Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,182
Local
Setúbal
Não via saídas dos modelos a algum tempo, mas vi agora e fiquei animado ao ver o cenário para o fds 21 e 22 com uma depressão daquelas boas para dar uns aguaceiros e trovoadas no Sul ;)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Não via saídas dos modelos a algum tempo, mas vi agora e fiquei animado ao ver o cenário para o fds 21 e 22 com uma depressão daquelas boas para dar uns aguaceiros e trovoadas no Sul ;)

gfs-0-132_uvy1.png


gfs-2-132_bsj7.png


Para a próxima 6ª feira, dia 20, a run das 6z do GFS cria uma pequena depressão a sul de Portugal, que poderá trazer chuva para esta região.;)

Como já não estamos a falar de um horizonte muito distante, vamos aguardar pelas próximas runs e observar os outros modelos a ver se se confirma...:rain:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,245
Local
Oeiras / VN Poiares
gfs-0-132_uvy1.png


gfs-2-132_bsj7.png


Para a próxima 6ª feira, dia 20, a run das 6z do GFS cria uma pequena depressão a sul de Portugal, que poderá trazer chuva para esta região.;)

Como já não estamos a falar de um horizonte muito distante, vamos aguardar pelas próximas runs e observar os outros modelos a ver se se confirma...:rain:

Era bom que se confirmasse, porque creio que aqui no Alentejo também éramos contemplados.
Alguém me sabe informar se é provável ou não a ocorrência de trovoadas a sério, não um trovão ou outro isolado?
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Era bom que se confirmasse, porque creio que aqui no Alentejo também éramos contemplados.
Alguém me sabe informar se é provável ou não a ocorrência e trovoadas a sério, não um trovão ou outro isolado?

gem-0-132_trf6.png


nogaps-0-132_qrz4.png


nogaps-0-132_qrz4.png


Eu diria que as probabilidades são grandes, acabei de verificar que na última run, os modelos GEM Europa e NOGAPS efectuam a mesma previsão que o GFS, para as 132h.:thumbsup:

Quanto à possibilidade de trovoadas a sério, prefiro não me pronunciar e deixar que alguém mais entendido na matéria dê uma opinião:)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,219
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Quanto à possibilidade de trovoadas a sério, prefiro não me pronunciar e deixar que alguém mais entendido na matéria dê uma opinião:)

Para já, as previsões do CAPE e do LI não apontam para nada de especial.
Mas vamos pacientemente aguardar.;)

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Era bom que se confirmasse, porque creio que aqui no Alentejo também éramos contemplados.
Alguém me sabe informar se é provável ou não a ocorrência de trovoadas a sério, não um trovão ou outro isolado?

talvez umas trovoaditas giras principalmente nas horas mais quentes ( 12h-5h da tarde).
é uma optima noticia visto que vou passar o carnaval á lagoa de sto andre:w00t::w00t::w00t:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
E o Europeu que nos mete uma nortada para o Carnaval.

Parece mesmo que a partir de sexta as coisa vão mudar e lá para o fim de semana, as tendência são para que o AA se desloque progressivamente mais para oeste, favorecendo a entrada de instabilidade na P.I. só espero que não seja uma pura nortada pois quando assim é, precipitação nem vê-la...fica tudo nas cordilheiras espanholas...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,245
Local
Oeiras / VN Poiares
Parece mesmo que a partir de sexta as coisa vão mudar e lá para o fim de semana, as tendência são para que o AA se desloque progressivamente mais para oeste, favorecendo a entrada de instabilidade na P.I. só espero que não seja uma pura nortada pois quando assim é, precipitação nem vê-la...fica tudo nas cordilheiras espanholas...

A tendência é mais para uma noroestada que nortada, mas ainda falta algum tempo, vamos esperando.