Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Para mim as eventuais surpresas poderão surgir na noite de Domingo para Segunda, principalmente aqui no litoral. O GFS prevê alguns mm para essa madrugada, com uma -4 a 850hPa e -35 a 500hPa aqui no Porto. Parece-me uma situação muito interessante e a seguir...

Mas o que começa a ficar quase certo é o facto de as serras aqui do Norte não escaparem a um belo carregamento de neve, particularmente na madrugada de sexta para sábado. Vai ser certamente o caos nas principais estradas do interior norte, ainda para mais tendo em conta o fim de semana prolongado. Acho que deveria haver avisos por parte da Protecção Civil, até porque o comum português não está certamente habituado a conduzir na neve...
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A precipitação em forma de neve logo desde o inicio na sexta-feira está por um fio, mas com o cair da noite as cotas devem descer bastante e devemos ter neve certa durante o sábado, o problema é que no domingo o GFS tem vindo a tirar a precipitação quase toda para cá :(

O meteoblue (run já das 00z) está mesmo no limite. A situação de Bragança será mais uma vez muito interessante de seguir, pois só com as especificidades da zona será possível nevar a essas cotas na 6ªfeira, ou seja, o frio instalado e ocorrer precipitação ainda no sector quente dependendo de quanto frio ainda existir e se é possível ocorrer essa precipitação.

Parece isso que o Meteoblue modela, pelas 9:00 ainda bastante frio, pelas 12:00 precipitação pré-frontal que seria de neve embora fraca, tudo no limite, e depois mais tarde a chegada da frente onde já seria de chuva pois o ar frio instalado seria varrido com a frente.

09/12/15h

braganca-2.jpg



Tudo demasiado no limite, no entanto parece que o ultimo GFS modela a chegada da frente 3 horas mais cedo do que o Meteoblue o que seria um facto importante para Bragança. No sábado para estar quase garantido, e no Domingo faltaria precipitação aí, e na 2ª já com muito noroeste a ficar retido em Espanha.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Não quero ser desmancha prazeres mas acho que (como diz a minha empregada) os astronautas lá em cima andam a mexer no tempo...Juro que se eles voltam a retirar tudo mais uma vez, parto tudo...:angry: :disgust: A run das 18z é novamente meia mer**sa e começa paulatinamente a tirar o frio das proximas horas/dias, e mantém apenas para sabado, sendo que sabado ainda fica a 96h de distância e como sabemos, eles são pródigos em alterar tudo no dia anterior..O que me vai valendo de consolo é a concordância entre todos os meio meteorológicos europeus que vão anunciando quase como certo este acontecimento...Enfim, espero não ter que me chatear...:sad:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não quero ser desmancha prazeres mas acho que (como diz a minha empregada) os astronautas lá em cima andam a mexer no tempo...Juro que se eles voltam a retirar tudo mais uma vez, parto tudo...:angry: :disgust: A run das 18z é novamente meia mer**sa e começa paulatinamente a tirar o frio das proximas horas/dias, e mantém apenas para sabado, sendo que sabado ainda fica a 96h de distância e como sabemos, eles são pródigos em alterar tudo no dia anterior..O que me vai valendo de consolo é a concordância entre todos os meio meteorológicos europeus que vão anunciando quase como certo este acontecimento...Enfim, espero não ter que me chatear...:sad:

Frio n interessa a ninguém (tou a brincar :p)... Eu quero é vento, chuva e trovoada. :p
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Não quero ser desmancha prazeres mas acho que (como diz a minha empregada) os astronautas lá em cima andam a mexer no tempo...Juro que se eles voltam a retirar tudo mais uma vez, parto tudo...:angry: :disgust: A run das 18z é novamente meia mer**sa e começa paulatinamente a tirar o frio das proximas horas/dias, e mantém apenas para sabado, sendo que sabado ainda fica a 96h de distância e como sabemos, eles são pródigos em alterar tudo no dia anterior..O que me vai valendo de consolo é a concordância entre todos os meio meteorológicos europeus que vão anunciando quase como certo este acontecimento...Enfim, espero não ter que me chatear...:sad:

À primeira vista a run das 18h não me parece ter grandes alterações :huh:

Aliás, até me parece melhor já que mete mais precipitação no Domingo
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Frio n interessa a ninguém (tou a brincar :p)... Eu quero é vento, chuva e trovoada. :p

frio até nem interessa muito o que interessa é o resto e o resto está a manter-se bom.
acho que apartir da prox run os modelos já nao terao mais nada em que mexer e vao entrar todos em concordancia ou seja frio, chuva e vento moderados a fortes, neve acima dos 800m e em abundancia, mar grande e possiveis trovoadas desde sexta ás 12h até terça/quarta.
depois desse periodo ainda está tudo indefenido mas talvez venha a corrente perturbada de oeste com as frentes associadas e temperaturas amenas.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
frio até nem interessa muito o que interessa é o resto e o resto está a manter-se bom.
acho que apartir da prox run os modelos já nao terao mais nada em que mexer e vao entrar todos em concordancia ou seja frio, chuva e vento moderados a fortes, neve acima dos 800m e em abundancia, mar grande e possiveis trovoadas desde sexta ás 12h até terça/quarta.
depois desse periodo ainda está tudo indefenido mas talvez venha a corrente perturbada de oeste com as frentes associadas e temperaturas amenas.

Espero que tenhas razão. :w00t:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
frio até nem interessa muito o que interessa é o resto e o resto está a manter-se bom.
acho que apartir da prox run os modelos já nao terao mais nada em que mexer e vao entrar todos em concordancia ou seja frio, chuva e vento moderados a fortes, neve acima dos 800m e em abundancia, mar grande e possiveis trovoadas desde sexta ás 12h até terça/quarta.
depois desse periodo ainda está tudo indefenido mas talvez venha a corrente perturbada de oeste com as frentes associadas e temperaturas amenas.

isso são boas noticias então :thumbsup:
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
À primeira vista a run das 18h não me parece ter grandes alterações :huh:

Aliás, até me parece melhor já que mete mais precipitação no Domingo

Pois, mas uma coisa é para domingo outra é a mais curto prazo...Basta pensarmos como é que estavam os modelos para amanha e depois aqui à 2 dias atrás e comparar..As tendências continuam lá, mas a realidade não se está a verificar como os modelos a estão a prever!:hehe::rolleyes:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
À primeira vista a run das 18h não me parece ter grandes alterações :huh:

Aliás, até me parece melhor já que mete mais precipitação no Domingo

A mim também. Mantém-se tudo parecido nas últimas 3 runs, o que não é mau, esta até meteu um pouco mais de precipitação nalguns locais no Domingo e ainda mantem a bolsa de -35ºC na 2ªfeira no noroeste que eu pensei que desaparecesse pois tem sido um outlier no ensemble.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A mim também. Mantém-se tudo parecido nas últimas 3 runs, o que não é mau, esta até meteu um pouco mais de precipitação nalguns locais no Domingo e ainda mantem a bolsa de -35ºC na 2ªfeira no noroeste que eu pensei que desaparecesse pois tem sido um outlier.

sabes o q penso da bolsa de -35Cº..acho que vai favorecer e muito a convecção pois o gradiente entre os 10Cº da T a 2m, os -1Cº da T nos 850hpa e dessa bolsa de ar com -35Cº nos 500hpa vai ser bastante favoravel (estou a pensar na regiao de lis).
pensando nisto até é possivel que os modelos metam mais água nas prox runs( já o fizeram pa domingo) e mantenham o resto....seria uma situação interessante:rolleyes:
portanto é isso chuva , vento , neve( cotas medias e altas) e frio até terça/quarta
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Após verificar os modelos realço os seguintes aspectos:

  • Bolsa de ar frio intensa (-30ºC a -35ºC). Pouco comum mesmo em Janeiro
  • Isobaras a 500hPa em fase com as isobaras a 1000hPa. Produzindo um fluxo polar constante e directo em todas as camadas da atmosfera.
  • Toda a trajectória dos ventos que chegam a Portugal tem um acentuado percorrido marítimo logo muita humidade
  • Geopotencial a 500 hPa extremamente baixo. Ainda mais raro que a temperatura referido no primeiro ponto

Com isto tudo ou sai um verdadeiro bluf (que foi o que aconteceu em 99% das entradas que tenho seguido nos últimos 8 anos) ou então temos algo monumental às portas... a ver vamos.