Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
cada RUN que passa o Frio vai sendo reduzido e ir para os Espanhois....ai a RUN das 18h de ontem:(

Esta RUN quanto a mim é a fotocopia da anterior o que não é mau de todo ;)

Diferente a partir das 72h. Uma curvatura ciclónica das isóbaras junto a Lisboa mete noroestes, baixando ligeiramente o frio, mas colocando precipitação. Sem precipitação não há neve, pelo que é uma run posítiva. Mais vale haver neve acima dos 500m do que termos cota 0, e nenhuma precipitação. Sempre há quem se divirta.

Diferente a partir das 72h. Uma curvatura ciclónica das isóbaras junto a Lisboa mete noroestes, baixando ligeiramente o frio, mas colocando precipitação. Sem precipitação não há neve, pelo que é uma run posítiva. Mais vale haver neve acima dos 500m do que termos cota 0, e nenhuma precipitação. Sempre há quem se divirta.

E mesmo assim...

gfs-1-66.png

Eu continuo a ver bastante frio, algumas zonas mais intensas, outras menos, em relação à run anterior. Mas pouco muda e o frio até é mais abrangente no global. A RUN é mais animadora em termos de eventuais aguaceiros esporádicos.

Eu continuo a ver bastante frio, algumas zonas mais intensas, outras menos, em relação à run anterior. Mas pouco muda e o frio até é mais abrangente no global. A RUN é mais animadora em termos de eventuais aguaceiros esporádicos.

Mas quando entra a precipitação a temperatura a 850 hpa sobe cerca de 2 graus. Mas se a temperatura à superfície ajudar, as isos ainda são negativas, pelo que pode haver surpresas.

Mas quando entra a precipitação a temperatura a 850 hpa sobe cerca de 2 graus. Mas se a temperatura à superfície ajudar, as isos ainda são negativas, pelo que pode haver surpresas.

não sei se é algo de importante, mas quando entra a precipitação na zona da Lisboa existe ainda uma iso -2ºC...não sei se isso é algo de relevante para haver uma eventual surpresa, os mais entendidos que me esclareçam.;)

não sei se é algo de importante, mas quando entra a precipitação na zona da Lisboa existe ainda uma iso -2ºC...não sei se isso é algo de relevante para haver uma eventual surpresa, os mais entendidos que me esclareçam.;)

Não é só por si... Frio a 500hPa, geopotencial favorável e um outro factor que o David sf referiu muitíssimo bem: O frio à superfície. O dia ideal para entrar precipitação seria 5ª feira para surpresa em locais menos habituais. Mas de qualquer forma surpresas não são de descartar (nem de acreditar muito).

Por aqui o céu esta muito nublado mas com nuvens baixas que com o vento deixam de vez em quando espreitar o sol. Era bom seguir a run do meteograma por localidades mas continua a ser a das 6 que aparece. Aguém me aconselha um site para ver as runs?
Com a temperatura que está, para nevar teria que descer muito... muito. Vamos ver o que acontece mas não creio que tenhamos surpresas... pelo menos por aqui.

Quer-me parecer cada vez mais parecido com 9 Janeiro 2009.

Parece-me o GFS querer modelar uma depressão pequena na 6ª feira, com razoável precipitação a descer o país..

Não se nota nos mapas meteociel, pela escala, mas vendo a cunha de ar "quente" a entrar pelo centro a enrolar, e a precipitação a aparecer..

Isto seria muito bom sinal para todo o Norte e interior Centro, e de qualquer maneira improvável para o litoral Centro devido a esta intrusão de ar marítimo..

E falta nesta data já algum frio em altitude como já referido...

Mas.. Esperemos!

Boa tarde,

Creio que a situação que se avizinha é de difícil modelação.
Com -35 a 500hPa numa área tão importante como o Norte de Portugal devido à sua orografia bem como isos baixissimas a 850hPa a precorrer todo o país tudo poderá ocorrer, sendo que o contrário também é verdade.

No entanto e devido á duradoura presença do frio, acredito plenamente que poderá nevar em locais pouco habituais, é ir verificando sondagens, satélite e radares

Tenho e a sensação que quanto mais falamos em nevar em locais pouco habituais... menor e a probabilidade de isso acontecer....:lmao:

Se calhar e melhor encarar a situação com mais cautela...

Para Mim os unicos distritos que poderão ver neve a cotas pouco habituais são os de Viana do Castelo, Braga e Porto... e talvez portalegre...

Tirando os distritos mais habituais... claro...

Tenho e a sensação que quanto mais falamos em nevar em locais pouco habituais... menor e a probabilidade de isso acontecer....:lmao:

Se calhar e melhor encarar a situação com mais cautela...

Para Mim os unicos distritos que poderão ver neve a cotas pouco habituais são os de Viana do Castelo, Braga e Porto... e talvez portalegre...

Tirando os distritos mais habituais... claro...

quem dera que estejas correcto no que dizes :D

Estado
Fechado para novas mensagens.