Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Eu também acho que o fevereiro "já era"...não deverá chover mais até ao fim do mês...depois de dias consecutivos de chuvas , ventos e mares alterosos, temos as calmarias anticiclónicas, que uma vez instaladas nas nossas latitudes é o diabo para sairem....:lmao:, Só peço que os próximos mêses março, abril e maio tragam bastante chuva a todo o território para nos preparar para o verão!

Em relação a temperaturas altas em março eu já registei no dia 25/03/2002 27cº e também me lembro dum mês de março ( não tenho registo do ano) em que não caiu uma única gota de chuva aqui no Porto.

Só peço que esta persistência anticiclónica não seja um prenúncio de uma seca severa durante toda a primavera e verão de 2009...:unsure:

Não é de descartar hoje sexta feira durante a tarde algum aguaceiro isolado pelo Sul com uma possibilidade pequena de ter trovoada ;) e estou convencido que a partir do dia 25 perdemos a influencia anticiclonica por uns dias...vamos lá ver o que resulta dai ;)

Mais um dia que venho à noitinha ver novidades e nada:
-tudo na mesma como a lesma.
Se pudéssemos , agora passávamos à frente.
Ainda assim, ainda bem que não podemos.
Por causa das surpresas...
Se Fevereiro já era,
o Minho já aqui nos remeteu para Marços revoltos.
E claro está , já ninguém de bom senso esperará mais 4 ou 5 nevões a juntar aos não sei quantos que já houve neste Inverno, mas com todo o Março ainda por descobrir também não será razoável atirar desde já a toalha ao chão...
É este o fascínio que nos mantém agarrados ...viciados, mesmo quando a horizonte só se vislumbra a ressaca depois de já tanta abstinência ...

o GFS mete uma depressao em altura a W do cabo de sao vicente para prazos dentro das 180h o que é um optimo sinal e um indicio das primeiras trovoadas "quentes" do ano:w00t::w00t:como será o verao:rolleyes::rolleyes:podemos vir a ter um verao com calor e trovoada:w00t::rolleyes::rolleyes:
ps: isto foi um momento de euforia de grupo:lmao::lmao:

Pela previsão do ECMWF a partir do dia 27, poderá ocorrer uma mudança de padrão que até agora tem acontecido(Anticiclonica).
Vendo o grafico de animação dos 500 hp, poderá se ver a fromação de um cavado à frente da PI, e estando associado e entrando em fase com a depressão cut off que se encontra nas Canárias e com deslocamento para N.

http://www.ecmwf.int/products/forec...re!pop!od!oper!public_plots!2009022000!!step/

A depressão a SO está cada vez mais cavada de run para run. Parece que vai haver mudança a partir de terça ou quarta, principalmente aqui para o sul.

Digamos que será talvez o único ponto de interesse da próxima semana.;)

gfs-0-120_tvq9.png

Digamos que será talvez o único ponto de interesse da próxima semana.;)

gfs-0-120_tvq9.png

Já não é mau, depois de duas semanas sem nenhum motivo de interesse. Mas acho que pode haver mais pontos de interesse, esperemos pela próxima run, neste momento há ainda margem para surpresas. AA nas ilhas britânicas, depressão na Itália cada vez mais durável...

Eu também acho que o fevereiro "já era"...não deverá chover mais até ao fim do mês...depois de dias consecutivos de chuvas , ventos e mares alterosos, temos as calmarias anticiclónicas, que uma vez instaladas nas nossas latitudes é o diabo para sairem....:lmao:, Só peço que os próximos mêses março, abril e maio tragam bastante chuva a todo o território para nos preparar para o verão!

Em relação a temperaturas altas em março eu já registei no dia 25/03/2002 27cº e também me lembro dum mês de março ( não tenho registo do ano) em que não caiu uma única gota de chuva aqui no Porto.

Só peço que esta persistência anticiclónica não seja um prenúncio de uma seca severa durante toda a primavera e verão de 2009...:unsure:

BASTANTE?! chuva?!? durante os 3 meses?!... Isso é mesmo para matar o pessoal que trabalha em depressão e acidentes rodoviários!
Espero que a Primavera traga dias de chuva para regar... mas também traga muito sol! Anda-se tão bem nestes últimos dias!

Entretanto, dia de céu cinza no Porto... o primeiro em muitos dias. Dia chato! Espero que amanhã o sol volte novamente...
Pessoal, BOM CARNAVAL!! curtam o fim de semana cheio de sol! Eu, pelo menos, vou fazê-lo!! Venham até ao Norte curtir o campo e também a praia!

Já repararam que à nossa latitude e mesmo a latitudes inferiores, os países do mediterrâneo central e oriental (Itália, Grécia) vão ter um Carnaval de gelar?:cold:

Assim parece mas não me preocupo...há uns anos eramos nós com frio e eles com calor, agora cabe-nos a nós o astro-rei a brilhar nos corsos.
Uma vantagem: as "meninas" do samba não se vão queixar:lmao:
Vejo uma associação interessante a formar-se; vamos ver se se mantêm, intensifica ou parte "para outra":confused:
Estou a referir-me ao AA entre a escandinávia e as ilhas britânicas e a depressão na bota de Itália, cada uma delas a hipoteticamente fazer um corredor com algum ar frio siberiano directamente para a zona ocidental da europa. O único senão poderá ser o comportamento da depressão a sudoeste da Península que poderá condicionar a ida do ar frio para zonas mais a norte - golfo de leão ou da biscaia.
Não me parece de qualquer modo que, mesmo que o ar frio entre cá em Portugal, tenhamos uma vaga de frio mas sim um arrefecimento bastante notório relativamente à última semana.
Acompanhemos então o futuro imediato com atenção

Esta última RUN do GFS (a RUN das 12 horas) não nos oferece nem um bocadinho de frio, em nenhum dos seus modelos. :p
Para o dia 22 efectivamente essa run não mostra frio mas concerteza as próximas runs, se se mantiverem as condições apontadas para dia 25, já apresentarão alguma entrada de ar frio para a europa ocidental.