Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O ECM tem a precipitação aberta hoje, é aproveitar a borla
http://www.ecmwf.int/samples/d/banner/page.html


ecm.gif

É engraçado este mapa de precipitação ... parece que temos aqui uma parede :D
Mas, vamos a ver, isto está sempre a mudar e amanhã temos uma nova rodada !!
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,242
Local
Oeiras / VN Poiares
O único modelo que se tem mantido estável nas últimas horas é a run paralela do GFS que é muito boa aqui para o sul. A run operacional alterna entre o muito e o pouco, enquanto que o ECM alterna entre o pouco e o nada. Ainda falta algum tempo, a indecisão manter-se-á por mais algumas horas.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Para já o IM aumenta a expectactiva para o fim de semana...


Continente

Actualizado a 11 de Novembro de 2009 às 9:20 UTC
Previsão para Sábado, 14 de Novembro de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
forte (35 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 80 km/h nas terras
altas.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura máxima na Região Sul.

METEOROLOGISTAS: Pedro Reis Vieira/ Madalena Rodrigues

Actualizado a 11 de Novembro de 2009 às 9:20 UTC



É um pouco generalista tendo em conta os modelos mas vamos ver...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para já o IM aumenta a expectactiva para o fim de semana...


Continente

Actualizado a 11 de Novembro de 2009 às 9:20 UTC
Previsão para Sábado, 14 de Novembro de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
forte (35 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 80 km/h nas terras
altas.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura máxima na Região Sul.

METEOROLOGISTAS: Pedro Reis Vieira/ Madalena Rodrigues

Actualizado a 11 de Novembro de 2009 às 9:20 UTC



É um pouco generalista tendo em conta os modelos mas vamos ver...

É uma previsão correcta tomando em atenção que se trata da previsão descritiva e não significativa !
Como podemos observar pelo ECM para Sábado este site dá chuva para o sul, não chega é segundo eles ao Algarve ou se chegar é prai 1 mm !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
há que ter em consideraçao que a precipitaçao é um parametro meteorologico dos mais dificeis de prever, sendo portanto susceptivel a erros por vezes grosseiros especialmente em situaçoes convectivas;).
como ja foi referido esta frente e as que se seguem são algo complexas pois são estacionarias e interagem com massas de ar instaveis e pequenos vortices provenientes de SW, devido a isto é possivel o cenario de ocorrencia de ciclogenese que afectaria o continente ( como o cenario da run do GFS das 00z).
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,182
Local
Setúbal
O que estou a achar mais engraçado é a frente estacionaria no norte e centro no sabado com grandes quantidades de precipitação.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não sei se melhorou, no GFS agora está menos interessante na 3f. Por exemplo é bastante a diferença entre a saída das 00z e as 06z, "apenas" passou de uma pequena ciclogenese a SW para a dorsal do AC dos Açores começar a entrar, tendo precipitação mas bem mais pacífica. Tanto trabalho a empurrar a dorsal africana para agora entrar a atlântica já na 3ªfeira. Mas nos dias anteriores mantém-se forte, pelo menos norte e centro.

75718339.gif



Deixo aqui esta animação do GFS das 00z que estava espectacular em termos atmosféricos

(clicar)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
A Minha opinião em relação a esta saida é que embora tenham retirado mais percipitação, a mesma está mais generalizada para todo o território:), o que acho que é melhor:thumbsup:.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A Minha opinião em relação a esta saida é que embora tenham retirado mais percipitação, a mesma está mais generalizada para todo o território:), o que acho que é melhor:thumbsup:.

mas só tirou a partir de 3/4f...ate la ate meteu mais;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não vale a pena discutir qual meteu mais porque isto ainda vai mudar .... e creio que somente amanhã á tarde teremos uma verdadeira noção de como vai ser distribuida a precipitação e com que intensidade.

Eu sinceramente tb acho que tirou um pouco não muito é certo mas algo entre Sexta e Terça particularmente Segunda e Terça disso não tenho dúvidas !!
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
A instabilidade modelística é grande, o que se compreende dado ser uma situação atmosférica complexa com a interacção de frentes típicas com sistemas e fluxos subtropicais.
Assim sendo, não vou fazer mas análise em cada run pq nao tarda na há teclado :D
A tendência está presente, o evento vai acontecer, mas pormenores e localizações ainda é prematuro.
De referir a espectacularidade da run das 00 do GFS, aquela ciclogénese a SW alimentada por um fluxo das Canárias/Marrocos seria a melhor coisinha a passar por cá nos últimos tempos... :w00t:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.