Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Quando disse desapareceu tudo referia-me ao CAPE/LI em terra mesmo, porque no mar ele está lá com maiores valores e probabilidade do que em terra.

Ou seja, em terra temos possibilidade de trovoadas sim mas trovoadas fracas. Eventualmente no mar é que poderá haver maism acção.

Hum... não noto tanto isso!
Em relação ao LI sim, está mais favorável no mar, mas o CAPE não está assim tão diferente. É claro que muitos factores entram em jogo (não só o ar frio em altura que o stormy referiu, e bem). Estes parâmetros são muito voláteis com o tempo, por isso nada como aguardar mais umas run's ;)
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Se o meu último post era dedicado aos pessimistas nos quais eu me incluía,
anunciando um pouco a medo tempos de mudança, este será de confirmação e regozijo.
Com efeito, a semana santa (abençoada por chuvas generalizadas) este ano
vem depois do Domingo de Páscoa.
Claro que quanto a quantidades específicas de precipitações e sua localização falaremos depois.
O que importa é este quadro geral e global que se avizinha em que
estará tudo em aberto ( mesmo precipitações importantes no sul).
A monotonia pertence ao passado e depois do dia de sol de amanhã,
haverá finalmente a Ressurreição de precipitações generosas que não virão
apenas anexas a uma frente de escassa actividade e limitada a norte e litoral centro para terminarem logo ali adiante,
mas antes com precipitações para vários dias e dispersas .
Veremos no final da semana se haverá alguma região de Portugal Continental
ainda com reais razões de queixa...
E viva a semana santa que se avizinha...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Se o meu último post era dedicado aos pessimistas nos quais eu me incluía,
anunciando um pouco a medo tempos de mudança, este será de confirmação e regozijo.
Com efeito, a semana santa (abençoada por chuvas generalizadas) este ano
vem depois do Domingo de Páscoa.
Claro que quanto a quantidades específicas de precipitações e sua localização falaremos depois.
O que importa é este quadro geral e global que se avizinha em que
estará tudo em aberto ( mesmo precipitações importantes no sul).
A monotonia pertence ao passado e depois do dia de sol de amanhã,
haverá finalmente a Ressurreição de precipitações generosas que não virão
apenas anexas a uma frente de escassa actividade e limitada a norte e litoral centro para terminarem logo ali adiante,
mas antes com precipitações para vários dias e dispersas .
Veremos no final da semana se haverá alguma região de Portugal Continental
ainda com reais razões de queixa...
E viva a semana santa que se avizinha...

é isso mesmo:thumbsup:
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Continente


Previsão para 2ª Feira, 13 de Abril de 2009

Céu em geral muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo
nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até
meio da manhã.
Vento fraco a moderado (inferior a 25 km/h) do quadrante oeste,
soprando temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) de noroeste
nas terras altas.
Períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se
gradualmente às restantes regiões.
Queda de neve, para o fim do dia, no interior das regiões Norte e
Centro acima dos 1000 metros.
Pequena descida da temperatura máxima.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Previsão para 3ª Feira, 14 de Abril de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h, em especial no
litoral. Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a
45 km/h).
Aguaceiros, mais intensos no litoral das regiões Norte e Centro, e
que serão de neve acima dos 1000 metros.
Descida da temperatura máxima.

METEOROLOGISTA: Â.Lourenço


Quem vê esta previsão do IM até julga que estamos em pleno Inverno...parte 2.:w00t:
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Continente




Quem vê esta previsão do IM até julga que estamos em pleno Inverno...parte 2.:w00t:
Caro amigo, desculpe contrariá-lo mas a primavera é mesmo assim, ainda ontem IM deu como previsão queda de neve a partir dos 800/1000m e essa previsão estava certa, agora é mais raro acontecer, mas ainda me lembro cair neve aqui em Loriga no dia 25 de Abril, em Maio a cotas de 1200m e por fim em Junho a cotas mais elevadas. Pos isso se cair neve a cotas de 1000 metros é natural para a época.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
A acreditar na Run das 12Z do GFS, no final da próxima semana iremos ter os episódios chuvosos a previligiar o sul do país, com uma pequena depressão lá instalada:rain:

gfs-0-162_tas4.png


gfs-0-162_tas4.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Mesmo que chova quase toda a semana e que os modelos estejam certos, a questão continua lá...

Será que a precipitação que vamos ter vai chegar para nos livrar desta situação de seca?

Já sabemos que ao menos a precipitação vai atenuar a situação, mas será que vai mesmo resolvê-la?
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Mesmo que chova quase toda a semana e que os modelos estejam certos, a questão continua lá...

Será que a precipitação que vamos ter vai chegar para nos livrar desta situação de seca?

Já sabemos que ao menos a precipitação vai atenuar a situação, mas será que vai mesmo resolvê-la?

Como podemos resolver uma coisa que segundo alguns, não existe!!
Agora com mais realismo, se isto não desaparecer tudo de um dia para o outro esta semana vai ser um grande contributo na luta contra a seca.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
as run´s continuam boas :w00t:

o IM prevê mesmo queda de granizo :rolleyes:

Sim , as runs estão razoavelmente boas, a próxima semana promete instabilidade com aguaceiros por vezes moderados e eventualmente fortes num ou noutro ponto...

Se o IM já prevê queda de granizo também será de adivinhar a possibilidade de uma ou outra trovoada a acompanhar os aguaceiros...a previsão deverá ser actualizada nas próximas horas...:thumbsup:

A ver se chove como deve ser para minimizar ou acabar com a situação de seca!:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Sim , as runs estão razoavelmente boas, a próxima semana promete instabilidade com aguaceiros por vezes moderados e eventualmente fortes num ou noutro ponto...

Se o IM já prevê queda de granizo também será de adivinhar a possibilidade de uma ou outra trovoada a acompanhar os aguaceiros...a previsão deverá ser actualizada nas próximas horas...:thumbsup:

A ver se chove como deve ser para minimizar ou acabar com a situação de seca!:thumbsup:

Os aguaceiros moderados e eventualmente fortes de certeza que são os mesmos do pós-frontal :D

Agora com a previsão de queda de granizo é que fiquei bastante surpreendido (mas contente, claro), pois pensei que a situação estivesse bem pior (no sentido de valores de precipitação).

A parte "uma ou outra trovoada a acompanhar" agrada-me ainda mais... :rolleyes:

Temos é que esperar para ver se se concretiza mesmo.