Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O post que o vince pôs é do mais elucidativo que se pode ter nesta altura do campeonato!

Em relação às apostas parece que o ECMWF ganhou a aposta até este momento, mas até ao lavar dos cestos...

Sem dúvida.
Para não induzir as pessoas em erro e encher os visitantes ( que agora nem são assim tão poucos) de falsas expectativas, penso que a atitude do Vince foi a mais sensata.
Engraçado também a forma como algumas pessoas têm ignorado previsões próximas e mais realistas em relação às de longo alcance com pouquissima fialibilidade.:)

Pelos modelos parecew estar garantido o frio para os próximos 5 dias, com o elemento branco a aparecer no litoral norte até à madrugada de sábado. Depois quanto ao Sul está tudo mais incerto, mas com fortes probabilidades de surpresas para a madrugada de Domingo, manhã de 2ª.
É o que eu acho :p

Está a sair a RUN das 12h, vamos ver como se comporta...;)

Mantenho a minha espectativa sobre as madrugadas de sexta e sábado. Não sei se será possível bater os -4,1ºC de 16 de Dezembro de Aljezur mas... :cold: :cold: :cold:

510032010010600078.gif

Sobre o sagrado manto branco em cotas de 400/500m... isso é um nowcasting que por agora não se coloca... :D

Alguém do IM poderia colocar aqui a saída das 12 do ECM relativamente à precipitação :D ?? É que o GFS acaba de colocar precipitação e mais um pouco de frio no litoral norte, em especial no Minho. Como era bom ter acesso a esses dados. (O sat24.com parece confirmar a saída... vamos ver.)

Mais uma saída mais uma mudança nas previsões a muito curto prazo. A partir de agora irei estar mais focado nos satelites (gosto em especial do RGB)

Mantenho a minha espectativa sobre as madrugadas de sexta e sábado. Não sei se será possível bater os -4,1ºC de 16 de Dezembro de Aljezur mas... :cold: :cold: :cold:

510032010010600078.gif

Sobre o sagrado manto branco em cotas de 400/500m... isso é um nowcasting que por agora não se coloca... :D

Se a memória não me atraiçoa, pois acho que isto já foi falado, Aljezur tem a estação num local onde é bastante propicio às inversões térmicas e só. O que aí vem é frio de advecção como tal por Aljezur, não se baterão records de frio certamente ;). E se assim fosse (o que não me importava nada) imagina o interior norte de Portugal! :cold::hehe:

Alguém do IM poderia colocar aqui a saída das 12 do ECM relativamente à precipitação :D ?? É que o GFS acaba de colocar precipitação e mais um pouco de frio no litoral norte, em especial no Minho. Como era bom ter acesso a esses dados. (O sat24.com parece confirmar a saída... vamos ver.)

Mais uma saída mais uma mudança nas previsões a muito curto prazo. A partir de agora irei estar mais focado nos satelites (gosto em especial do RGB)

Uma saída quase igual no curto prazo do gfs mas má na transição para o médio prazo para quem esperasse ver neve a cotas baixas no fim de semana. Menos frio, com uma entrada da frente mais cedo. As esperanças no litoral nesta altura situam-se mais a Norte na 6ª feira. No interior aí sim é possível que a neve caia a cotas médias nos próximos dias.

que saída desastrosa!! lá se foram as "surpresas" para Domingo e segunda:mad:

que saída desastrosa!! lá se foram as "surpresas" para Domingo e segunda:mad:

A manter a tendência (que me parece irreversível) será um Domingo e Segunda de chuva, sendo que no Domingo tal poderá significar um nevão grande para o Interior Norte e Centro, sobretudo nas primeiras horas do dia. Quanto a outras surpresas creio que estão eliminadas (no que ao fim de semana diz respeito).

Isto anda tudo maluco por aqui...:D
De facto, as coisas aqui para o litoral centro e sul não estão famosas quanto à queda de neve, tal como é normalíssimo todos os anos... A diferença é que desta vez existe uma pequena possibilidade de nevar por cá, mas é muito baixa, por isso não alimento grandes expectativas quanto ao que se vai passar...
O IM, apesar de tradicionalmente conservador, como convém a uma entidade pública, nada prevê de significativo, quer a nível de temperaturas (pelo menos para os litorais) quer a nível de precipitação, com a excepção do Minho e Douro Litoral... Não é por nada, mas acho que a montanha vai parir um rato... Oxalá me engane redondamente...

Estado
Fechado para novas mensagens.