Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
no mesmo Ogimet... encontro 312mm em Monte Real no dia 19. Não sei se isto é mesmo assim.

Mas de certeza que era o ferro que abanava com o vento:lol::lol:
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Podemos parar com o "lavar de roupa suja" por favor?

Agora espera-se que a moderação vá filtrar todo o historial do fórum com não sei quantos anos?
Já o dia-a-dia não está a ser fácil, quanto mais agora chegarmos a isto!

Estamos a fazer os possíveis e impossíveis para manter uma discussão saudável e controlar ânimos mais acesos, mas para isso dá jeito a colaboração de todos os membros.

Todos os dias andamos nisto recentemente, já deram conta?

Querem fazer disto um ringue de boxe? Que ganha a comunidade com isto? Por favor, acabem lá com isso, pelo bem do MeteoPT...

Agradecido...

Só para dizer que tambem gosto do post... tambem gosto daqueles users que andam cá pela meteorologia;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ora, já que estamos na onda, olhem os comentarios após isto, http://www.meteopt.com/forum/seguim...orte-fevereiro-2014-a-7538-42.html#post414573

Interessante os comentarios por parte de quem não se lhe conhecem qualquer EM, enfim estão cá para a confusão, para os comentarios sobre politica...e afins.

Ah, peço desculpa, se for clone...se for deem-me mais uma chance, please



é que eu preciso mesmo disto....

Boas Filipe,

Em relação a esse teu post que apresentas como link, sim fui teimoso, não tenho EMAs, nem estação. E daí isso fazia com que tivesse que acreditar que os dados estavam correctos quando todos á volta tinham menos 80 mm do que tu ?
Depois de consultar os dados da estação verifiquei que havia ali erros. Duas páginas depois foram os próprios moderadores e administradores a mostrar que estavas errado. É errado mostrar que não tinhas os valores correctos ?
A discussão sobre esse tema e sobre outros temas contigo termina aqui ....
Nada mais tenho para falar contigo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
19 de Setembro de 1999?

Não encontro esses valores.



Filipe Cunha, na altura eu respondi a isso. Mas não fizeste nenhum comentário.

Em dias de mau tempo aparece sempre estações (sobretudo quando existe vento) que apresentam valores completamente fora do comum. Lembro de ter visto estações amadoras no Wunderground que apresentavam valores completamente fora do normal com valores na ordem dos 200, 300 ou até 1200 mm num dia.
Infelizmente tal como no caso das temperaturas existem aqueles que ouvem os outros e aqueles que não ouvem e não querem que tu e outros membros muito conhecedores de estações lhes chamem á razão.

Assunto encerrado !
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas Filipe,

Em relação a esse teu post que apresentas como link, sim fui teimoso, não tenho EMAs, nem estação. E daí isso fazia com que tivesse que acreditar que os dados estavam correctos quando todos á volta tinham menos 80 mm do que tu ?
Depois de consultar os dados da estação verifiquei que havia ali erros. Duas páginas depois foram os próprios moderadores e administradores a mostrar que estavas errado. É errado mostrar que não tinhas os valores correctos ?
A discussão sobre esse tema e sobre outros temas contigo termina aqui ....
Nada mais tenho para falar contigo.

Bem me pareceu, tenho cá uma queda:lol::lol:

Olha há EMs que hoje no seguimento litoral norte que irão ultrapassar os 100mm, e eu ainda só tenho 25mm e algumas EMs por lá perto ainda não chegaram aos 40mm....será que vais dizer algo!!! ou como referes os moderadores vão dizer algo:huh::huh:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

Parece que amanhã é mais um dia de ir ás laranjas aqui no Algarve, e eu tenho que ir trabalhar. O Aviso Laranja está definido entre as 12h e as 21h, portanto o mais provável é que se chover seja antes do aviso ( conforme indica o ECM e o HIRLAM, GFS nem indica nada )

É provável que no caso de chover seja mais na zona do Sotavento, mais provavel ao fim da madrugada ou inicio da manhã. Se tal acontecer fará Sotavento e Barlavento se equilibrarem para fazer a precipitação final do mês equivaler á média mensal !
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Amarelo de manhã tem lógica, laranja à tarde de facto olhando para diversos modelos e parâmetros para o Algarve não parece fazer muito sentido.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Amarelo de manhã tem lógica, laranja à tarde de facto olhando para diversos modelos e parâmetros para o Algarve não parece fazer muito sentido.
Alguém que me compreende :D

Sabes a ironia da coisa é que no outro dia que havia Aviso Laranja do IPMA, corri metade do Algarve, as praias estavam cheias, e havia imensa gente a vender laranjas á beira da estrada na N125. Quando vieres ao Algarve vais reparar nisso. Tenho pena das pessoas custa muito produzir-se as coisas e não conseguir vendê-las depois :(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Isso da praia tem pouco a ver com o que referi, com tempo instável posso estar confortavelmente numa praia e noutra ao lado ocorrer um dilúvio ou mesmo um tornado. O que disse é que olhando para os modelos não faz de facto sentido laranja da parte da tarde, convecção intensa a formar-se provavelmente será das serras do Algarve em direcção a norte.Julgo que deve ter sido um erro no que ao Algarve diz respeito. Ou então mera cautela geográfica.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acabou de sair no site do IPMA a saída das 12z do Arome e fica explicada a origem do laranja.
O modelo mostra umas células agressivas ao inicio da tarde no Algarve.

osyJJhi.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acabou de sair no site do IPMA a saída das 12z do Arome e fica explicada a origem do laranja.
O modelo mostra umas células agressivas ao inicio da tarde no Algarve.

osyJJhi.gif

Sinceramente esse modelo consegue ver o que mais nenhum modelo mostra "Chuva no Algarve" na parte da tarde. Este modelo quanto a mim erra muito mais do que acerta e prefiro olhar ao Hirlam do que ao Arome, exactamente por causa disso. Talvez esteja aqui uma das razões porque o IPMA por vezes coloca avisos laranjas em locais onde depois não se passa nada. Mas quanto a isso amanhã ao final do dia logo falaremos. Não vale a pena debater mais este assunto !

PS: 90 mm em 3 horas na zona de Tavira. Uauuu ...
Já agora reparem o que mostra o ALADIN e o AROME agora entre as 00h e as 03h, uma zona de instabilidade a entrar aqui pelo Sotavento.
E o que mostra o Satélite e o radar, absolutamente nada .... Para verem o que penso destes modelos !
Acho que quem vai estar melhor talvez seja o GFS !
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Espero que na quarta/quinta passe por aqui alguma trovoada, o ultimo evento soube a pouco, vi apenas 4 relâmpagos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.