Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Olá
Também sou daqueles que leio e ando muito pelo fórum, mas acabo por escrever muito pouco.
Uma questão, no site do IM está a seguinte indicação para segunda feira
para a zona da serra da estrela. É possível nevar com essas temperaturas?
(Não consigo colocar a imagem)

Olá
Também sou daqueles que leio e ando muito pelo fórum, mas acabo por escrever muito pouco.
Uma questão, no site do IM está a seguinte indicação para segunda feira
para a zona da serra da estrela. É possível nevar com essas temperaturas?
(Não consigo colocar a imagem)

A previsão aponta para os 6ºC para a Guarda, o que não significa que em áreas relativamente próximas e mais altas a temperatura não seja suficientemente inferior para a queda de neve! ;)

Previsão para os próximos dias:

5505818_oQZzV.jpeg

Uma imagem vale mais que mil palavras...

Embora esteja registado a cerca de um ano, nunca participei directamente neste forum, apesar de o consultar regularmente nos últimos 2 anos. Queria desde já agradecer a existencia deste forum e demonstrar a minha paixão que tal como a de vós é a metereologia e os seus fenómenos.
Lembrei-me de iniciar a minha participação, porque na minha última consulta do GFS (Run 6h), verifiquei algo interessante, que embora muitos já terão verificado e estejamos muito longe da possibilidade de tal evento (poderá incluivé alterar-se na próxima saida do GFS), a frente fria continental "prevista" para o próximo dia 17, e que se manterá nos dias seguintes. Sei que a possibilidade de tal se vir a confirmar será dificil, no entanto deixem-nos sonhar!
gfse_cartes.php

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=300&code=0&mode=2

Embora esteja registado a cerca de um ano, nunca participei directamente neste forum, apesar de o consultar regularmente nos últimos 2 anos. Queria desde já agradecer a existencia deste forum e demonstrar a minha paixão que tal como a de vós é a metereologia e os seus fenómenos.
Lembrei-me de iniciar a minha participação, porque na minha última consulta do GFS (Run 6h), verifiquei algo interessante, que embora muitos já terão verificado e estejamos muito longe da possibilidade de tal evento (poderá incluivé alterar-se na próxima saida do GFS), a frente fria continental "prevista" para o próximo dia 17, e que se manterá nos dias seguintes. Sei que a possibilidade de tal se vir a confirmar será dificil, no entanto deixem-nos sonhar!
gfse_cartes.php

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=300&code=0&mode=2

Bem-vindo RRguru;)

A esta distância temporal essa entrada fria ainda é um sonho:(

Iso -6 no Algarve?! :lmao:
O sonho comanda a vida é verdade, mas pés assentes no chão nunca fez mal a ninguém ;)
Por aqui a previsão de continuação de dias primaveris, com levante a entrar na 3a ou 4a feira. Monotonia? É o que temos...

Iso -6 no Algarve?! :lmao:
O sonho comanda a vida é verdade, mas pés assentes no chão nunca fez mal a ninguém ;)
Por aqui a previsão de continuação de dias primaveris, com levante a entrar na 3a ou 4a feira. Monotonia? É o que temos...

Aquele mapa é um devaneio.
O interior da Turquia é bem frio no inverno e no entanto sabe-se lá como aparece ameno durante uma vaga de frio tremenda ali mesmo aos pés.
Já reparei que estes mapas de previsão gostam muito da zona oriental e central, mas este já foi um bocado demais. lol
Uma vaga de frio deste calibre traria valentes prejuízos não só ambientais como humanos. Consigo entender que sonhem com neve e frio, mas isso tem um preço em que pode custar vidas de várias pessoas, sobretudo os mais pobres ou que vivem em condições mais precárias.
Já em sítios onde a neve e o frio são normais e até necessários não vejo qual é o problema disto acontecer. Sei que um fenómeno anormal tem a sua piada, mas só até certa medida.

Não sei como analisam modelos a tão longa distância !!
Ninguém consegue prever o tempo daqui a 10 dias, senão repare-se o que disse o Algarvio sobre a monitorização da seca pelo IM.
Ou melhor lendo a monitorização da seca na parte que indica o que se espera leiam a parte em que diz "nas semanas de 30 Novembro a 6 de Dezembro e de a 13 Novembro teriamos uma anomalia positiva da precipitação de 10 a 60 mm em todo o território !!
Aqui no sul acho que já se sabe que anomalia temos nesta quinzena e para que lado é que ela vai ... ou não !!

Contudo o que vejo nos modelos é neste momento uma tendencia clara de após as 132/144 horas da formação de um Anticiclone Continental sobre a Europa Central cuja influencia ou não sobre a Peninsula Ibérica ainda é uma enorme incógnita !!
Tal situação poderá levar á formação de uma região depressionária entre os dois Anticiclones (subtropical) e o Anticiclone Continental, ou seja poderia dar origem a uma depressão algo estacionária a Oeste de Portugal.
Tal cenário neste momento ainda é muito pouco real, sendo que neste momento o mais provável é uma junção dos dois Anticiclones !!

O Storm Track da NOAA continua a apontar para que este na 2ª semana referida rume a Portugal, apesar de com indices baixos de pluviosidade !!

Sinceramente face ás previsões não entendo como a maioria dos modelos de previsão sazonais, mais concretamente a NOAA dizem que teremos um mês extremamente chuvoso em Dezembro em todo o território, com uma probabilidade de mais 90% !!

Sinceramente não entendo como isto é possivel face aquilo que está previsto para os próximos 15 dias !!

A minha expectativa neste momento com a posição dos Anticlones referidos anteriormente era uma depressão após as 144 horas ficarem entalada entre os dois Anticiclones !!
Mas tenho que analisar melhor os outros membros do Ensemble do GFS para tentar perceber melhor o que pode acontecer !!

Não sei como analisam modelos a tão longa distância !!

Estamos a chegar á Quadra Natalícia, período tradicional de férias e de deslocações, é natural a tendência para se começar a prever as condições atmosféricas da referida Quadra;).

Lembro-me dos ingleses, muito tempo antes, tentarem antecipar um "White Christmas":p.

Enfim, não vejo que venha mal ao mundo, principalmente nesta época do ano, atrevermo-nos a olhar para o 2º painel do GFS e sonharmos um pouco...

Que diabo, um dos meus sonhos de criança passa pelo Natal à lareira (mais fácil), enquanto lá fora a neve cai fofinha (difícil).

Foi um pouco Off-Topic, mas penso que compreenderão;).

Estado
Fechado para novas mensagens.