Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Bem, parece-me que o IM espanhol acertou de forma brilhante quanto a cotas de neve... previam cotas de 300metros para sul da Galiza e assim deve ter sido...
Nevou em Paços nesta manhã, logo a cota esteve nos 300metros... caiu agua-neve no Porto (eu estava muito perto do ponto mais alto da cidade - o Marques, a cerca de 150m de altitude)... ;) vou tentar colocar o video do aguaceiro de agua-neve no Porto.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
parece que depois da festa de 2f vem ai sol e calor:mad::mad: ainda se fosse trovoada e calor:rolleyes::rolleyes:bem há que aproveitar os próximos dias:) e, depois do AA se ir embora parece que vamos ter circulação continental e talvez surpresas ( neve) a cotas baixas:rolleyes:
também é preciso lembrar que a partir de agora é sempre a aquecer pois já estamos em Fevereiro;):sad:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Eu vejo Anticiclone por todos os lados e temperaturas agradáveis. Não é mau de todo, vamos ver se se sucedem na 2ª quinzena do mês algumas depressões atlânticas que nos tragam água. :)

Infelizmente isso vai fazer terminar a temporada de neve deste Inverno. Vem aí o primeiro assomo da Primavera, os dias já estão um bocadinho maiores e sabe bem fazer um jogging ao final da jornada de trabalho. :D
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
BEM...
O que é isto:surprise::surprise::surprise:
gfs-2-384.png
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
BEM...
O que é isto:surprise::surprise::surprise:
gfs-2-384.png

Ainda que estejamos a discutir, fantasias a +384h, eu pessoalmente não gosto nada deste painel, pelo menos enquanto não preencherem de riscas a metade Sul de Portugal. :mad::D

E atenção que estamos a discutir a run paralela ;)

Está é a imagem a da Run Operacional: :cool:

gfs2384ht9.png
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Apreciar as geadas, nevoeiro, frio... :angry:

Ainda por cima parece que o anticiclone vai estar mais forte do que pensava.

Ou seja, está para durar

Faz tudo parte do Inverno ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
A tal depressão cavada para o dia 9 vai acabar por não afectar em termos de vento nem Portugal e pouco a Espanha, quem vai levar com ela em força são de novo os franceses :p mas ainda assim uma frente activa vai afectar segunda ao fim da noite e madrugada de terça principalmente o norte e centro...depois... bem depois AA, o europeu diz que pode ser breve até 15 o GFS prolonga mais uns dias até por volta do dia 20...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
bem depois AA, o europeu diz que pode ser breve até 15 o GFS prolonga mais uns dias até por volta do dia 20...

Apenas acrescento à tua correctíssima análise que o Europeu além de tornar breve a visita do AA é mais generoso no que toca à invasão de frio de leste, ou seja, sem dúvida mais frio e instável que o GFS à entrada do longo prazo...

O tempo dirá :)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Apenas acrescento à tua correctíssima análise que o Europeu além de tornar breve a visita do AA é mais generoso no que toca à invasão de frio de leste, ou seja, sem dúvida mais frio e instável que o GFS à entrada do longo prazo...

O tempo dirá :)

não consigo ter acesso à Run das 12 do europeu a nível das temperaturas a 850Hpa...alguém me pode ajudar?:)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
O GFS nesta run das 18 vai de encontro ao europeu e a partir de dia 15 as peças voltam a se encaixar para termos animação :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
não consigo ter acesso à Run das 12 do europeu a nível das temperaturas a 850Hpa...alguém me pode ajudar?:)

Também não consigo aceder... Só agora reparei que de facto as existentes no meteociel pertencem à run das 0z...

Espero que não seja novo black out, como aconteceu há uns tempos e que durou bastantes dias...