Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
As previsões do meteoblue é um caso sério, temperaturas infernais para o Algarve, mas as mínimas são relativamente baixas, e as máximas são verdadeiramente infernais cerca de 42ºC para 5ªfeira para Olhão, já que Faro a máxima é de 43ºC e começa já amanhã com máxima de 39ºC e depois sempre a subir.:eek: Não acredito muito nestas temperaturas mas pode sempre surpreender.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
As previsões do meteoblue é um caso sério, temperaturas infernais para o Algarve, mas as mínimas são relativamente baixas, e as máximas são verdadeiramente infernais cerca de 42ºC para 5ªfeira para Olhão, já que Faro a máxima é de 43ºC e começa já amanhã com máxima de 39ºC e depois sempre a subir. Não acredito muito nestas temperaturas mas pode sempre surpreender.

eu não acredito...

43ºC só se fosse para a Amareleja e mesmo assim era muito :lmao:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
As previsões do meteoblue é um caso sério, temperaturas infernais para o Algarve, mas as mínimas são relativamente baixas, e as máximas são verdadeiramente infernais cerca de 42ºC para 5ªfeira para Olhão, já que Faro a máxima é de 43ºC e começa já amanhã com máxima de 39ºC e depois sempre a subir.:eek: Não acredito muito nestas temperaturas mas pode sempre surpreender.

É verdade que a temperatura em altura vai andar sempre muito alta pelo Algarve mas não me parece que essas máximas sejam de fiar! eu acredito em máximas entre os 35 e os 40ºC mais que isso não me parece possível...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
as previões do meteoblue são ridículas. Mesmo se Faro tivesse temperaturas superiores a 40ºC, as minimas nunca seriam de 11-14ºC com máximas tão altas.



Bem visto:thumbsup:, e é para quem utiliza o meteoblue que não se admire que haja pessoas como a minha pessoa que o vá criticar, pois há elementos neste forum que quando vêm para aqui pôr cenários de inverno ridiculos com as temperaturas também ridiculas.

Quanto às temperaturas no Algarve acredito nos 34º, ou no maximos dos maximos 36º, e como logico temperaturas minimas muito altas como é costume.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O Jet Stream continua a posicionar-se em zonas muito meridionais para esta época do ano. Assim continuaremos meia-volta a ser afectados por perturbações frontais ou o que sobram delas.

50451228.jpg
11588875.jpg

22823943.jpg
88901868.jpg
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Essas temperaturas para Olhão e Faro são completamente descabidas! Especialmente em relação às minimas, com estas isos é completamente impossível. Temos de ser cépticos e críticos com dados destes, ainda para mais tendo algum conhecimento dos padrões locais e das normais climatológicas. As máximas também me parecem (embora não tanto quanto as minimas) irrisórias. Só em condições excepcionais, que acontecem 1 ou 2 vezes por ano, é que sopra N durante o dia e as temperaturas tocam nos 38º (e mesmo assim nem todos os anos). Se isto já é excepcional, valores históricos de 45º nao me parece acertado que sejam sequer ponderados todos os verões...
Não me parece que se instale um regime de ventos N durante o dia q façam escalar a temperatura até aos 40º. Quanto muito, o tipico fohen do final da tarde pode surgir um pouco mais cedo e chegar aos 35º. Durante o dia, parece-me seguro que o regime de brisas, embora fracas, impere, e com brisas do mar a temperatura nunca sobe acima dos 33º (o que já é um forno aliado à humidade). Apenas na região a leste de Tavira o vento N pode marcar presença, aliás já o fez hoje (segundo os dados de VRSA e de Castro Marim, valores de 38º). Quanto às noites, tropicais q.b, mas isso nao é nada de anormal embora de hoje a 5a possa haver alguma dificuldade em suportar.
Como já foi dito, o jetstream está ainda um pouco medirional. seria necessário que a massa de ar sahariana se instalasse em difinitivo por toda a peninsula (e não apenas pelo sul, que é o caso) para que pudessem eventualmente surgir ventos N que tocassem os 40º. Mas vamos ver, nestas coisas já se sabe o grau de incerteza, embora as coisas aqui nunca são de grandes extremos (salvo rarissimas excpeções). Mas atenção à interpretação dos modelos, há sempre que aplicá-los às condições locais. Tomemos o exemplo de um local da Costa Tropical granadina (Andaluzia), Salobreña, que apesar de estar sob uma iso entre 26 e com isos de 28º poucos km acima no interior (que não é o caso do Alentejo), teve 23º minima e 26º de maxima hoje.
Desculpem a testamento, mas acho que devo partilhar a minha opiniao acerca desta previsão "local", tendo em conta o descalabro que alguns dados sugerem.
Resta saber se o vento N não arma uma supresa :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Só não entendo é aonde vocês vêm essas temperaturas para o Algarve no Meteolbue. O WRF do Meteoblue é dos meus modelos mesoescala preferidos (os meteogramas e os mapas do mymapserver, que na homepage nem olho pois não dizem a origem dos dados) e desde de manhã que não encontro lá nada disso. E já se sabe que se ocorrer o tal vento norte com o Alentejo, nem este nem nenhum modelo lida bem com isso. Mas mesmo no mapserver, depois é preciso ter cuidado, por exemplo nos meteogramas se meterem as coordenadas de Olhão ele com o arredondamento mete Olhão dentro de água.

Homepage:

74946923.gif


MapServer NNM/WRF

mb2.gif
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Gostava de saber se há alguma possibilidade de chuva para o fim-de-semana par a Figueira da Foz, uma vez que vou lá passar o meu Sábado.

Levantei esta questão, porque há pouco fui ao site do IM e prevêem aguaceiros...:(
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois não sei muito bem como, mas realmente as previsões directas logo na página de entrada do meteoblue são mais que estranhas..
Ainda hoje vi para Oeiras e tinha mínimas até abaixo dos 10º. Não entendo de onde virão esses valores, pois não são aqueles típicos erros de escolha do ponto errado ou de má interpolação, porque certamente não há nenhum ponto da malha aqui da zona em qualquer modelo decente com valores desses..
:huh:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Gostava de saber se há alguma possibilidade de chuva para o fim-de-semana par a Figueira da Foz, uma vez que vou lá passar o meu Sábado.

Levantei esta questão, porque há pouco fui ao site do IM e prevêem aguaceiros...:(

Está a ser modelada uma superfície frontal a atravessar o NW do Pais durante o dia de Sábado que poderia afectar o litoral oeste na zona centro! mas ainda falta alguns dias ainda pode mudar algo até lá! Por isso vai acompanhando o modelo e aqui o fórum para teres uma melhor ideia de como vai estar.Lá mais para quarta tens uma melhor ideia de como vai estar no fim de semana...mas em principio é isso chuva ou aguaceiros no NW e litoral centro no Sábado e melhor tempo no Domingo, calor é que é para esquecer no fim de semana...