Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Boa noite eu gostaria de saber se conseguem ver o gráfico da pagina do frimeteo correspondente á previsão a 7 dias.
É que eu desde o meio dia não consigo ver nada só dá para ver a tabela mas não dá para ver o meteograma.

Eu tambem nao consegui ...

Devem estar a mudar o sistema pa ser mais fiavel :lol:
 

Marcos

Cirrus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
60
Local
Celorico da Beira-550 metros altitude
Boas noites e que sejam brancas...aqui em Celorico da beira a 580m altitude estão neste momento +1,9ºC, tenho esperança de ver os flocos brancos a cair, o que acham???penso que a precipitação deve entrar a partir 3.00 da manhã....fui á varanda e não vejo as estrelas por isso acho que deve haver nebulosidade o que é bom...vamos lá ver.....:cold:....atenção quando puderem ponham os olhos nas runs para sabado e domingo a coisa promete se assim se manterem...tempestade de neve para sabado???:cold:
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa noite,

Alguém pode informar-me de que como irá estar o tempo na ilha da Madeira? quais as previsões? trovoada frequente e chuva forte a partir de dia 17?

obrigada.
 

ridelightning

Cirrus
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
4
Local
Lisboa
Pois é amigo, ora aí está uma grande verdade!

Na ilha do Pico neva muito mais sem sombra de dúvida no que na Madeira, ou quando muito e em condições pontuais em S.Miguel a 1105 metros de altitude, mas mesmo assim o IM "prefere omitir" a queda de neve nos Açores sabe lá Deus porquê...O que nos vale é que ao menos as fotos e as webcams não nos deixam mentir!

E não é apenas em relação à neve. Por exemplo ventos na ordem dos 100km/h ou ondulação de 5-6metros o IM prefere colocar a Madeira em alerta laranja (valha-nos Deus), quando ainda essa semana toda tivemos ondulação a rondar esse mesmo valor ou mais até, e os Açores tiveram sempre o alerta verde... ou seja sem alerta :lol: e o mesmo se aplica para os ventos..

Por isso que eu sempre digo que nunca me fiei nesses alertas do IM do continente português em relação aos Açores. Ao contrário opto pelas previsões locais que ao menos são sempre mais seguras e fidedignas.

O IM não emite alertas, emite avisos. Alertas é com Protecção Civil.

Os avisos dos Açores são emitidos pelos meteorologistas da Delegação Regional dos Açores, também responsáveis pelas previsões locais.
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Boa noite
Sou novo cá... Mas vi uma previsao na internet que fiquei de boca aberta :O
aqui vai :





Previsao de tempo do MSN ...

Cumprimentos a todos

São modelos gerados automaticamente e não têm em conta todas as variáveis que influenciam o estado do tempo. Por norma, tabelam tudo pelo extremo (são mais alarmistas ou mais conservadoras). Mas nunca se sabe, às vezes a física auto calculada por Pentium's II bate a previsão humana...
 

tpais

Cirrus
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
18
Local
Oeiras
Bom dia a todos,
este choque de massas parece ter ainda assim surpreendido muitos pela capacidade do frio permanecer à superficie. E falando de camadas apresento aqui uma figura para discussão. Trata-se das temperaturas de hoje por volta das 8h30 da manha medidas pelo sistema da Estradas de Portugal localizado na Torre e na zona das Penhas Douradas, Serra da Estrela.

http://docs.google.com/Doc?docid=0AQqSMawmxtB_ZHBkYjVnOF8xOWRydjRqN2Nj&hl=en

[Adenda:Não consegui por a imagem por isso segue o link para a mesma.]

Vejam bem como está bem mais "quentinho" na Torre (1990 metros) do que nas Penhas (~1200m)!! Inversão termica ou avaria dos termometros?? Significa isto que a massa de ar humida e quente está literalmente a saltar por cima da massa de ar frio densa à superficie?
Abraço a todos e boas "caças"
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Bom dia a todos,
este choque de massas parece ter ainda assim surpreendido muitos pela capacidade do frio permanecer à superficie. E falando de camadas apresento aqui uma figura para discussão. Trata-se das temperaturas de hoje por volta das 8h30 da manha medidas pelo sistema da Estradas de Portugal localizado na Torre e na zona das Penhas Douradas, Serra da Estrela.

http://docs.google.com/Doc?docid=0AQqSMawmxtB_ZHBkYjVnOF8xOWRydjRqN2Nj&hl=en

[Adenda:Não consegui por a imagem por isso segue o link para a mesma.]

Vejam bem como está bem mais "quentinho" na Torre (1990 metros) do que nas Penhas (~1200m)!! Inversão termica ou avaria dos termometros?? Significa isto que a massa de ar humida e quente está literalmente a saltar por cima da massa de ar frio densa à superficie?
Abraço a todos e boas "caças"

Sim é isso mesmo, não há avarias! :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... olhando aos modelos o que posso dizer olhando ao GFS é parece-me que esta actualização é uma versão bastante pior do que a ultima,
mas relativamente a isso conversaremos na Segunda !!

Analisando os modelos pelo menos o GFS, o que me apetece dizer relativamente áquela bela depressão que aparecia em cima do Centro e Sul na Sexta e no Sábado, é : "Olha que giro desapareceu quase tudo" !!

Aquela bela depressão que agora os modelos apontam para Segunda a Quarta Feira tb vai desaparecer quando faltarem 3/4 dias para a referida situação !!

Não acredito minimamente nos modelos este ano !!

PS: Parece que esta noite fez com que arrancasse do zero (cerca de 10 mm ocorridos esta noite em Faro)
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Bom dia ... olhando aos modelos o que posso dizer olhando ao GFS é parece-me que esta actualização é uma versão bastante pior do que a ultima,
mas relativamente a isso conversaremos na Segunda !!

Analisando os modelos pelo menos o GFS, o que me apetece dizer relativamente áquela bela depressão que aparecia em cima do Centro e Sul na Sexta e no Sábado, é : "Olha que giro desapareceu quase tudo" !!

Aquela bela depressão que agora os modelos apontam para Segunda a Quarta Feira tb vai desaparecer quando faltarem 3/4 dias para a referida situação !!

Não acredito minimamente nos modelos este ano !!

PS: Parece que esta noite fez com que arrancasse do zero (cerca de 10 mm ocorridos esta noite em Faro)

Aurélio assim é bom, vocês no Algarve têm turismo de praia o ano todo :lmao:

Mas de facto é verdade, parece q este ano os modelos dão tudo e chega-se à hora e não dão nada..
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Esta run é perfeita. :shocking:

É agora mostrada uma depressão de 985mb à nossa porta, que iria gerar uma frente praticamente estacionária de actividade moderada a forte.

Sobretudo no Litoral Centro e Interior Norte, estendendo-se depois às restantes regiões do País, poderiam ocorrer precipitações muito elevadas, perto de 80 milímetros no total.

Deixo-vos aqui a imagem da RUN.

gfs2126.png


gfs2132.png


gfs2138.png


gfs2144.png


gfs2150.png


Trata-se da RUN das 6 horas, portanto representa apenas uma tendência. ;)

Mas o facto de estar a representar uma tendência poderá querer dizer mais alguma coisa...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.