Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Já vi também. É escusado fazer juízos antes das coisas acontecerem, é esperar, oxalá que assim seja, vou aguardar com tranquilidade :)

Já vi também. É escusado fazer juízos antes das coisas acontecerem, é esperar, oxalá que assim seja, vou aguardar com tranquilidade :)

Offtopic on:

Onde posso comprar correntes de neve para o carro? :lmao:

Fim de offtopic.

Lembro-me em 2006 quando uns amigos meus me disseram que tinham ouvido falar na televisão que iria nevar em Évora, fui o primeiro a dizer-lhes que isso era impossivel, mas quando chegou o 29 de Janeiro o impensável aconteceu... vamos ter esperança e confiar que os modelos nos estejam favoráveis e a mãe natureza nos presenteie com tal situação. :thumbsup:

Boas tardes!

quanto as previsões, e de acordo com os modelos iremos ter neve, mas em cotas médias, e não cotas baixas.

Há apenas um senão, o frio que se faz sentir a superfície.

Mas tal como o vince diz, não há impossíveis em meteorologia, mas é muito dificil nevar em cotas baixas, quanto mais em sintra ou no alentejo.

:cold:

então mas na quarta feira dão mínimas de 2 graus para santarem..... então até pode nevar na noitre de terça para quarta na serra sintra por causa do frio instalado

dão -2 para Santarém esta madrugada...estou em pulgas para ver se bato o recorde de -1.1ºC na minha estação.:D

Sim, o IM anda a "levantar falsos testemunhos" segundo alguns dizem.. Noto que quando não há avisos de neve em cotas baixas, há uma ou outra ocasião em que realmente acontecem surpresas. Quando o facto é anunciado, já não espero grande coisa.

Desculpem a pergunta, mas será possível nevar alguma coisa na Póvoa de Lanhoso? :D A proximidade com a sera do Geres e da Cabreira influencia nestes casos? Gostava que alguem me pudesse informar :(

Para quem não sabe a localização exacta da terra da Maria da Fonte e a Terra do Ouro, coloco o link da localização: :p
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0e/LocalPovoaDeLanhoso.svg

Offtopic on:

Fim de offtopic.

Lembro-me em 2006 quando uns amigos meus me disseram que tinham ouvido falar na televisão que iria nevar em Évora, fui o primeiro a dizer-lhes que isso era impossivel, mas quando chegou o 29 de Janeiro o impensável aconteceu... vamos ter esperança e confiar que os modelos nos estejam favoráveis e a mãe natureza nos presenteie com tal situação. :thumbsup:

Trepkos não é impossível! Já agora também eu nunca disse que tal seria impossível. Mas convém recordar uma coisa. A situação sinóptica não era igual nesse dia. Um dos factores essenciais a meu ver prende-se com a temperatura a 500hPa e tal facto já foi aqui referido. A T500hPa está consideravelmente mais alta neste evento. Isto torna a possibilidade de queda de neve a cotas baixas substancialmente menor. Neste momento só podemos jogar com os dados que temos. Com esses dados eu, como leigo, penso ser muito difícil a ocorrência de queda de neve nos locais mencionados. Abro uma excepção para a serra de Sao Mamede devido à sua altitude e quiçá montejunto. De resto acho difícil mas não impossível. Estamos também a jogar com o timming de chegada da precipitação. Este não é desfavorável de todo mas também não é o melhor cenário.

Muitas variantes em jogo... Desejos todos nós temos. Mas penso que é necessário um pouco de objectividade também. Mas como sempre nada como esperar "tranquilamente" :)

Offtopic on:

Fim de offtopic.

Quando se fala em queda de neve basta cairem uns flocos que já é queda de neve...mesmo que só dure uns 5 minutos e não acumule... se cairem flocos nas serras do Algarve e Sintra mesmo sem acumulação então a previsão de neve já se confirma...:thumbsup:

nevar não implica que se acumulem 50 cm de neve...:thumbsup:

Por exemplo quando nevou aqui no Porto em 9 de janeiro 2009 não houve acumulação pois a temp do solo não permitiu tal... mas nevou bem com flocos bem grandes...

A questão é que quando se prevê determinada situação muita gente aqui do forum só está a ver o extremo... e queda de neve para muitos só com grandes acumulações mesmo que estejam numa região onde isso é altamente improvável,..isto também é válido para a chuva, vento trovoadas...

Portugal não é propriamente um País de Extremos meteorológicos...

Acho que desta vez o IM acertará. Sendo que:

-Quando a frente chega nos locais mencionados o vento à superfície previsto é de SE, pelo que não haverá entrada de ar marítimo temperado à superfície que varra rapidamente o frio;

-A frente chega ao sul na melhor hora, durante a noite, quando haverá mais frio instalado;

-Não será um nevão que cobrirá tudo de branco, pelo menos no centro, sul e litoral norte, mas poderá haver, durante os primeiros minutos de precipitação, queda de neve. Deverá durar pouco, durante a noite, e com a chuva que se seguirá não deixará vestígios, pelo que só os mais atentos ou sortudos a testemunharão.

Estamos também a jogar com o timming de chegada da precipitação. Este não é desfavorável de todo mas também não é o melhor cenário.

Muitas variantes em jogo... Desejos todos nós temos. Mas penso que é necessário um pouco de objectividade também. Mas como sempre nada como esperar "tranquilamente" :)

É engraçado, estive a ver as várias perturbações do GFS e neste caso particular (chuva), muitos são os que apontam a chegada da precipitação mais cedo que a noite! ;)

A julgar pela amostra é o 2º dia mais frio do ano... 9 de Janeiro de 2009 foi um pouco mais frio... Nessa sexta-feira de manhã acordei com uma película de gelo em cima do carro. Hoje não, mas veremos na próxima madrugada se o vento cair... :(

Referir também que com estas temperaturas vai ser quase impossível descer abaixo dos 0 graus no Algarve. Sendo assim nem para recordação fica... :mad:

semttulo3w.png

RUN das 12h com previsões mais..........animadoras:rolleyes:

Estado
Fechado para novas mensagens.