Concordo, mas também acho que o IPMA precisa de mais estrutura e financiamento, sangue novo, e comunicar de outra forma. O próprio site está igual há décadas?, precisa de uma atualização bem grande mas os meteorologistas não são web designers.
Pode ser que com a nova Ocean Campus em Oeiras alguma coisa mude, novas instalações são bem vindas. Agora, a parte atmosférica, precisa do dobro do esforço. A nomeação de tempestades facilita imenso a comunicação à população, mas por outro lado falha na redundância que é acontecerem 4 tempestades numa semana só, por exemplo, temos 4 nomes numa semana. As pessoas, claramente, deixam de levar tanto a sério. Sei que só alertas laranja ou acima levam a nomeação de tempestades, mas até que ponto isso faz sentido numa situação de rio atmosférico "severo", e.g. não afeta só o Minho desta vez.
Será provavelmente o Inverno mais chuvoso do século para o território, ficará para a memória de milhões, por boas e por más razões.
Agora que os maiores rios se aguentem dentro dos leitos de cheia, não acho isso alarmante. É preciso é haver capacidade de encaixe nas barragens, a Agueira e o Cabril não podem estar acima dos 80% e isso está a acontecer.