Seguimento Praias 2009 (Temperatura água, ondulação, vento, etc)

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Sem dúvida! Como sempre posts muitissimo agradáveis de ler ;)

Setembro costuma ser um belo mes para férias,ainda mantem o calor do Verão,e não costuma ter a nortada comum de Agosto. Que assim seja na próxima semana ;)


Geralmente com a temperatura da agua mais agradavel também:):D.
 


Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Hoje tive na praia da califórnia em sesimbra..

a água estava um bocado fria..

A manhã esteve calma com o vento a soprar fraco de W/NW depois a tarde foi de vento moderado de NW..eram umas 15h quando se começou a sentir os efeitos da nortada..o meu guarda-sol ia voando pela praia :lmao:

deixo aqui algumas fotos que tirei esta manhã :)







 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Este verão tem sido dos melhores no que toca a dias de praia. Não me lembro de nenhum dia que não tivesse agradável de maneira a impossibilitar uma ida às areias e ao mar! :thumbsup:
Já para não falar das temperaturas do mar registadas na 3a semana de Agosto. Por agora, entrou levante, ou seja, calor abafado e muito pouco vento na praia. Água a uns óptimos e refrescantes 23ºC.
Aqui deixo registos de um "secret spot" ao largo da Ilha Deserta (ao lado da Ilha do Farol) :D



 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Fim de manhã, princípio de tarde com uma ligeira brisa de sudoeste, 24º e
temperatura da água a rondar os 18º.E algum sol, claro.
Quantas vezes em Julho e Agosto as condições aqui no Litoral Norte,
são bem mais desfavoráveis ( nortada moderada com 20, 21º e
a água do mar a 15º?
Na altura, as praias enchem-se de Gente.
Hoje , em Angeiras a população que enchia a praia era outra:

img3793bv.jpg
[/URL][/IMG]

Bem mais espertas que nós estas gaivotas, não?
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,075
Local
Oeiras
ehehe Bem visto! Fins-de-semana de Verão,com dias desagradáveis,com tudo pelos ares,a praia cheia.Agora Setembro/ OUtubro com os melhores dias de praia,praia vazia... :p Depois destes dias de precipitação,talvez regressem esses dias,os melhores dias de praia..
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,218
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Depois destes dias de precipitação,talvez regressem esses dias,os melhores dias de praia..

E eles regressaram mesmo.
Além das temperaturas 30ºC ou mais no litoral, a temperatura dentro de água não está nada má. :D

Temperatura da água do mar prevista pelo modelo MOHID para a costa portuguesa. Hoje às 20h:

 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Atenção ás condições do mar para terça feira..

ondas que vão chegar até aos 6m na costa norte

Porto de Leixões

10:45 0.55 Baixa-mar
17:00 3.33 Preia-mar

mais para baixo no litoral centro as ondas podem chegar perto dos 5m

Porto de Lisboa

10:54 0.70 Baixa-mar
17:27 3.78 Preia-mar

a temperatura da água do mar vai andar entre os 15ºC e 17ºC


atenção que a maré cheia vai coincidir com a passagem frente em alguns locais...por isso atenção ás inundações nas localidades perto de rios ou do mar
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Terei um “fim-de-semana” a iniciar na 3ª feira, pensei talvez numa deslocação a meio da tarde até à praia do Magoito (a norte de Sintra) a 30 minutos de casa. Acho que poderá ser um óptimo local para observar o estado do mar, visto que em circunstâncias de anunciadas grandes vagas, verifiquei já por várias vezes que é um excelente ponto de observação da “animosidade” do verdadeiro Atlântico, sem desvio de correntes por qualquer tipo de protecção na costa.

Alguém me sabe dizer quais as hipóteses durante a tarde para uma boa observação no local do que está previsto para este dia?

Se valer a pena,
Escusado será dizer que seria óptimo que mais algum(ns) membro(s) também aparecessem! :thumbsup::thumbsup:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Terei um “fim-de-semana” a iniciar na 3ª feira, pensei talvez numa deslocação a meio da tarde até à praia do Magoito (a norte de Sintra) a 30 minutos de casa. Acho que poderá ser um óptimo local para observar o estado do mar, visto que em circunstâncias de anunciadas grandes vagas, verifiquei já por várias vezes que é um excelente ponto de observação da “animosidade” do verdadeiro Atlântico, sem desvio de correntes por qualquer tipo de protecção na costa.

Alguém me sabe dizer quais as hipóteses durante a tarde para uma boa observação no local do que está previsto para este dia?

Se valer a pena,
Escusado será dizer que seria óptimo que mais algum(ns) membro(s) também aparecessem! :thumbsup::thumbsup:


Caro José oliveira, qualquer zona a norte de Cascais será bom para observar a fúria do mar, que também eu gosto tanto de fazer. Mais a sul, a Costa Vicentina também é uma excelente opção, sendo melhor quanto mais para sul se deslocar, atingindo a plenitude da força entre a zona da zambujeira e sagres.

Mas aconselho-o a guardar o "passeio" para Quarta-feira á tarde. A maior ondulação virá com o pós-frontal, e garanto-lhe que se for amanhã apanhará uma desilusão, pois o mar ainda estará relativamente manso. O windguru é muito bom para ver o estado do mar, assim como outros sites, por exemplo http://maretec.mohid.com/ondas/Portugal.htm

Qualquer destes sites é melhor que o IM para este tipo de previsão.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Caro José oliveira, qualquer zona a norte de Cascais será bom para observar a fúria do mar, que também eu gosto tanto de fazer. Mais a sul, a Costa Vicentina também é uma excelente opção, sendo melhor quanto mais para sul se deslocar, atingindo a plenitude da força entre a zona da zambujeira e sagres.

Mas aconselho-o a guardar o "passeio" para Quarta-feira á tarde. A maior ondulação virá com o pós-frontal, e garanto-lhe que se for amanhã apanhará uma desilusão, pois o mar ainda estará relativamente manso. O windguru é muito bom para ver o estado do mar, assim como outros sites, por exemplo http://maretec.mohid.com/ondas/Portugal.htm

Qualquer destes sites é melhor que o IM para este tipo de previsão.

Quanto à Costa Vincentina, nunca lá estive e acredito pelo que muitos me dizem que é uma excelente zona para isso e muito mais..., mas por agora, bem mais perto seria o ideal! :D

Obrigado pelas sugestões. :thumbsup: