Seguimento Praias 2009 (Temperatura água, ondulação, vento, etc)

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
O AEMET aponta 26º de temperatura da água mar para Isla Canela. Que é feito agora da diferença de 3º? Já nem falo da diferença de 6º que se falava a semana passada, que quanto a mim é utópica...
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O AEMET aponta 26º de temperatura da água mar para Isla Canela. Que é feito agora da diferença de 3º? Já nem falo da diferença de 6º que se falava a semana passada, que quanto a mim é utópica...

Realmente acho uma utopia alguém achar que a água de Monte Gordo é 2 ou 3 graus mais fria que o lado espanhol que fica ali mesmo ao lado e depois dizer que apenas difere da de Faro em 1 ou 2 graus, quando esta dista dezenas de kms e está numa zona de águas mais frias.
Olhando para «n» registos de temperatura pelo AEMET, dá para ver claramente a quantidade de isotérmicas que se junta ali na costa algarvia,especialmente a meio do Algarve, aumentando de temperatura de forma clara até Monte Gordo enquanto a partir daí para leste as diferenças são claramente menores e a quantidade de isotérmicas é muita mais reduzida.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, a diferença desta zona para a zona W do ALgarve, tipo Portimão, será muito considerável..
Já para Faro dependerá.. Das condições locais..
Será sempre aqui primeiro a aquecer em Levante, mas também me parece que será dos sítios que mais facilmente arrefece quando o vento se põe de Poente sustentado em brisa. Digo isto pois aqui as brisas de W à tarde parecem-me mais generalizadas e fortes que no Barlavento, ao ponto de em situações em que a própria sinóptica é de W, haverem tardes aqui ocasionalmente insuportáveis, de areia a voar, a fazer lembrar Carcavelos ou o Guincho, o que no Barlavento me parece mais difícil..
Seja como for, e variações à parte, sim, certamente em média a temperatura deste lado será sempre mais quente, isso não me parece que existam dúvidas..
:)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Realmente acho uma utopia alguém achar que a água de Monte Gordo é 2 ou 3 graus mais fria que o lado espanhol que fica ali mesmo ao lado e depois dizer que apenas difere da de Faro em 1 ou 2 graus, quando esta dista dezenas de kms e está numa zona de águas mais frias.
Olhando para «n» registos de temperatura pelo AEMET, dá para ver claramente a quantidade de isotérmicas que se junta ali na costa algarvia,especialmente a meio do Algarve, aumentando de temperatura de forma clara até Monte Gordo enquanto a partir daí para leste as diferenças são claramente menores e a quantidade de isotérmicas é muita mais reduzida.

Eu referia-me diferença de temperatura entre o registo do AEMET e da bóia de Faro, diferença esta tão dada como segura, mas que neste caso não existia; o AEMET punha 26º enquanto Faro atingiu os 27,3º. Podemos concluir 2 coisas. Ou que os registos do AEMET não são assim tão fidedignos e baseiam-se apenas numa análises do mapa de temperaturas (sem registos de bóia local), ou que afinal a diferença não é assim tão valorizável, existindo circunstâncias em que desaparece.
Eu penso que ambas as conclusões são válidas. Com base no mapa, eu não afirmaria valores tão certeiros, basta olhar para a costa ocidental, com valores de 20-21º, quando sabemos que está a cerca de 18º. Contudo, verificamos que o último mapa coloca todo o sotavento com a mesma temperatura que a Costa da Luz espanhola - o que já faz mais sentido. Temos de ter presente que este mapa faz apenas uma aproximação e é a uma grande escala, podendo haver margem de erro.
Quanto à segunda conclusão, é discutível. Como já tinha referido noutro post. Em condições de levante continuado, em que as correntes de SE já tiveram tempo de atingir todo o sotavento (e parte do Barlavento, com menos intensidade), a diferença de temperatura é desprezável (como se pode ver pelo mapa :D), portanto julgo que a diferença entre a bóia de Faro, a baía de Monte Gordo e a Isla Canela é mínima. Lá está, a bóia de Faro dava 27,3 e o AEMET 26º :D Com SW forte, ele geralmente acelera ao longo do sotavento dada a orientação da costa, e, como o Rozzo disse correctamente, ele até é mais forte na zona de Monte Gordo criando maior upwelling e água tão ou mais fria que em Faro.
A semana passada, no 2º dia de levante, a água na Manta Rota estava igual à ilha do Farol, a bóia de faro marcava 22º, e estaria entre os 22-23º, e nunca os 26º apontados pelo AEMET na Isla Canela.
Tudo isto é muito variável e é uma discussão inútil sem medições nos locais.
E depende se estamos a falar em temperaturas na praia ou em mar alto. Em mar alto é tudo mais uniforme. Junto às praias depende das condições locais, mas.
Concordo e é certo que, é mais provavél encontrar água um pouco mais quente na baía de Monte Gordo que na zona de Faro, indiscutível. Mas esta diferença nem sempre existe e não me parece nunca ser maior que 2º. Quanto à Isla Canela, cuidado com as conclusões, porque supostamente a água é mais quente pelos motivos já referidos, contudo ontem mantinha-se "apenas" nos 26º :huh:
Espero ter sido claro, e o que falta aqui são medições :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Eu referia-me diferença de temperatura entre o registo do AEMET e da bóia de Faro, diferença esta tão dada como segura, mas que neste caso não existia; o AEMET punha 26º enquanto Faro atingiu os 27,3º.»- Levante

Eu percebi, só adicionei mais um aspecto que acho uma verdadeira utopia.
Se calhar não me expressei da melhor forma.

«Ou que os registos do AEMET não são assim tão fidedignos e baseiam-se apenas numa análises do mapa de temperaturas (sem registos de bóia local)... Com base no mapa, eu não afirmaria valores tão certeiros, basta olhar para a costa ocidental, com valores de 20-21º, quando sabemos que está a cerca de 18º»- Levante.

O AEMET indica como faz as suas medições, a meu ver fiáveis.
Basta veres por cima do mapa das temperaturas do oceano.
E atenção que a temperatura varia do alto mar para a linha costeira.
Por vezes, até pode acontecer o inverso do que já foi dito, em que o alto mar tem temperaturas mais altas do que mais junto à costa.
E isso acontece muito na costa ocidental, em que o uppwelling se concentra junto à costa. ;)
Não sei se a resolução do AEMET vai ao ponto de ver estes pormenores locais, de diferença de temperatura entre zona costeira e alto mar, na nossa costa ocidental, mas não me parece. Daí acho tudo perfeitamente normal.


«Quanto à segunda conclusão, é discutível. Como já tinha referido noutro post. Em condições de levante continuado, em que as correntes de SE já tiveram tempo de atingir todo o sotavento (e parte do Barlavento, com menos intensidade), a diferença de temperatura é desprezável (como se pode ver pelo mapa :D), portanto julgo que a diferença entre a bóia de Faro, a baía de Monte Gordo e a Isla Canela é mínima.»- Levante.

Em certas situações particulares a diferença é mínima, mas geralmente Monte Gordo tem a água mais quente que Faro.


«Concordo e é certo que, é mais provavél encontrar água um pouco mais quente na baía de Monte Gordo que na zona de Faro, indiscutível. Mas esta diferença nem sempre existe e não me parece nunca ser maior que 2º.»- Levante.

Exacto daí também me parece um absurdo dizer que a temperatura da água de Isla Canela tem maior diferença em relação a Monte Gordo, do que este em relação a Faro, como já foi dito noutro tópico.
Isto foi o cerne da minha intervenção, se reparares com atenção.:)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Belem estamos então de acordo! :thumbsup:
Como já foi dito, faria todo o sentido a colocação de uma bóia no extremo leste do sotavento algarvio, é de fecto uma dinâmica oceânica interessante.
O facto é que, ainda na 3a semana de Agosto, já foi atingida a temperatura mais alta registada na bóia de Faro, como aliás o algarvio já referiu. Senão vier nenhum fenómeno de upwelling (por enquanto nada fará prever um fluxo intenso de SW), os levantes de setembro podem tropicalizar ainda mais o Golfo de Cadiz :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Desconfio que amanhã e 6ª poderá arrefecer um pouco aqui a água.. Aliás já hoje arrefeceu penso eu, muito ligeiramente..
Penso que nada de mais, pois não será nada de W muito sustentado, e lá para Sábado o Levante volta..
Mas hoje o vento de SW foi mais forte por aqui à tarde, e pelos mapas do GFS (ainda que numa escala larga) amanhã nem sequer chega a aparecer Levante pela manhã, como tem aparecido sempre estes dias, mas mais W persistente, ou seja, aparentemente 1 ou 2 dias de algum upwelling..
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Bem me parecia que o Levante hoje ia "tirar folga"! :D
Pela Manta Rota o vento tem estado moderado às vezes forte de Norte, e vai tostando, embora agora amaine, e à tarde o SW deva dominar e amenizar o calor..
Como consequência deste vento todo de N, de facto a água já se nota um bocado mais fria comparada com dias anteriores.. Fria é como quem diz, continua óptima, apenas não tão "anormalmente" quente como tem estado! :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Hoje, apesar do dia fantástico fora de água (calor e ausência total de vento de manhã à noite), o mar estava um tanto ao quanto agitado, desordenado e com uma corrente forte.

Bandeiras vermelhas em toda a linha da Costa da Caparica até à Fonte da Telha.

Estava difícil mergulhar. E quando conseguíamos, era num mar de areia.
Os nadadores salvadores é que passaram o dia sempre a apitar. :hehe:

Algumas fotos, na Praia do Rei:

DSC03260.jpg


DSC03298.jpg


DSC03300.jpg


DSC03301.jpg





Ainda a dizer que pela manhã senti a água muito fria. Talvez o dia mais frio.
À tarde aqueceu.
 
Editado por um moderador:

manchester

Cumulus
Registo
25 Ago 2007
Mensagens
272
Local
Ermesinde
Pela praia da memória em Matosinhos o dia ficou marcado por vento moderado de noroeste e ondas com cerca de 2 metros e bandeiras vermelhas ao longo das várias praias.

De destacar que, por causa do vento que se fez sentir, a amplitude térmica entre o Aeroporto (34ºC às 12:30) e a praia (24ºC) era bastante elevada.

Saudações meteorológicas :)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Férias à beira-mar?
Este ano, decididamente ,a partir de, agora ...
todo o litoral do rectângulo Luso vai ter dias de Verão..
Os do Litoral Oeste sem as nortadas à tarde e o temporariamente muito nublado durante a madrugada e manhã,
com calor, até à linha de costa a fazer parecer Algarves.
Os do Algarve, com a água do mar que já nem precisava de mais Sueste anunciado.
Há anos assim ...em que guardado está o bocado...
E que Diabo: Quantas vezes Setembro, não deixa de ser o que é ?
Ou não será Setembro o último mês de Verão?
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Férias à beira-mar?
Este ano, decididamente ,a partir de, agora ...
todo o litoral do rectângulo Luso vai ter dias de Verão..
Os do Litoral Oeste sem as nortadas à tarde e o temporariamente muito nublado durante a madrugada e manhã,
com calor, até à linha de costa a fazer parecer Algarves.
Os do Algarve, com a água do mar que já nem precisava de mais Sueste anunciado.
Há anos assim ...em que guardado está o bocado...
E que Diabo: Quantas vezes Setembro, não deixa de ser o que é ?
Ou não será Setembro o último mês de Verão?
Sem dúvida! Como sempre posts muitissimo agradáveis de ler ;)

Setembro costuma ser um belo mes para férias,ainda mantem o calor do Verão,e não costuma ter a nortada comum de Agosto. Que assim seja na próxima semana ;)