Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

A depressão tem um trajecto estranho :confused: acho que vai acabar por ser apagada do mapa, ou então muda de trajectória.

Acredito que a depressão referida vai afectar o sul de Portugal, trazendo alguma chuva, seja qual for o seu trajecto definitivo:rain:

Quanto à entrada de ar frio e neve a quotas relativamente baixas (400-500 metros), parece finalmente que o modelo europeu começa a concordar com o GFS, lá para depois do Carnaval:thumbsup:

ECM1-240_xnb2.GIF

Quanto à entrada de ar frio e neve a quotas relativamente baixas (400-500 metros), parece finalmente que o modelo europeu começa a concordar com o GFS, lá para depois do Carnaval

O S. Pedro te ouça...:w00t:
Parece-me que nestas últimas runs haverá uma mudança a partir do carnaval - parece coincidir com a fase de lua nova. Não sei o que dizer mas tenho reparado em mudanças mais sensíveis do clima juntamente com as fases da lua. Sei que há uma certa relutância em olhar para a meteorologia e associá-la às fases lunares mas que parece haver uma influência directa parece que não haverá muitas dúvidas - afinal se as fases lunares influenciam as marés e a altura dessas marés porque não hão-de influenciar a própria génese do clima?
:huh::huh::huh:Eu sei: é um tema polémico...:rolleyes:

O S. Pedro te ouça...:w00t:
Parece-me que nestas últimas runs haverá uma mudança a partir do carnaval - parece coincidir com a fase de lua nova. Não sei o que dizer mas tenho reparado em mudanças mais sensíveis do clima juntamente com as fases da lua. Sei que há uma certa relutância em olhar para a meteorologia e associá-la às fases lunares mas que parece haver uma influência directa parece que não haverá muitas dúvidas - afinal se as fases lunares influenciam as marés e a altura dessas marés porque não hão-de influenciar a própria génese do clima?
:huh::huh::huh:Eu sei: é um tema polémico...:rolleyes:

Quanto às fases lunares, confesso a minha ignorância...:huh:

Agora que para um horizonte relativamente próximo, vai haver animação para o Alentejo e Algarve, a run GFS 18z para não deixar dúvidas:thumbsup:

Será a situação que pela sua proximidade vale a pena acompanhar com atenção:)

http://images.meteociel.fr/im/5283/gfs-0-120_zvz9.png[/IMG

[IMG]http://images.meteociel.fr/im/4339/gfs-2-120_zwk5.png

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Fevereiro 2009

Para já e por aquilo que leio nos modelos é que o inverno tal como ele é "general" já lá vai este ano. A partir de agora é ver o sol, algumas nuvens com alguma chuva mas sem o "frio" que todos gostam. É ver a temperatura a subir a partir de agora...resta-nos esperar pelo próximo inverno que pelo que vejo cada vez serão mais curtos, alguns dias de dezembro e janeiro e pouco mais!

Para já e por aquilo que leio nos modelos é que o inverno tal como ele é "general" já lá vai este ano. A partir de agora é ver o sol, algumas nuvens com alguma chuva mas sem o "frio" que todos gostam. É ver a temperatura a subir a partir de agora...resta-nos esperar pelo próximo inverno que pelo que vejo cada vez serão mais curtos, alguns dias de dezembro e janeiro e pouco mais!

Atentem neste modelo elaborado pelos nossos amigos do Meteored, sobre a depressão que supostamente irá afectar o sul de Portugal às 120 horas:)

Este modelo mostra apenas pequena quantidade de precipitação para o centro/sul - talvez um máximo de 5 mm.
Apesar de tudo pode indicar uma tendência de uma pequena mudança meteorológica.
Esperemos mais um ou dois dias para verificar mais em concreto o que devemos contar para o final da semana.:thumbsup:

É uma depressão «fraquinha»... em tempos recentes já vi depressões no Golfo de Cádiz deixarem num dia 40 mm no sotavento algarvio... esta pelos vistos não deixará mais de 5 mm...

O Porta-Aviões Açoreano continua ancorado na nossa costa.
Firme e hirto.
Toda a vontade de o demover ,aliada à análise de mapas a 200 e tal horas dos intervenientes deste tópico ,tem sido infrutífera.
Mas a "comunidade científica" começa a dividir-se (bom sinal), quanto aos prazos e logísticas do levantamento do presente bloqueio.
Uns dizem que as Noroestadas/Nortadas vão inevitavelmente ocorrer com o deslocamento para Oeste do dito cujo:

ecmlj8.png
[/URL][/IMG]

Outros dirão: -"Olhe que não , Doutor...olhe que não.Vai ver que depois de uma pequena bolsa fria em altitude na Ibéria,talvez a sul, lá para sexta,
vai ver que voltará tudo quase igual ao que está :

gfs1hi5.png
[/URL][/IMG]

De uma forma ou de outra , estará visto que as precipitações deste Fevereiro serão, grosso modo , as já contabilizadas até aqui.
Não serão as previstas para sul lá para sexta, que de tão escassas alterarão o quadro seco que ora vivemos, nem mesmo as eventuais nortadas/noroestadas previstas para 192 horas (Carnaval).
Mas ,não me canso de sublinhar:
-As surpresas em meteorologia podem estar sempre ao virar de esquina.
E desenhar a próxima sexta-feira ao domingo à noite , é ainda um risco enorme ,
quanto mais a semana que lhe sucederá.
Será apenas um esboço, não?...

gfs-0-102_gwm9.png

gfs-2-102_lkw1.png

A run GFS 6z (a sair agora) faz subir a depressão do dia 20, colocando-a mesmo sobre o nosso país. Se bem que continue fraquinha, a precipitação associada estende-se mais do que inicialmente previsto. A seguir com alguma expectativa, dado o marasmo de novidades que atravessamos:thumbsup:

gfs-0-102_gwm9.png

gfs-2-102_lkw1.png

A run GFS 6z (a sair agora) faz subir a depressão do dia 20, colocando-a mesmo sobre o nosso país. Se bem que continue fraquinha, a precipitação associada estende-se mais do que inicialmente previsto. A seguir com alguma expectativa, dado o marasmo de novidades que atravessamos:thumbsup:

pois é vai tudo para espanha:angry::angry::angry:

Mais ainda meu caro... aliada à incursão de ar frio de nordeste, poderá até mesmo em caso de alguma chuva, provocar a queda de neve, apesar de ser em cotas altas:

ECM0-96.gif

ECM1-96.gif

gfs-0-96.png

gfs-1-96.png

Quantas vezes não dissemos nós por aqui que a mais de 72h as situações são muito voláteis. Quantas vezes perante isto não dissemos que então olhar credulamente para segundos painéis é um erro... Cá está o porquê!

Ainda hoje de manhã na RTP, o jornalista arriscou a pergunta sobre o Carnaval... desafiando a meteorologista. Ao que esta cometeu o erro de tentar afiançar uma previsão... A meu ver erro, à luz daquilo que os modelos nos podem dar hoje em dia... :)

quantas vezes não dissemos nós por aqui que a mais de 72h as situações são muito voláteis. Quantas vezes perante isto não dissemos que então olhar credulamente para segundos painéis é um erro... Cá está o porquê!

Ainda hoje de manhã na rtp, o jornalista arriscou a pergunta sobre o carnaval... Desafiando a meteorologista. Ao que esta cometeu o erro de tentar afiançar uma previsão... A meu ver erro, à luz daquilo que os modelos nos podem dar hoje em dia... :)

O carnaval já não está assim tão longe... Mas é verdade que este Inverno tem sido fértil em surpresas. Para mim o AA ainda vai estar presente, de uma forma menos intensa.:(

Aguardemos...

Só por curiosidade, o que é que ela respondeu?

Antes da pergunta disse que os dias de sol iam continuar afirmando depois (aqui respondendo à questão) "Domingo de carnaval terá sol e Terça feira poderá haver chuva". Eu tenho muita estima pela meteorologista Ilda Novo que foi quem falou. Mas acho que desta vez foi um pouco imponderada, muito provavelmente pela simpatia que sempre demonstrou, tentou esclarecer o jornalista... Acho que a tantos dias não o deveria ter feito...