Seguimento Praias 2009 (Temperatura água, ondulação, vento, etc)

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bela campanha de turismo, Veterano! :thumbsup:


Amigo Veterano: bem precisamos destas promoções:
-é que ,com a temperatura da água não vamos lá:
Com este calor que tal dar um mergulho à praia?
Pois é: - chegados lá deparamos com uns inanarráveis 14,1º (bóia de Leixões
e 14.3º ( synop das 12 UTC de ontem de P.Rubras)
Até os pés gelam, quanto mais uns mergulhos...
Que saudades dos 20º (até um pouco mais) de Junho...
 


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Depois de uma Segunda-Feira com vento fraco e calor aqui pelas praias de Santa Cruz,Terça e hoje vento nulo,com muito calor o dia todo :) Dias fantásticos para uma ida á praia,dias esses que o ano passado e há 2 anos não devem ter sido superior a 1 .. :p
A água normal para a Costa Ocidental,ou seja fria e com ondas!
Este ano depois de um mes de Junho muito quente,temos um Agosto com esta semana de grandes dias..Hoje,como nos 2 dias anteriores,dias perfeitos! E vai continuar até sexta :w00t:
Isto é que é Verão :D:D
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Ontem nao fui, mas durante a semana que passou tem estado fantasticas. Vento quase nulo, agua relativamente morna (por volta dos 18ºC), e temperaturas altas :)
Mas esta semana a história deve ser diferente.

Aqui também era esperado estar fantástico,mas a partir de Quinta nas praias nevoeiro constante até as 6 da tarde! Este fim-de-semana não se pode estar na praia.Céu muito nublado com vento fraco a moderado,estando algo desagradável..Este tempo penso ter sido apenas entre Ericeira e a Nazaré..Para cima e para baixo dessa faixa,tempo de Verão :(
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Aqui também era esperado estar fantástico,mas a partir de Quinta nas praias nevoeiro constante até as 6 da tarde! Este fim-de-semana não se pode estar na praia.Céu muito nublado com vento fraco a moderado,estando algo desagradável..Este tempo penso ter sido apenas entre Ericeira e a Nazaré..Para cima e para baixo dessa faixa,tempo de Verão :(

Não só. Estou perto de Vila do Conde e é nevoeiro cerrado também. Mas só mesmo a partir de ontem, por isso é que não fui.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
segundo o IH;)

Bóia de Faro Último registo:
2009-08-16

15:40 (UTC +1)

Hora Legal de Verão

Altura significativa 0.69 m Latitude
Altura máxima 1.12 m 36-54-17N
Período médio 4.4 s Longitude
Período máximo 7 s 007-53-54W
Direcção média (de pico) SSE Profundidade
Temperatura da água 24.9 °C 93 m
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
25 graus,é aquela temperatura que ao querermos um bom banho para arrefecer,o objectivo sai furado.Saimos da água quase com calor :p
Realmente tanto calor para uns,e tão pouco para outros.A água em Santa Cruz está mesmo fresquinha,até de mais :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Aqui pela Manta Rota, embora não tenha como medir, e até tendo em conta as medições acima de 25º na bóia de Faro, arriscaria a dizer que anda à vontade nos 25/26º a água do mar..
Parece que estou nas Caraíbas! :D
Tem é muita alga, um autêntico caldo verde.. :lol:
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Aqui pela Manta Rota, embora não tenha como medir, e até tendo em conta as medições acima de 25º na bóia de Faro, arriscaria a dizer que anda à vontade nos 25/26º a água do mar..
Parece que estou nas Caraíbas! :D
Tem é muita alga, um autêntico caldo verde.. :lol:
segundo a boia de faro entre as 13:20 e as 13:40 a agua estava a 27.3º graus esta mesmo um caldinho é pena é que quando eu tive ai ela nao estar tao quente, ainda vai haver um furacao de categoria 1
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Aqui pela Manta Rota, embora não tenha como medir, e até tendo em conta as medições acima de 25º na bóia de Faro, arriscaria a dizer que anda à vontade nos 25/26º a água do mar..
Parece que estou nas Caraíbas! :D
Tem é muita alga, um autêntico caldo verde.. :lol:

Desde que existe registos a temperatura da água do mar nunca teve tão quente, atingiu hoje os 27.3ºC :eek::eek:. Deixo um aviso ao Rozzo cuidado com as medusas que eu esta tarde já vi algumas na Praia Verde. :shocking: Cuidado com os tubarões ainda apraece algum. :lol:. Já nem sei se estou melhor na areia ou dentro de água, uma pessoa já não tem nada que refresque.:lmao:

Ai se viesse um furacão como ele crescia, como seria belo e como acabava com a seca no Algarve.:D
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Aqui pela Manta Rota, embora não tenha como medir, e até tendo em conta as medições acima de 25º na bóia de Faro, arriscaria a dizer que anda à vontade nos 25/26º a água do mar..
Parece que estou nas Caraíbas! :D
Tem é muita alga, um autêntico caldo verde.. :lol:

Eu gosto muito das praias da baía de Monte Gordo, quer pela extensão/largura dos areais quer pelo grauzinho a mais que geralmente tem em relação à zona da Ilha Deserta/Ilha do Farol. Mas, permitam puxar a brasa à minha sardinha (justificadamente julgo) :D, em aqui a água é muito mais limpa e cristalina! Mesmo nestes dias de levante fraco continuado, em que na baía é uma autentica sopa (e por vezes mesmo com tempo de SW o é), aqui na zona do Cabo de Santa Maria, mantém-se azul e cristalina. :w00t: E com tempo de SW nem se fala... A maior profundidade perto da costa e as condições de cabo permitem uma maior oxigenação e renovação das águas. E o que é certo é que mesmo estas condições de cabo, permitem uma temperatura de 27,3º, numa bóia localizada a mais de 1km da praia :D
Localizações como a Ilha Deserta, Ilha do Farol, e Barra de Olhão (na ponta leste da Culatra), são o mais proximo do tropical que se encontra por cá. Vou tentar não me esquecer da máquina pra proxima :p
De resto, ainda hoje tive por lá (Barra Velha, a 500m da costa, 3m de profundidade com preia-mar, água completamente cristalina), e nem soprava brisa (em terra sentia-se uma brisa fraca de SE), temperatura e humidade abrasadoras e a água nem se sentia a entrar, e qualquer braçada dava calor :w00t:
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Eu gosto muito das praias da baía de Monte Gordo, quer pela extensão/largura dos areais quer pelo grauzinho a mais que geralmente tem em relação à zona da Ilha Deserta/Ilha do Farol. Mas, permitam puxar a brasa à minha sardinha (justificadamente julgo) :D, em aqui a água é muito mais limpa e cristalina! Mesmo nestes dias de levante fraco continuado, em que na baía é uma autentica sopa (e por vezes mesmo com tempo de SW o é), aqui na zona do Cabo de Santa Maria, mantém-se azul e cristalina. :w00t: E com tempo de SW nem se fala... A maior profundidade perto da costa e as condições de cabo permitem uma maior oxigenação e renovação das águas. E o que é certo é que mesmo estas condições de cabo, permitem uma temperatura de 27,3º, numa bóia localizada a mais de 1km da praia :D
Localizações como a Ilha Deserta, Ilha do Farol, e Barra de Olhão (na ponta leste da Culatra), são o mais proximo do tropical que se encontra por cá. Vou tentar não me esquecer da máquina pra proxima :p
De resto, ainda hoje tive por lá (Barra Velha, a 500m da costa, 3m de profundidade com preia-mar, água completamente cristalina), e nem soprava brisa (em terra sentia-se uma brisa fraca de SE), temperatura e humidade abrasadoras e a água nem se sentia a entrar, e qualquer braçada dava calor :w00t:
se houve-se um boia em vila real de santo antonio saberiamos a dirença entre faro e vila real suspeito que deve ser entre 2 e 3 graus
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
se houve-se um boia em vila real de santo antonio saberiamos a dirença entre faro e vila real suspeito que deve ser entre 2 e 3 graus

Eu e o algarvio já nos tinhamos debruçado sobre este assunto noutro tópico. Apesar de não haver registos, é sabido e lógico que o mar na baía de Monte Gordo seja ligeiramente mais quente que na bóia de faro. Seria interessante de facto uma bóia na zona para tirar as dúvidas.. Mas como já foi dito, atenção. Dadas as condições da zona de Monte Gordo - menores profundidades e localização mais proxima do "hotspot" do Golfo de Cadiz -, é mais provavel que seja ligeiramente mais quente. E atenção que não se pode tomar como referência a Isla Canela que, como já foi referido, está numa foz, plenamente açoreada com águas muito pouco profundas, e apanha os correntes de um rio.
Eu aposto numa diferença máxima de 1-2º. E nem sempre. Passada 4a-feira a água estava igual na Manta Rota e na Ilha do Farol. Naqueles dias repetidos de SW intenso a água é igualmente fria, podendo mesmo haver upwelling em todo o sotavento. Nos primeiros dias de levante, a água quente chega primeiro à baía é certo, e aí sim pode estar mais quente. Levante continuado já uniformiza a temperatura por todo o sotavento. Não consigo conceber água hoje a 30º em Monte Gordo :confused: Quanto a mim essa diferença de 3 graus é válida comparando com o barlavento, a partir de Vilamoura/Albufeira. Comparando com Faro, acredito em 2º nos dias de maior variação. Geralmente ou igual ou 1º mais quente. E repito o que disse noutros posts, a bóia de faro está localizada muito longe da praia, precisamente a 4-5km a sul do Cabo de Santa Maria (noutro post falei erradamente, em 1km, mas com as coordenadas e o google earth vi q estava enganado :D) numa zona com 93m de profundidade. Logo é de esperar que junto às praias locais a temperatura seja ligeiramente superior (0,5-1º). O que quer dizer que grande parte das praias do sotavento pode ter estado com água perto dos 28º hoje entre as 13 e as 14h :w00t: