Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Esta Run das 6Z do GFS não saiu nada mal, coloca mais precipitação para os próximos dias, sobretudo para sexta-feira:thumbsup:


gfs-2-60_rgm3.png

Tenta não colocar imagens com link directo à fonte. As actualizações constantes das imagens ou o terminar das sessões nesses sites deixa indisponível as imagens. Utiliza o http://imageshack.us/ para hospedar a imagem e coloca aqui o link que la indicar. :thumbsup:

Previsão para a tarde de hoje:




 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Esperemos que a chuva não se esqueça aí do Algarve, Aurélio, que tanta necessidade tem...

Entretanto, a imagem do radar do IM das 10.30 h mostra mais potencial pluvioso para a tua zona do que nós aqui no norte;)

Veterano mais uma vez... O oceano perto do Porto até podia estar com o equivalente a "manchas vermelhas" que o radar não as detecta. :) Agora quanto à democracia da situação concordo contigo. Vai dar "traços largos" para todos!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esperemos que a chuva não se esqueça aí do Algarve, Aurélio, que tanta necessidade tem...

Entretanto, a imagem do radar do IM das 10.30 h mostra mais potencial pluvioso para a tua zona do que nós aqui no norte;)

Não podes seguir o radar porque tens que tomar em atenção que não existe Radar no Norte e assim o que vês está bastante disperso/atenuado, ou se quisermos quanto mais longe está do radar maior é a maior margem de erro !!
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Tenta não colocar imagens com link directo à fonte. As actualizações constantes das imagens ou o terminar das sessões nesses sites deixa indisponível as imagens. Utiliza o http://imageshack.us/ para hospedar a imagem e coloca aqui o link que la indicar. :thumbsup:

No caso das imagens que retiro do Météociel, eles disponibilizam uma ligação directa para forum, muito fácil de utilizar. Não me tinha apercebido do inconveniente que acima indicas, mas a imagem em causa parece-me estática, sem hipótese de actualizações.:)

Nos outros sites ou fotos, utilizo sempre o imageshack:thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Não podes seguir o radar porque tens que tomar em atenção que não existe Radar no Norte e assim o que vês está bastante disperso/atenuado, ou se quisermos quanto mais longe está do radar maior é a maior margem de erro !!

Vamos admitir que o meu objectivo ao colocar a imagem do radar era não tanto o que se estava a passar na zona norte (coitadinha, precisa de um radar;)), mas mostrar que aparentemente a zona sul (bem servida pelo radar) estava com boas hipóteses de reduzir o seu déficit de água:rain:

Este episódio do radar serviu para perceber melhor o seu funcionamento (obrigado Vince:thumbsup:) e para desejar que o IM se lembre de investir mais um pouco...;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Os modelos do GFS mostram uma subida acentuada de temperatura e a vinda do AA para cima de nós (de novo) depois desta "festa" que estamos a ter.

E no horizonte só se avista AA e mais AA e mais AA...

Vamos lá ver se a situação que aconteceu em Março se volta a verificar...

Falo em modelos a muito longo prazo, por isso não têm fiabilidade (ou então têm muito pouca).
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Os modelos do GFS mostram uma subida acentuada de temperatura e a vinda do AA para cima de nós (de novo) depois desta "festa" que estamos a ter.

E no horizonte só se avista AA e mais AA e mais AA...

Vamos lá ver se a situação que aconteceu em Março se volta a verificar...

Falo em modelos a muito longo prazo, por isso não têm fiabilidade (ou então têm muito pouca).

Tudo leva a crer que para a semana o anticiclone nos vem visitar, a isso dificimente escaparemos:mad:. Se calhar até saberá bem, se for por uns dias, mas nada garante que a visita seja curta:huh:
 

tpais

Cirrus
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
18
Local
Oeiras
A propósito do radar para o Norte de Portugal, ou a falta dele, aproveito para lembrar que o INM espanhol tem a zona da galiza bem coberta por detecção por radar, e pode ser utilizado o seu site para obter info sobre o norte de Portugal.
Abç
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Os modelos do GFS mostram uma subida acentuada de temperatura e a vinda do AA para cima de nós (de novo) depois desta "festa" que estamos a ter.

E no horizonte só se avista AA e mais AA e mais AA...

As minhas intervenções neste tópico têm-se pautado sempre
num contexto de tentar ir o mais longe possível, de uma forma credível
tendo sempre por base os modelos de previsão.
Quando a "festa" que agora está a tocar um pouco a cada um de nós
se tornou realidade , tratei logo de por aqui ir dando notícia .
Antecipadamente, atempadamente. Eu e outros abnegados intervenientes
deste tópico.
Mas agora que estamos em "festa" até sexta-feira
honestamente ,não quero olhar para modelos e quero lá saber
do AA e do tempo para a semana que vem.
Eu sei que a Festa um dia acabará (sábado),
mas logo agora que estamos a meio dela , falar nisso ?
Não...Não quero ...
e que a Festa prossiga e que no final todos tenham sido
bafejados com muita água ...
E agora enquanto vos escrevo, aguardo o aguaceiro iminente.
" The show must go on" ...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
" The show must go on" ... Queen :cool:
Hoje em princípio seria o melhor dia de precipitações,mas aqui por Oeiras foi muito fraquinho..Bem melhor ontem :rain:
Sexta-Feira em princípio será o fim de festa,e talvez o melhor dia,com muita precipitação e talvez extensível a todo o território!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
" The show must go on" ... Queen :cool:
Hoje em princípio seria o melhor dia de precipitações,mas aqui por Oeiras foi muito fraquinho..Bem melhor ontem :rain:
Sexta-Feira em princípio será o fim de festa,e talvez o melhor dia,com muita precipitação e talvez extensível a todo o território!

Esta última run GFS das 12 Z retirou bastante precipitação para sexta-feira....:angry:

este tira e põe a uma distãncia temporal tão curta é irritante...:angry::huh:

Já não ligo ao modelo que seja o que tiver que ser.....:thumbsup: