Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
boa noite,

alguém pode explicar por miúdos o que quer dizer esta informação concretamente...até fiquei um pouco assustada...devo ter razões para tal?

Boas!
Pela análise dos diferentes modelos, parece-me que vamos começar por ter um fim de semana gelado, que poderá trazer algumas surpresas em cotas baixas mesmo no centro e sul.:cold: Na 2ª feira o país irá acordar com algumas dificuldades "habituais" de locomoção (muitas estradas cortadas por causa do gelo).:angry: Continuando com a chuva, que parece vir a ser intensa, em todo o país e em particular no Sul (o pessoal do Algarve parece que não vai ter motivos para queixas).:rain: O vento será forte (variando entre os 20 e os 40 nós)em toda a faixa costeira, em particular no Algarve, "soprando" aí na maioria do tempo de Sul, o que significa mar "complicado" na zona. Não esquecendo os Açores e a Madeira que têm vindo e vão continuar a ser fustigados por diferentes depressões.
Por tudo isto (caso não exista algo imprevisto e exagerado, tipo catástrofe) e caso se confirme, será uma bela prenda de Natal, que poderá agradar a todo o pessoal Meteo, não acham?:thumbsup:

Como já tinha referido antes vai ser uma semana até ao Dia de Natal com muita animação, muita Chuva, Ventos Fortes, Trovoadas, Mar complicado, Neve e Frio.
Vai ser de tudo mesmo.
Como foi dito, acho que desta vez o Algarve será recompensado com um bónus, depois de ver meses sem boa chuva.
Mas pelo que penso , irá chover tanto que muita gente irá dizer que é de mais.
Vamos lá a acompanhar estes próximos dias.

Eu acho é que deviam ter algum cuidado na interpretação dos dados e nas previsões que fazem, pois podem andar a induzir as outras pessoas em erro e a criar falsas expectativas. :)

n percebo muito disto... mas tive a ver previsoes pa domingo... e la q vai tar frio, vai!agora vamos ver o e vem atras...

Sim até vamos ter o mar nos Açores a -99ºc segundo as previsões para Domingo.
Quem quiser seguir aquelas previsões e as do GFS, por mim está à vontade que eu é que não me importo nada. :D
Frio deveremos ter algum, não duvido, mas...

Na previsão a 3 dias do IM, já feitas por meteorologistas, põem neve para Domingo em Portalegre. Não estarão muito optimistas? Na previsão descritiva metem a cota de neve de 300 m na noite de Domingo para Segunda.

Então que aconteceu à chuva de Segunda e terça ... desapareceu !!

Grande novidade ... não é o que acontece sempre que se aproxima o evento !!

Então que aconteceu á chuva de Segunda e terça ... desapareceu !!

Grande novidade ... não é o que acontece sempre que se aproxima o evento !!

Não sejas muito pessimista vizinho :lol:

Não sei onde vistes essas previsões mas certos modelos e sites continuam a meter chuva para Segunda até ao Natal.
É claro que pode tirar alguma como pode meter mas acho que vai haver mesmo chuva até ao Natal, também já é altura, vamos entrar no Inverno para a Semana.

Não sejas muito Pessimista vizinho :lol:

Não sei onde vistes essas previsões mas certos modelos e sites continuam a meter chuva para Segunda até ao Natal.
É claro que pode tirar alguma como pode meter mas acho que vai haver mesmo chuva até ao Natal, também já é altura, vamos entrar no Inverno para a Semana.

Segundo o IM a chuva forte é mais no Norte e Centro isto para segunda feira:

Previsão para 2ª Feira, 21 de Dezembro de 2009

Céu muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões do Norte e Centro.
Queda de neve acima dos 300 metros durante a noite, subindo a cota
para os 1400 metros ao longo do dia.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Vento moderado (15 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando por
vezes forte (35 a 45 km/h) no litoral e forte a muito forte (40 a
65 km/h) nas terras altas.
Subida de temperatura.

O METEOROLOGISTA: Pedro Reis Vieira

Actualizado a 18 de Dezembro de 2009 às 4:14 UTC

Posteriormente para o resto da semana de Natal a chuva deverá continuar a cair em todo o território, mas a sua intensidade e localização mais específica ainda é uma incógnita...

As análises, previsões ou alertas neste fórum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia ou outras entidades com essa função.

Impressionantes as temperaturas a 2 m previstas pelo ECM para Domingo às 06h

temperaturas negativas e de 0 graus até em regiões do litoral, em especial no Norte e Centro:

temp2m.jpg

No Norte de Espanha , regiões montanhosas ,são mesmo extremas...

:cold::cold:

Realmente o que é que aconteceu ao temporal que estavam a prever para Segunda-feira :unsure:, enfim..., mas nem tudo está perdido ainda continuam a dar chuva até ao Natal :thumbsup:.

Estado
Fechado para novas mensagens.