Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Opção (agora) muito interessante -> https://www.linkedin.com/posts/davi...st-accuracy-activity-7339138774020329472-NT_F

1. The core GEM model is spectrally nudged by GEML (Global Environmental eMuLator)—our in-house AI-powered weather model.

2. GEML is based on Google DeepMind GraphCast and refined with decades of ERA5 and ECMWF analyses.

Os canadianos têm uma aplicação interativa muito fixolas, com uma colossal quantidade de informação.

Assumo que a nova funcionalidade seja acedida desta forma -> https://eccc-msc.github.io/msc-animet/

vyP8Zb9.png

Bds1c5t.png

Acho que isto merece estar aqui.

Ver anexo 26723

Fonte:
Se observarmos fotos de raios, é muito comum o raio com aspecto de raiz de árvore, com um grande número de finas ramificações (para além do ramo principal). Esta ocorrência é um testemunho do dano que mesmo uma dessas finas ramificações pode causar. Também os casos de pessoas ou animais que sobrevivem a uma DEA estão relacionados com estas ramificações mais finas. Enquanto que o ramo principal é quase sempre fatal ou produzindo destruição ou ignições bem mais importantes.

Mais uma situação.

Ver anexo 26726

Esta outra situação já me parece de um ramo bastante mais potente.

Muito interessantes estes testemunhos.

Eumetsat.webp

Cá temos a formação em curso da super-hiper-mega depressão Atlântica.

Já tem ali convectividade, com topos bem arrefecidos.

Eumetsat2.webp

E está a arrastar um "ribeiro" atmosférico de zonas mais tropicalizadas.
A verde as zonas mais densas em vapor de água.

Última edição:
Cá temos a formação em curso da super-hiper-mega depressão Atlântica.
:hehe: e um ponto da situação profissionalmente correcto, sem quaisquer alarmismos nem referência à "gigante" depressão ou a qualquer anormalidade da situação:

Afinal em que ficamos? :

Também vi e me questionei se hoje não será dia 1 de abril.

Afinal em que ficamos? :

O quê? Não há Verão de São Martinho?? Não pode ser, encaixa-se à força, olhem aqui, é amanhã de manhã, entre as 7h e as 9h!

Prev10dias_Lisboa_20251110-0754.webp

:lmao:

Última edição:
Portanto, para registar, não esquecer: 2000 Km <=> "gigante"

Provavelmente "monstruosa" é quando vai de costa a costa do Atlântico Norte, mas isso dá catástrofe na certa.

Isto seria já "monstruosa" :D

Coloco esta carta em particular porque foi dos mais violentos temporais de vento constante de O/ONO que assisti aqui no Porto em Fevereiro de 1989 e durou cerca de 4 dias ( de sexta a segunda- feira).

Ainda tenho a imagem das árvores a dobrarem-se todas e de ouvir o vento a passar pelos prédios e casas, as rajadas andaram bem acima dos 100 Km/h mas o mais assustador era a velocidade média, muitas chapas de prédios foram arrancadas e até uma chaminé de betão caiu na minha rua.

archives-1989-2-25-6-0.png

archives-1989-2-25-12-0.png

Última edição:
Afinal em que ficamos? :

Quando nos metemos na Jeropiga e vamos trabalhar a seguir. :D

Quando nos metemos na Jeropiga e vamos trabalhar a seguir. :D
Ou no Abafadinho... :rolleyes:
Mau, mas afinal como vou eu vestida para o proximo fds para a Golega? Já tinha tirado as galochas e as calças de napa para me preparar para andar ou molhada ou pior molhada e toda suja no meio da lama e de outras coisas vindas dos cavalos lol, e agora dizem que vem o Verão??
Eu toda contente que esta ano nao havia Verão de Sao Martinho, depois dos calores horriveis que tenho lá apanhado em anos anteriores...afinal em que é que ficamos??:hmm:

Última edição:
Ou no Abafadinho... :rolleyes:
Mau, mas afinal como vou eu vestida para o proximo fds para a Golega? Já tinha tirado as galochas e as calças de napa para me preparar para andar ou molhada ou pior molhada e toda suja no meio da lama e de outras coisas vindas dos cavalos lol, e agora dizem que vem o Verão??
Eu toda contente que esta ano nao havia Verão de Sao Martinho, depois dos calores horriveis que tenho lá apanhado em anos anteriores...afinal em que é que ficamos??:hmm:
A notícia foi redigida ontem, mas não faz muito sentido. De facto, neste dia de São Martinho não se prevê precipitação em grande parte do território, mas a partir de amanhã já choverá na maioria das regiões.
É referido que apenas haverá a passagem de um sistema frontal na sexta-feira, mas é mentira, pois a superfície frontal começará a atravessar o território já amanhã. Duvido que o meteorologista que eles citam tenha dito isto.

Resumindo, o fim de semana será marcado por precipitação, portanto sim, convém ir para a Golegã com roupa adequada a tal.
Começo a achar que não fazer caso da maioria das notícias é a melhor opção. :facepalm: