Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Parece assegurado o regresso da chuva, daqui a 24 horas todo o país estará abrangido, no fundo é Sexta-Feira Santa, e pelo norte, acima dos 800 metros, o elemento branco marcará presença.:rain:

gfs-2-30_rsk2.png
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... a monotonia vai ser quebrada ...

Este post é especialmente dedicado a todos os pessimistas (eu incluído),
que , estando farto de tantas desilusões,goradas tantas expectativas e
depois de um tão largo período de ausência total de precipitações,
adpataram há muito uma atitude semelhante à de S.Tomé,ou seja,
ver para crer:
Mas não há dúvida que as notícias do tempo vindouro são animadoras.
Alguma chuva já hoje ,que passará a regime de aguaceiros amanhã com
descida da temperatura.Quanto mais a norte, mais significativo será o benvindo regresso da chuva.O extremo Sul do Luso Rectângulo,
poderá até ver adiado,mais uma vez esse regresso.
Mas animem-se as hostes:
-Esta frente e o ar pós-frontal valerão o que vale.
O mais esperançoso continua guardado para a semana (a partir de 13).
Os dias passam, as actualizações dos modelos sucedem-se
o tempo de previsão encurta-se e quase todos os modelos apontam
no mesmo sentido: Depressão ora a Norte, ora a Noroeste, até já alguns a colocam a Oeste da P.I. , a dança da localização irá continuar,
mas parece já óbvio que desta não vamos escapar:
As primeiras chuvas significativas desde meados de Fevereiro parecem estar na calha para a semana um pouco por todo o cantinho à beira-mar plantado.
Até custa a acreditar, não é?
Sem embandeirar em arco, celebremos o regresso da chuva condignamente...
( ...no final da semana que vem , veremos se alguma vez mais ousarei
neste tópico anunciar chuvas à la longue, ou não...)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
A run das 6z acabada de sair reforça a precipitação para as próximas horas... Sei que todos por aqui (eu incluído) andamos com uma crise de pessimismo, mas atenção (região Norte sobretudo), que a quantidade prevista de precipitação não é assim tão insignificante... e não é só o GFS a afirma-lo.

Por outro lado parte do frio foi retirado pelo que as cotas de neve deverão subir um pouco.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Sem embandeirar em arco, celebremos o regresso da chuva condignamente...
( ...no final da semana que vem , veremos se alguma vez mais ousarei
neste tópico anunciar chuvas à la longue, ou não...)

Amigo nimboestrato, tu que estás perto de mim, se olhares para o céu e concerteza que já o fizeste várias vezes, verás umas nuvens amigas a chegar de oeste, espero que bem recheadas de preciosas gotas.:rain:

E iremos celebrar o regresso da chuva, nestes dias de descanso para o corpo, e, porque não, para a alma...:)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Amigo nimboestrato, tu que estás perto de mim, se olhares para o céu e concerteza que já o fizeste várias vezes, verás umas nuvens amigas a chegar de oeste, espero que bem recheadas de preciosas gotas.:rain:

E iremos celebrar o regresso da chuva, nestes dias de descanso para o corpo, e, porque não, para a alma...:)

Pelo satélite a frente parece bastante fraca...será que traz algo mais substancial ou meros chuviscos como na segunda- feira?

se cairem 10 mm de chuva com esta frente já fico satisfeito...


A situação prevista a partir de segunda feira dia 13 está muito mais interessante, oxalá o modelo não oscile muito , para já e olhando até terça feira dia 14 o GFS coloca a depressão muito mais a NW, e na run anterior estava a Oeste de Portugal numa posição bem mais interessante para nós....bem.... vamos começar a tirar??:angry:


Para os dias seguintes o núcleo depressionário baixa um bocado em latitude ficando "colado" ao NW da PI as quantidades de precipitação parecem-me razoáveis....vamos aguardar....
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Finalmente desapareceu esse núcleo anticiclónico que estacionou durante semanas a norte, entre a península e as ilhas britânicas, e o anticiclone dos Açores voltou à sua posição habitual, possibilitando assim as entradas de NW. Depois destas últimas semanas de interregno na precipitação, parece que está aí a segunda estação das chuvas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem... a continuar assim passa a frente e nem uma gota.......:angry:

A esperança está na frente seguinte e no pós frontal que parece trazer uns aguaceiros bastante frequentes...

O vento de SW sopra actualmente com 30/35 km /h parece querer anunciar algo ....vamos aguardar mas não tenho grandes espectativas nesta 1ª mini frente....:sad:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu por aqui só espero chuva em condições em Outubro :D até lá, nuvens, nortada, pó e nada mais :lmao: mas quem sabe talvez caía algum santo do altar.

Chuva só lá pro dia se S.Nunca.

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a frente de amanha esta garantida...dia 14 outra frente poderá marcar presença:D embora a partir de dia 15 esteja tudo muito indefenido....uma das possibilidades é uma ciclogenese a NW da P.I. quase estacionaria , sinonimo de grossa festa:w00t: