Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
gfs-0-228_ycd5.png


Talvez alguma animação sobre a PI, mas apenas às 228h:) Definitivamente o AA ainda vai passear mais alguns dias, ora subindo para a Gronelândia ora descendo para as Canárias, mas está com relutância em deixar passar as depressões vindas de oeste, ou seja, como diz um conhecido escritor "A Oeste Nada de Novo":D
 


Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Este run veio mais em conta aquilo que eu dizia :p


Sinceramente não sei o que tentaste referir nos últimos comentários.

Se o AA entrasse dentro da Gronelândia iria proporcionar que as depressões que europeias chegassem à Península Ibérica, ou se ele "montasse a tenda" nesse terreno, então os algarvios fariam uma festa... mas não é o caso, nem nas previsões anterior isso aconteceu.

Esta previsão das 18Z colocou-o numa zona onde deixa muitas dúvidas do que irá acontecer.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sinceramente não sei o que tentaste referir nos últimos comentários.

Se o AA entrasse dentro da Gronelândia iria proporcionar que as depressões que europeias chegassem à Península Ibérica, ou se ele "montasse a tenda" nesse terreno, então os algarvios fariam uma festa... mas não é o caso, nem nas previsões anterior isso aconteceu.

Esta previsão das 18Z colocou-o numa zona onde deixa muitas dúvidas do que irá acontecer.

É uma questão gradual, pouco a pouco ele está a deslocar-se para a Gronelândia vamos lá ver se continua esse percurso, vamos esperar ;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Talvez alguma animação sobre a PI, mas apenas às 228h:) Definitivamente o AA ainda vai passear mais alguns dias, ora subindo para a Gronelândia ora descendo para as Canárias, ...

Desde já um reparo:-Animações a 228 horas , pois que leva-as o vento.
E desculpa lá o meu atrevimento:
-Anticiclone a mover-se entre a Gronelândia e as Canárias?!!!!
Mas que grande versatilidade tem cá esse A.
Que grande corredor de fundo.
Um pouco mais a sério , nada se alterou desde o meu último post:
-De início os modelos apontavam para um AA efémero , mas depressa alteraram essa possibilidade.
o Anticiclone continuará no meio (em cima) de nós até onde a fiabilidade é considerada.
Um ou outro modelo apontam algumas alterações lá para o Carnaval,lá para as Calendas .
É tudo o que temos por ora. Não adianta extrapolar.
Tantas vezes que assim é.mesmo nesta altura do ano.
Qual o espanto?
Mas continuo a reafirmar que não dou, nunca dei, aos 14 dias de Fevereiro o Inverno por terminado.
Era o que faltava...
Tanto que Ele já nos surpreendeu em Março...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Desde já um reparo:-Animações a 228 horas , pois que leva-as o vento.
Mas continuo a reafirmar que não dou, nunca dei, aos 14 dias de Fevereiro o Inverno por terminado.
Era o que faltava...
Tanto que Ele já nos surpreendeu em Março...

Ainda bem, a esperança é a última a morrer!:p
Mas, se me permitem, um pequeno reparo: sendo um membro muito recente deste espectacular Forum, e como todos nós, querendo ver para além do que parece já confirmado, resta-me olhar para o 2º painel do GFS, já que salvo erro os outros modelos não se atrevem a filosofar a tão longo prazo.:eek:

Pelos vistos, registaram-se no passado verdadeiros tiros na água neste 2º painel e a descrença espalhou-se pelo Forum.:angry:

Compreendo as vossas razões: neste momento e até me convencer do contrário, encaro o referido 2º painel como tendo bases científicas, dando uma pespectiva de uma tendência que se irá concretizar no futuro, mas é claro com pouco rigor em termos de horizonte temporal. Sendo assim, desculpem-me mas vou acabar este post com um monstro que o GFS entende apresentar a muito longo prazo!:surprise:

gfs-0-384_bvv0.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Olhando todos os modelos apenas uma certeza: até dia 19 nada de novo. Depois disso põem-se muitas hipóteses, sendo as mais prováveis (do mais provável para o menos, na minha opinião):

1- Fusão do Anticiclone que nos está a afectar com o da Gronelândia, formação de baixas pressões perto das Ilhas Britânicas e consequente entrada de NO temperaturas frescas e precipitação essencialmente a norte;

2- Formação de um centro depressionário nas Canárias que originaria precipitação no sul do país e manutenção das condições a norte;

3- União do AA Atlântico com o Siberiano, se este último tiver força suficiente para aguentar as baixas pressões do norte da Europa, o que causaria uma entrada fria relativamente seca;

4- Manutenção do AA por aqui por mais uma semana.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Chuva aqui em terras algarvias nem vê-la até ao fim do mês, agora vêm dizer que eu sou pessimista, pois sou, mas se calhar sou mais é realista, assim mostram os modelos sequinho até ao final do mês. Viva a Primavera e as andorinhas que já voam em terras algarvias, sinal que o Inverno acabou.:D
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Chuva aqui em terras algarvias nem vê-la até ao fim do mês, agora vêm dizer que eu sou pessimista, pois sou, mas se calhar sou mais é realista, assim mostram os modelos sequinho até ao final do mês. Viva a Primavera e as andorinhas que já voam em terras algarvias, sinal que o Inverno acabou.:D

gfs-0-312_rlt1.png


Sim, é verdade que ainda estamos muito longe, mas vamos esperar pelas próximas runs...:)

Pode ser que o Algarve tenha sorte!:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para animar o ambiente , note-se que a previsão do GFS para dias 20, 21 está a pouco e pouco a tornar-se mais interessante. Para Beja, a run de ontem às 12 punha uma +10 a 850 hpa, com um geopotencial superior a 560, e agora temos +1 grau com 535 de geopotencial. Nada de especial, mas já é uma luz ao fundo do túnel. Se se mantiver a tendência de reforço da união entre os anticiclones a situação pode ser interessante.