Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O post que o vince pôs é do mais elucidativo que se pode ter nesta altura do campeonato!

Em relação às apostas parece que o ECMWF ganhou a aposta até este momento, mas até ao lavar dos cestos...

Sem dúvida.
Para não induzir as pessoas em erro e encher os visitantes ( que agora nem são assim tão poucos) de falsas expectativas, penso que a atitude do Vince foi a mais sensata.
Engraçado também a forma como algumas pessoas têm ignorado previsões próximas e mais realistas em relação às de longo alcance com pouquissima fialibilidade.:)
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Pelos modelos parecew estar garantido o frio para os próximos 5 dias, com o elemento branco a aparecer no litoral norte até à madrugada de sábado. Depois quanto ao Sul está tudo mais incerto, mas com fortes probabilidades de surpresas para a madrugada de Domingo, manhã de 2ª.
É o que eu acho :p
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Está a sair a RUN das 12h, vamos ver como se comporta...;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Mantenho a minha espectativa sobre as madrugadas de sexta e sábado. Não sei se será possível bater os -4,1ºC de 16 de Dezembro de Aljezur mas... :cold: :cold: :cold:

510032010010600078.gif


Sobre o sagrado manto branco em cotas de 400/500m... isso é um nowcasting que por agora não se coloca... :D
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Alguém do IM poderia colocar aqui a saída das 12 do ECM relativamente à precipitação :D ?? É que o GFS acaba de colocar precipitação e mais um pouco de frio no litoral norte, em especial no Minho. Como era bom ter acesso a esses dados. (O sat24.com parece confirmar a saída... vamos ver.)

Mais uma saída mais uma mudança nas previsões a muito curto prazo. A partir de agora irei estar mais focado nos satelites (gosto em especial do RGB)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mantenho a minha espectativa sobre as madrugadas de sexta e sábado. Não sei se será possível bater os -4,1ºC de 16 de Dezembro de Aljezur mas... :cold: :cold: :cold:

510032010010600078.gif


Sobre o sagrado manto branco em cotas de 400/500m... isso é um nowcasting que por agora não se coloca... :D

Se a memória não me atraiçoa, pois acho que isto já foi falado, Aljezur tem a estação num local onde é bastante propicio às inversões térmicas e só. O que aí vem é frio de advecção como tal por Aljezur, não se baterão records de frio certamente ;). E se assim fosse (o que não me importava nada) imagina o interior norte de Portugal! :cold::hehe:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Alguém do IM poderia colocar aqui a saída das 12 do ECM relativamente à precipitação :D ?? É que o GFS acaba de colocar precipitação e mais um pouco de frio no litoral norte, em especial no Minho. Como era bom ter acesso a esses dados. (O sat24.com parece confirmar a saída... vamos ver.)

Mais uma saída mais uma mudança nas previsões a muito curto prazo. A partir de agora irei estar mais focado nos satelites (gosto em especial do RGB)

Uma saída quase igual no curto prazo do gfs mas má na transição para o médio prazo para quem esperasse ver neve a cotas baixas no fim de semana. Menos frio, com uma entrada da frente mais cedo. As esperanças no litoral nesta altura situam-se mais a Norte na 6ª feira. No interior aí sim é possível que a neve caia a cotas médias nos próximos dias.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
que saída desastrosa!! lá se foram as "surpresas" para Domingo e segunda:mad:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
que saída desastrosa!! lá se foram as "surpresas" para Domingo e segunda:mad:

A manter a tendência (que me parece irreversível) será um Domingo e Segunda de chuva, sendo que no Domingo tal poderá significar um nevão grande para o Interior Norte e Centro, sobretudo nas primeiras horas do dia. Quanto a outras surpresas creio que estão eliminadas (no que ao fim de semana diz respeito).
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Isto anda tudo maluco por aqui...:D
De facto, as coisas aqui para o litoral centro e sul não estão famosas quanto à queda de neve, tal como é normalíssimo todos os anos... A diferença é que desta vez existe uma pequena possibilidade de nevar por cá, mas é muito baixa, por isso não alimento grandes expectativas quanto ao que se vai passar...
O IM, apesar de tradicionalmente conservador, como convém a uma entidade pública, nada prevê de significativo, quer a nível de temperaturas (pelo menos para os litorais) quer a nível de precipitação, com a excepção do Minho e Douro Litoral... Não é por nada, mas acho que a montanha vai parir um rato... Oxalá me engane redondamente...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.