Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009

Tremendo devaneio do ECMWF para quarta feira, é algo que para esta altura do ano seria épico:lmao:.

Tremendo devaneio do ECMWF para quarta feira, é algo que para esta altura do ano seria épico:lmao:.

Não é por nada,mas é o que mesmo? É que tanta exigencia com os posts dos outros e agora uma frase sem explicação nenhuma..Não sei se é chuva fortissima,vento fortissimo,ou frio fora de época :p

Em relação ao vento também acho que é um devaneio, mas ao nível da precipitação é algo que há várias saídas vem sendo mostrado pela esmagadora maioria dos modelos. Segundo o GFS a precipitação poderá ser considerável na noite de Quarta para Quinta no noroeste peninsular.

Pergunta para os mais entendidos: o gradiente térmico que vamos ter na próxima semana, a 850 hpa, com isos abaixo de 10 a noroeste e perto de 30 a sueste da península, não poderá provocar algumas surpresas?

A Cada saída os Meteogramas aumentam a precipitação acumulada no Norte do País, pelos menos para o Porto:

precip190709.png

Que venha, que falta muita falta ! :hehe:

O Instituto de Meteorologia altera as temperaturas em vários graus de um momento para o outro. Ontem davam 32º graus para a zona do Alentejo, hoje dão 37º, isto para o dia de hoje.

É a segunda modificação que verifico idêntica num espaço de 2 dias.

Entretanto, a tendência dos modelos (GFS e ECMWF) para o final da semana não é nada má, ainda por cima tendo em conta que entro de férias nessa altura :): após esta corrente de O/SW tipicamente frontal que aí vem, o calor deverá voltar já a partir de Sábado... tal como aconteceu neste fim de semana... a diferença (espero eu!) é que não dure apenas 3 dias como neste caso... Mas também não estou a ver nenhuma corrente de E/NE significativa para o final da semana... Vamos ver... Mas o calor, esse, parece certo, mesmo no litoral ocidental (acompanhado de nortada mas... é o nosso Verão, desde que ela não seja forte nem fria, até se aguenta :)...).

A precipitação poderá ser generalizada, segundo o IM, com chuva fraca prevista para o Sul do País (de Sines e Beja para cima), e à medida que vamos subindo no mapa vai também subindo a sua intensidade.

A área que vai ser mais afectada pela precipitação (que deverá ser mesmo forte), segundo o IM e os modelos que observei, é o litoral Norte do País (Porto, Braga e Viana do Castelo).