Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

O GFS para já mantém a coerência na run das 6z, continuando a apostar numa entrada fria de nordeste lá para o dia 26:cold: Estamos distantes, tudo pode mudar, mas a verdade é que ainda não mudou:thumbsup:

gfs-1-192_ajo9.png

...

Em relação ao GFS a minha descrença neste modelo é cada vez maior...

...tira tudo de uma run para outra....bah....

Oh vizinho, depende de para quando se quer ver.
Se olharmos muito para lá longe não é só o GFS que põe e tira tudo.
São todos os modelos.É a conversa de sempre:até onde a fiabilidade?
Mas a médio prazo 5, 6, 7 dias desta vez o GFS ganhou claramente pontos ao ECMWF.
Vêja-se o meu post de 16.03.09 neste tópico, em que falava do suspense dada a divergência dos dois modelos e vêja-se agora quem mais se aproxima das previsões de então.
Na altura o GFS continuava a colocar o AA ainda e sempre perto da Ibéria ,enquanto que o Europeu afastava-o bem para Noroeste prometendo assim fartas precipitações para vários dias...lembram-se?
E afinal o que aí vem será a "possibilidade" de alguma precipitação
e com durabilidade de 1 ou 2 dias.
Oh vizinho, nesta partida, claramente:
GFS -1 ECMWF- 0

Haverá desforras ? Concerteza...

Mas o que é que o IM consegue ver para Sexta e Sábado que eu não consigo ver :huh::angry::angry:

Nem mesmo o mapa de precipitação do ECMWF presente no site do IM mostra nada .. a não ser que seja necessário uns binóculos para conseguir ver melhor ...

Será ?? (a probabilidade de chover deve ser prai de 5%):huh:

Eu consigo ver 6ª Sábado e Domingo POSSIBILIDADES, fracas claro, de aguaceiros/trovoadas..
Temos depressão em altitude a W, humidade relativa decente aos 700hPa, uma ligeira "depressão" não fechada à superfície... Até o GFS tem mesmo explicitamente no seu output vestígios de chuva, estão lá.. Portanto não sei porque negas a POSSIBILIDADE.....

Quanto às certezas? Mínimas, não é nenhuma grande situação, e a probabilidade de cair chuva em determinado local específico, em especial do litoral, aí sim, me parece muito pequena.. Agora a probabilidade de algures no país caírem um ou outro aguaceiro, parecem-me a esta distância razoáveis.....

Mesmo que chova alguma coisa no fim de semana mal dará para molhar o chão. A meteorologista que no Domingo foi para a comunicação social anunciar o regresso da chuva para Sexta precipitou-se e voltou a expor o IM às críticas. Deveria saber que previsões a quase uma semana, ainda por cima causadas por uma pequena depressão com colocação incerta e na altura do Equinócio, são bastante falíveis.

Nos dias seguintes há alguma tendência para uma entrada fresca ou fria devido à subida do AA até à Gronelândia, mas há quase dois meses que esta situação está anunciada e nunca aconteceu, portanto, só daqui a 3/4 dias é que se pode ter alguma ideia do que possa acontecer.

Estou completamente farto desta onda de calor, que já é referida pela imprensa:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369689&idCanal=62

Acho que a possibilidade de trovadas e aguaceiros para o proximo fim de semana é cada vez mais reduzida....vamos chegar a um ponto em que não vai haver nada....é a secura total.... o IM deverá alterar a sua previsão dentro em breve...:mad:

....mas....

o GFS promete animação a partir das 300 horas ....:w00t::disgust:

...a não ser que algo mude rápidamente , penso que em certas zonas não vai chover mais até ao fim do mês....infelizmente... talvez um ou outro aguaceiro fraco e disperso no interior :sad:

bem....há que aproveitar o fim de semana pois podem ocorrer aguaceiros especialmente no centro e sul:) ontem exagerei ao criar aquele topico:(afinal é mesmo como eu dizia mas nao queria acreditar, a incerteza global dos modelos e os seus continuos tira poe poe tira acabam sempre com o mesmo resultado:AA
o painel do ensemble:

Mas o que é que o IM consegue ver para Sexta e Sábado que eu não consigo ver :huh::angry::angry:

E que tal pôr as coisas no devido contexto? O ECM previa precipitação já para sexta-feira, e previa desde há vários dias. Na saída das 00z deixou de prever, mudou imenso. Como a saída só está disponível a meio da madrugada e como modelos de mesoescala ainda levam umas horas a ingerir e processar os dados do global, é perfeitamente natural a previsão apesar de ter mudado na origem ainda não se ter reflectido no IM. De qualquer das formas, mesmo sem precipitação no ECM para 6ªfeira, como este agora está praticamente igual ao GFS mantém-se perfeitamente plausível a instabilidade na 6ªf embora fraca no interior centro/sul, e melhores possibilidades para sábado e Domingo.

Evolução do ECM entre ontem e hoje, para a tarde de 6ª feira:

47378886.gif

Para mim já resta poucas ou nenhumas duvidas que vamos ter aguaceiros e trovoadas na sexta ,Sábado e Domingo em especial no Interior!! a temperatura vai voltar a subir quinta e sexta para se manter com valores parecidos ou iguais ao que temos tido...depois do FDS tudo muito incerto mas inclino-me para termos a partir do dia 25 ou 26 uma Nortada ou uma Norestada :p com descida das temperaturas mas pouca instabilidade porque o AA deverá estar perto de mais...:sono:

A única grande diferença que vi na última "run das 0h" da ECM em relação às anteriores será a diminuição da precipitação e convecção a Sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Nunca consegui ver possibilidade noutros locais (especialmente porque vai existir nortada a Norte daquela zona montanhosa).

Eu agora quando estava no meteociel vislumbrei algo muito raro um anticiclone apelidado de AA por cima de um país chamado Portugal durante as próximas 180h :surprise::surprise: será mesmo possível, é algo tão raro, nunca pensei assistir a um fenómeno desta dimensão :eek::eek::eek: :lmao: e para não bastar no meio de toda a estranheza anticiclónica que se irá desenrolar nas próximas 180h, é o facto de que o dito AA irá provocar nortada nesse mesmo país, algo tão raro e mítico por aqueles lados :surprise: :lmao::lmao: a agravar tudo isto está uma azeitona verde por baixo do dito AA, bem afastada de Portugal, que apenas irá provocar alguma coisa nos Açores :lmao::lmao:

Eu agora quando estava no meteociel vislumbrei algo muito raro um anticiclone apelidado de AA por cima de um país chamado Portugal durante as próximas 180h :surprise::surprise: será mesmo possível, é algo tão raro, nunca pensei assistir a um fenómeno desta dimensão :eek::eek::eek: :lmao: e para não bastar no meio de toda a estranheza anticiclónica que se irá desenrolar nas próximas 180h, é o facto de que o dito AA irá provocar nortada nesse mesmo país, algo tão raro e mítico por aqueles lados :surprise: :lmao::lmao: a agravar tudo isto está uma azeitona verde por baixo do dito AA, bem afastada de Portugal, que apenas irá provocar alguma coisa nos Açores :lmao::lmao:

Segundo o Meteoblue será no dia 23 que a nortada irá ter o seu fim.

http://www.meteoblue.ch/index.php?id=187&L=5&did=71

Segundo o Meteoblue será no dia 23 que a nortada irá ter o seu fim.

http://www.meteoblue.ch/index.php?id=187&L=5&did=71

Sim, mas a nortada nem será o forte dos próximos dias, será apenas no fds, o destaque vai uma vez mais para o AA, teríamos mais nortada se a depressão por cima dos Açores não se formasse, assim sendo a situação fica mais tremida ;) ela lá virá, ainda vamos ter muita este ano :D:D

Sim, mas a nortada nem será o forte dos próximos dias, será apenas no fds, o destaque vai uma vez mais para o AA, teríamos mais nortada se a depressão por cima dos Açores não se formasse, assim sendo a situação fica mais tremida ;) ela lá virá, ainda vamos ter muita este ano :D:D

Nem no fds tive a ver o modelo e não vi lá Nortada nenhuma! :shocking: o destaque não é o vento que vai até ser pouco! é a actividade convectiva em especial no interior Sul e centro...não vai ser também como ouvi na televisão "muita chuva muito vento e trovoadas a estragar a praia para quem pensou ir para a praia" nada disso o vento vai ser fraco a moderado a chuva é em forma de aguaceiros com trovoada localizadas ou seja os dias vão estar de sol em muitos locais apenas com cúmulos isto falando no Litoral mas não descartando alguns aguaceiros e trovoada, no interior vai ser mais animado mas também não vai ser generalizado como na televisão querem fazer parecer...é o que eu penso!!

Nem no fds tive a ver o modelo e não vi lá Nortada nenhuma! :shocking: o destaque não é o vento que vai até ser pouco! é a actividade convectiva em especial no interior Sul e centro...não vai ser também como ouvi na televisão "muita chuva muito vento e trovoadas a estragar a praia para quem pensou ir para a praia" nada disso o vento vai ser fraco a moderado a chuva é em forma de aguaceiros com trovoada localizadas ou seja os dias vão estar de sol em muitos locais apenas com cúmulos isto falando no Litoral mas não descartando alguns aguaceiros e trovoada, no interior vai ser mais animado mas também não vai ser generalizado como na televisão querem fazer parecer...é o que eu penso!!

A instabilidade provocar precipitação ?? estás a contar com isso ?? :confused::confused: