Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Saída após saída tenho mais esperança de que vamos ser brindados com surpresas muito agradáveis!

Pessoal do Norte e Centro Litorais... :thumbsup:

gfs-2-72-3h_oeo5.png

Fonte: Meteociel

Embora esteja na Áustria, estou cada vez mais confiante que vocês aí em Portugal vão ter a cotas baixas do tipo 200 metros.

Aquela entrada de norte, vinda do UK, leva alguma humidade e muito frio. E pelo evoluir da situação, creio que vai haver precipitação. Provavelmente mais no norte e no litoral. Quem sabe ainda irá ser mais que um dia!!!!! E quem sabe vai nevar já amanhã aos 300-400 metros (tipo Braga).

Não se fixem em mínimas para ver se neva!

Mínimas estão ligadas às inversões junto ao solo, nada a ver com o que se passa lá em cima necessáriamente!

Podia numa situação limite estar -3º em Sintra, e começar a chover! Aliás vimos episódios de "freezing rain" recentemente em Portugal, e pessoal a refilar por chover com 0º!

Fiava-me mais numa máxima baixa num dia de chuva para isso, embora longe de certo, agora pela mínima não vale a pena..

E se realmente estiver uma situação em que é para nevar, com a atmosfera realmente gélida, e com precipitação suficientemente forte para afundar o frio.. Este vem, e neva, não é pela máxima ou mínima prevista pelo modelo..

29 janeiro de 2006, antes da neve, a temperatura estava acima dos 6/7º, e desceu aos 0º, a mínima foi nesse pico rápido, no suposto "pico do calor", e uns graus abaixo da mínima registada de noite, e prevista pelos modelos!

Estes picos frios convectivos estão fora do ciclo diurno da temperatura pela radiação/insolação, não se guiem por isso.

Aliás, por algum motivo as cotas de neve têm num determinado local sempre pouca margem, de 200/300metros, e não "neve entre os 500 e 1500 metros" que seria se fossemos atrás do ciclo da temperatura à superfície...

;)

Mas nessa situação a iso -5 estava confinada ao extremo Norte pelo que as cotas não seriam assim tão baixas. Possibilidade de neve pelos 100-200 metros acho que só mesmo do Porto para cima.

Mas ainda faltam alguns dias pelo que não vale a pena estar a especular muito. O mais importante a reter de todas estas saídas é que a entrada não é totalmente seca e a precipitação anda a rondar, e provavelmente vai acabar por cair alguma coisa. Vamos é a ver se em períodos em que as temperaturas em altitude permitem cotas mais baixas.

Vocês estão a colocar os mapas sem ver as isobaras, mas vejam novamente se pode haver precipitação com a isobara colocada no sentido NE, SE como é mostrado no mapa das 72 horas?
Como alguem escreveu é das (18)! Está tudo dito!

No que ao meu caso diz respeito ... a chuva ... pois o resto nem vale a pena sonhar:D, a depressão do proximo fim de semana, no GFS já nem sequer existe e este modelo parece que não quer recuar de jeito nenhum.....
E sinceramente parece mais provável o ECM juntar-se ao GFS do que o caso contrário !!
Parece uma situação muito identica aquilo que já aconteceu este ano e o mais provável é passar rocando Portugal a sul e depois então formar-se a junção do AA com o AP !!

Quanto áquilo que entusiasma o pessoal do Norte parece-me a mim que a possibilidade de nevar a cotas a baixas será maior na Quinta e Sexta que é quando não deverá haver precipitação apesar de quem esteja no litoral Norte poder ter uma chance acima dos 400 metros.

Centro e Sul nem sonhem ....

PS: É a minha opinião e por isso deve ser respeitada ...

A previsão do IM para amanhã (quarta) é muito animadora para o interior centro! "Região Centro e Sul:
Céu geralmente muito nublado.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), temporariamente moderado
(15 a 30 km/h) de quadrante norte no litoral.
Aguaceiros, que podem ser fortes durante a tarde.
Possibilidade de neve acima de 800 m de altitude.
Descida de temperatura, em especial da mínima.":thumbsup:

Mas nessa situação a iso -5 estava confinada ao extremo Norte pelo que as cotas não seriam assim tão baixas. Possibilidade de neve pelos 100-200 metros acho que só mesmo do Porto para cima.

Mas ainda faltam alguns dias pelo que não vale a pena estar a especular muito. O mais importante a reter de todas estas saídas é que a entrada não é totalmente seca e a precipitação anda a rondar, e provavelmente vai acabar por cair alguma coisa. Vamos é a ver se em períodos em que as temperaturas em altitude permitem cotas mais baixas.

Aqui penso que contaria bastante o frio instalado à superfície. Mas atenção, concordo que o Litoral Norte perante estas condições poderá ver de novo neve, já mais para baixo creio ser mais dificil devido ao "aquecimento" do micro-núcleo depressionário em contacto com as águas da costa portuguesa antes de atingir o Litoral Centro. Ainda assim que sabe?

Oi amigos da meteorologia.

Sigo com atenção e sou um utilizador assíduo aqui para ver as vossas previsões do estado do tempo.

Gostava de saber, ou caso alguém me pode-se informar se poderá nevar, por estes dias que ai vem, para uma aldeia chamada Fornelos, situada no concelho de Cinfães do douro, distrito de viseu. A aldeia terá em media 550 a 600 metros de altitude e tbm podera nevar a cotas mais baixas??!!

Grandes saudações... e continuem assim. :thumbsup:

No que ao meu caso diz respeito ... a chuva ... pois o resto nem vale a pena sonhar:D, a depressão do proximo fim de semana, no GFS já nem sequer existe e este modelo parece que não quer recuar de jeito nenhum.....
E sinceramente parece mais provável o ECM juntar-se ao GFS do que o caso contrário !!
Parece uma situação muito identica aquilo que já aconteceu este ano e o mais provável é passar rocando Portugal a sul e depois então formar-se a junção do AA com o AP !!

Quanto áquilo que entusiasma o pessoal do Norte parece-me a mim que a possibilidade de nevar a cotas a baixas será maior na Quinta e Sexta que é quando não deverá haver precipitação apesar de quem esteja no litoral Norte poder ter uma chance acima dos 400 metros.

Centro e Sul nem sonhem ....

PS: É a minha opinião e por isso deve ser respeitada ...

Com todo o respeito, só espero que não tenhas razão...1º em relação à possível depressão do próximo fim-de-semana que seja o ECMWF a ter razão.
Em 2º acho que alimentar esperanças baseadas naquilo que os modelos mostram, com o devido respeito, a palavra sonhar não será certamente o melhor termo a aplicar nesta situação, para terminar a tua intervenção parece-me como sempre pessimista e não fundamentada.

Vocês estão a colocar os mapas sem ver as isobaras, mas vejam novamente se pode haver precipitação com a isobara colocada no sentido NE, SE como é mostrado no mapa das 72 horas?
Como alguem escreveu é das (18)! Está tudo dito!

Psm, na run das 12 apareceu algo de novo e interessante precisamente nas isobaras, das 18z ainda não vi porque ainda não se gerou este mapa ainda. Nota-se ali uma pequena perturbação.

gfspiv10m078.png

E em relação à saída das 18z, deixa-me que te diga que tenho pensado bastante nela ultimamente. Vou explicar porquê.

Aqui há uns tempos escrevi aqui, em forma de interrogação, porque é que a saída das 18z inventava de forma regular uma depressão cavada nas proximidades da latitude de Lisboa durante o mês de Dezembro, aconteceu umas 3 ou 4 vezes, sem nunca se verificar na prática, na altura disse que era uma saída que tendia a traçar cenários mais improváveis/imaginativos, enquanto a das 00z e 12z já sabemos que são mais comportadinhas e por norma mais fiáveis porque são inicializadas com observações reais. Mas na atmosfera por vezes, muito raramente, o que salta cá para fora não é o mais provável e acontece uma surpresa.

Ora nem o GFS nem nenhum modelo nas saídas operacionais acabou por prever na véspera o que se passou na madrugada de 23 de Dezembro, mas curiosamente, a saída das 18z andou semanas a inventar uma ciclogenese explosiva naquelas zonas, e aquilo não era propriamente normal no modelo, uma vez ou outra tudo bem, mas fez aquilo umas quantas vezes, e não era a 300 horas mas a 100 ou 120. E isto é uma coisa que me tem feito pensar bastante face ao que se passou depois a 23 de Dezembro, porque eu pessoalmente até dei na cabeça de muita gente amiga por ligarem a isso.

Estado
Fechado para novas mensagens.