus inferior à média, mas 5 dias consecutivos, interrompidos por um dia e seguidos de novos 5 dias inferiores à média oficialmente não seria onda de frio, mas na prática até teria sido um período mais severo. Mas alguma definição tem de haver...
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Este inverno temos tido algum frio ao nível do solo mas para já sem grande frio em altitude o que não permite cotas de neve mais baixas. Pelo menos melhor que o ano passado que nem uma coisa nem outra. Hoje se tivéssemos mais frio em altitude, a temperatura com a precipitação invés de estabilizar ou subir até desceria. Já não acredito em neve a cotas baixas este ano pelo menos ao nível do mar pois com o passar dos dias está a aumentar os níveis de radiação solar. Pode ser que o inverno ainda se prologue. Ainda a alguns anos tivemos neve em cotas relativamente baixas em Abril penso que em Ferreira do Zêzere e Marvão tiverem neve. Se com as alterações climáticas o verão se prolongue é possível que com o inverno isso também aconteça. O clima na Europa que eu particularmente aprecio é o da Grécia. Não e excessivamente frio no inverno e tem quase todos os anos eventos de neve a cotas baixas.
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Este inverno temos tido algum frio ao nível do solo mas para já sem grande frio em altitude o que não permite cotas de neve mais baixas. Pelo menos melhor que o ano passado que nem uma coisa nem outra. Hoje se tivéssemos mais frio em altitude, a temperatura com a precipitação invés de estabilizar ou subir até desceria. Já não acredito em neve a cotas baixas este ano pelo menos ao nível do mar pois com o passar dos dias está a aumentar os níveis de radiação solar. Pode ser que o inverno ainda se prologue. Ainda a alguns anos tivemos neve em cotas relativamente baixas em Abril penso que em Ferreira do Zêzere e Marvão tiverem neve. Se com as alterações climáticas o verão se prolongue é possível que com o inverno isso também aconteça. O clima na Europa que eu particularmente aprecio é o da Grécia. Não e excessivamente frio no inverno e tem quase todos os anos eventos de neve a cotas baixas.
Marvão fica a mais de 800 metros de altitude, portanto não é uma cota propriamente baixa, não temos assim tantos sítios com mais de 800 metros de altitude em Portugal, perfeitamente normal nevar por lá, esse evento que referes foi em Abril de 2019 com neve na serra de S.Mamede.
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Marvão fica a mais de 800 metros de altitude, portanto não é uma cota propriamente baixa, não temos assim tantos sítios com mais de 800 metros de altitude em Portugal, perfeitamente normal nevar por lá, esse evento que referes foi em Abril de 2019 com neve na serra de S.Mamede.
Sim é verdade mas 800 metros a norte é diferente de 800 metros no sul do país. Normalmente existe sempre mais frio instalado no norte do país.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Este inverno temos tido algum frio ao nível do solo mas para já sem grande frio em altitude o que não permite cotas de neve mais baixas. Pelo menos melhor que o ano passado que nem uma coisa nem outra. Hoje se tivéssemos mais frio em altitude, a temperatura com a precipitação invés de estabilizar ou subir até desceria. Já não acredito em neve a cotas baixas este ano pelo menos ao nível do mar pois com o passar dos dias está a aumentar os níveis de radiação solar. Pode ser que o inverno ainda se prologue. Ainda a alguns anos tivemos neve em cotas relativamente baixas em Abril penso que em Ferreira do Zêzere e Marvão tiverem neve. Se com as alterações climáticas o verão se prolongue é possível que com o inverno isso também aconteça. O clima na Europa que eu particularmente aprecio é o da Grécia. Não e excessivamente frio no inverno e tem quase todos os anos eventos de neve a cotas baixas.

A NAO tem estado sempre positiva desde meados de Dezembro. Quando é assim dificilmente teremos muito frio.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.