Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Antes da pergunta disse que os dias de sol iam continuar afirmando depois (aqui respondendo à questão) "Domingo de carnaval terá sol e Terça feira poderá haver chuva". Eu tenho muita estima pela meteorologista Ilda Novo que foi quem falou. Mas acho que desta vez foi um pouco imponderada, muito provavelmente pela simpatia que sempre demonstrou, tentou esclarecer o jornalista... Acho que a tantos dias não o deveria ter feito...

Não é uma posição fácil para o IM, até porque as pessoas querem aproveitar as mini-férias (apesar da crise:() e faz toda a diferença se o tempo estiver como agora ou se se alterar radicalmente.

Como os modelos flutuam nas suas previsões, ela ao menos foi honesta: terça feira poderá haver chuva, ou, digo eu, poderá haver sol :thumbsup:

Não seria altura de baptizar esta pequena depressão que nos está aí a bater à porta?:p

Nem pensar nisso .. até porque os modelos não lidam normalmente bem com este tipo de depressões em altitude !!
Senão repare-se que o seu aparecimento é antecipado para Quinta segundo o GFS, ocorrendo alguma precipitação somente no Algarve, mas sendo uma grande incógnita.
Os niveis de Cape são demasiado baixos e como tal não acredito neste tipo de depressões em chuva sem haver trovoadas !!
Até lá o AA ainda pode comer esta depressãozinha ao pequeno almoço de amanhã !!

Mas os sinais pelo menos são positivos lá isso são !!

Não seria altura de baptizar esta pequena depressão que nos está aí a bater à porta?:p

Pois se calhar é mesmo melhor não... :p

Porque numa run kaput! O que parecia certo já não é bem assim. E a precipitação prevista para 6ª feira pelo GFS foi-se!

Mesmo a médio prazo anda mesmo complicado fazer previsão :p

Pois se calhar é mesmo melhor não... :p

Porque numa run kaput! O que parecia certo já não é bem assim. E a precipitação prevista para 6ª feira pelo GFS foi-se!

Mesmo a médio prazo anda mesmo complicado fazer previsão :p

Interessante! Esta run das12z do GFS, talvez pela pressão do AA, empurra a pequena depressão rapidamente para sudoeste, e a precipitação parece perder-se no mar. Enfim, este Tópico é de Previsão, vamos aguardar...:rolleyes:

gfs-0-96_dji1.png

gfs-2-108_hno5.png

mas que RUN de "#$"%&(cheira mal):angry:...pelo menos na minha opinião:unsure:
parece que a animação prevista para sexta-feira foi-se...

Ao contrário da Pescada que antes de o ser, já o era,
esta depressão, parece ter morrido sem sequer ter nascido...
A ter um nome, só poderá ser "A desaparecida"...

É uma Depressao com pouco geopotencial! Ainda por mais o Gradiente AA (altas pressoes) ao que os modelos apontam estará presente em todos os lados, "engolindo" literalmente essa bolsa depressionária! Terá portanto poucas hipoteses de desenvolvimento significativo trazendo nas melhores das hipoteses alguns chuviscos e quem sabe, alguma trovoada! Resta saber aonde! O gfs na ultima run aponta toda a precipitaçao sobre o atlantico! veremos! :thumbsup:

O que eu queria que viesse para portugal é o que o gfs está a prever para dia 21 a este da madeira, isso sim seria maravilhoso:rolleyes:

CAPE -7 simplesmente...:w00t:

Calma, Lisboetas e Setubalenses, ainda há chance para vocês:thumbsup:

Agora em relação aos os Madeirenses, não era eu que queria estar lá não!:D:shocking:

v

Tou a ver é que temos AA até ao Verão!

Sim, pelos vistos parece que a torneira fechou :D

Eu avisei que a depressão ia desaparecer :p devido há sua trajectoria esquesita.

Provavelmente agora o AA ficará por aqui em cima de nós, oscilando apenas um pouco mais para a direita ou um pouco mais para a esquerda :lmao: possibilitando assim apenas a entrada de nebulosidade e pouco mais, enfim é o clima que temos, no Verão será mais interessante certamente :w00t: :assobio: