Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Eu não gosto de ser "profeta da desgraça" nem muito menos "velho do restelo", mas pelos post que estou a ler e pela embalagem com que alguns de vocês já estão amanhã vai ser um dia de muita "ressaca" meteorológica... :assobio:.

Agora sim que é altura de muito calmeex! ;)

Há realmente PREVISÃO de neve em lugares menos habituais, mas não será nenhum 29 de Janeiro de 2006.
Será um episódio mais localizado, com maior destaque para o interior norte e centro e ponto.

Eu não digo que não se vejam uns flocos (acredito que sem acumulação) em algumas zonas menos habituadas a vê-los (lembro que ontem o colega Santos registou um aguaceiro de neve na zona de Sobral de Monte Agraço, podem ver o vídeo aqui), mas daí a ficar Lisboa, Santarém, Elvas, ou outras que tais isolados pela neve, vai Universo de condições meteorológicas que infelizmente não se verificam no dia de amanhã.

Agora para alem desta cautela toda, que acho fundamental ao afirmar seja o que for, não podemos esquecer que a meteorologia é uma ciência ainda cheia de lacunas e como tal cada um pode sonhar QB para as preencher! :cold::thumbsup::w00t:
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Eu não gosto de ser "profeta da desgraça" nem muito menos "velho do restelo", mas pelos post que estou a ler e pela embalagem com que alguns de vocês já estão amanhã vai ser um dia de muita "ressaca" meteorológica... :assobio:.

Agora sim que é altura de muito calmeex! ;)

Há realmente PREVISÃO de neve em lugares menos habituais, mas não será nenhum 29 de Janeiro de 2006.
Será um episódio mais localizado, com maior destaque para o interior norte e centro e ponto.

Eu não digo que não se vejam uns flocos (acredito que sem acumulação) em algumas zonas menos habituadas a vê-los (lembro que ontem o colega Santos registou um aguaceiro de neve na zona de Sobral de Monte Agraço, podem ver o vídeo aqui), mas daí a ficar Lisboa, Santarém, Elvas, ou outras que tais isolados pela neve, vai Universo de condições meteorológicas que infelizmente não se verificam no dia de amanhã.

Agora para alem desta cautela toda, que acho fundamental ao afirmar seja o que for, não podemos esquecer que a meteorologia é uma ciência ainda cheia de lacunas e como tal cada um pode sonhar QB para as preencher! :cold::thumbsup::w00t:

Muito bem ;)
Não é por nada, mas por vezes este tópico parece um chat, e por vezes o exagero é rei
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Em lado nenhum chegará antes da meia noite... na melhor das hipóteses lá para as 6 da manhã!
Voçês não têm os modelos para consultar...estão a inventar para quê? A esta distância temporal podemos afirmar que os modelos são fiáveis...se não mal deles!

Claro que os modelos têm a sua fiabilidade. E a sua previsão tem de ser depois acompanhada no momento. Eu concordo contigo que dificilmente irá chover antes da meia-noite, para não dizer com 100% de certeza. Porque nós melhor que ninguém sabemos que nesta área não existe certezas a 100%. Apenas constatei que já aparecia chuva fraca na imagem de radar das 18h30m e até à meia noite ainda faltava muito.
Mas isso não é relevante. Eu penso que amanhã poderá haver surpresas em vários sítios. Se não, será uma frustração.

Já agora digam-me uma coisa. Amanhã tenho de passar pela serra de Aire e Candeeiros. Pelos pontos mais altos. É possivel que pelas 9, 9 e meia da manhã haja alguma neve não?:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá boa tarde !
Grande animação .... afinal de contas bem me parecia que com grande euforia para aqui houve não nevou em lado nenhum ... até hoje como seria de esperar !!

Contudo amanhã é outra história e parece-me que no Norte e Centro acima dos 400 metros pelo menos acima dos 50 km afastados da costa poderá nevar ou alguma agua-neve como voces chamam !!
Por aqui não devera nevar nem na serra de Monchique, mas sim deverá ocorrer alguma chuvinha ..... !!
 

Genobebo

Cirrus
Registo
9 Jan 2010
Mensagens
1
Local
pacos ferreira
Será que vai nevar?

Já li a maior parte do fórum e continuo sem saber se vai nevar na minha zona… Será que vai nevar amanha em Paços de Ferreira? Gostava de saber o que vocês, conhecedores do tempo, pensam.
:cold:
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Não sei se já foi referido aqui mas o Instituto de Meteorologia emitiu um alerta amarelo entre as 6h e as 15h de dia 10 de Janeiro da possibilidade de queda de neve, no distrito de Lisboa, acima dos 400m!

screenshot014dq.jpg

By rbsmr at 2010-01-09
 

jocarva

Cirrus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
18
Local
Fafe
Vivam, boa noite!

Tenho lido todas as opiniões e fiquei sem saber com o que contar para Fafe a uma cota de 450m. Peço a vossa ajuda.

Cumprimentos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
a serio? estou feito... grande treta. vou talvez sair mais cedo, antes que acabe o sal à protecçao civil ou se esgotem os limpa neves (sim, estou a ser ironico: numa cidade como a Guarda, existem 0 limpa neves!).

Também penso que o interior norte e centro poderá tornar-se complicado amanhã acima dos 400 metros ou menos, e acredito que até na A1 na zona da Serra de Aire possa haver alguns problemas mas menores e mais efémeros.
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Serras de Sintra ou Montejunto - Para quem lá for, tipo entre as 7 e as 10, acham que há probabilidades de ver alguns flocos? Ou se pelo contrário, poderá cair alguma coisa só no início da precipitação lá pelas 6 e depois passa a chuva rapidamente?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.