Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
sim, levante, aquela ciclogenese era um mimo:D
mas nao esqueçamos que o potencial esta lá, a frente continua bem forte e praticamente estacionaria sendo que o fluxo instavel de SW permanece;) o jet permanece favoravel havendo alguma divergencia em altura...talvez amanha ou ate na proxima run haja uma surpresa :)
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
A instabilidade modelística é grande, o que se compreende dado ser uma situação atmosférica complexa com a interacção de frentes típicas com sistemas e fluxos subtropicais.
Assim sendo, não vou fazer mas análise em cada run pq nao tarda na há teclado :D
A tendência está presente, o evento vai acontecer, mas pormenores e localizações ainda é prematuro.
De referir a espectacularidade da run das 00 do GFS, aquela ciclogénese a SW alimentada por um fluxo das Canárias/Marrocos seria a melhor coisinha a passar por cá nos últimos tempos... :w00t:

Realmente os modelos estão impróprios para cardíacos, se a run das 0 era magnífica a run das 6 tirou tudo e reduziu a uns insignificantes 2 mm e é uma run mete outra tira, mas a melhor era a run das 18 o 2ºpainel e a run das 00 no 1º painel.. Amigo Levante que saudades de ver o túnel cheio de água e a 125 um ribeiro.:D:unsure:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bem o desespero é bem grande!

Esqueçam esta saida! Ainda por cima a médio prazo tem um erro na colocação das isobaras com SW a NO da peninsula(Portugal), e logo leste a sul(Algarve) isto tudo à superficie, e depressões em todo lado no norte de Africa:lol:.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Atenção que o pessoal quase só está a olhar para previsões do GFS..
A este curto-prazo sim já é razoavelmente garantido claro, e à partida imagino que ande perto da realidade..
Mas queria realçar que há modelos (embora menos fiáveis) que até põem a frente a tocar de raspão e a voltar para trás, com o bloqueio do AA a Este a evitar o dilúvio que dá o GFS..
Ou seja, certamente a maior probabilidade é esse cenário de muita chuva em especial no Norte se confirmar, mas num "ensemble de modelos" ainda há "membros" a enxotar a frente e a chuva forte mais para Oeste..

Portanto, tendo em conta que esse cenário de total "flop" me parece já altamente improvável, há ainda a ter em conta desvios nas próximas previsões que para muito menos chuva do que a prevista pelo GFS, como para um autêntico dilúvio ou num sítio ou noutro bastante diferente ainda são bem possíveis....
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
O que dizer da última run do GFS, bombástica para uns, frustrante para outros:

gfsgraphicl.png


gfsgraphic.png
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Para quem detesta chuva será basicamente um fim-de-semana para estar fechado em casa :D

gfspiprec078p.png
gfspiprec084p.png


gfspiprec090p.png
gfspiprec096p.png


gfspiprec102p.png
gfspiprec108p.png


gfspiprec114p.png
gfspiprec120p.png

Acho que já lhe/te perguntei uma vez onde conseguir estas imagens, mas acho que não tive resposta...:huh:

--------------------------------

O meteograma para Viseu está uma porcaria:

gfsgraphicphp.png


O GFS só rouba, mas o ECM está bem mais positivo...:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As cartas do GFS Meteopt (ainda) não estão publicas.



Comparativo das 4 últimas saídas do GFS em termos de precipitação acumulada (cm) em 180 horas (7 dias e meio)

gfs.gif



E já agora como o rozzo referiu, há modelos com o cenário diferente, como o NGP e parece-me que também o UKM.
O NGP tem este cenário que seria frustrante:

ngp.gif
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
É verdade hotspot esta run é bombástica para esta zona toda desde a zona centro até um pouco a baixo de Setúbal a frente fica estacionada :D por mim não mexia mais :p :p 98,3mm em Setúbal em apenas dois dias sendo quase toda em 6 horas :surprise: a run das 18 vai mostrar outra coisa mas pronto é bom ver estas saídas e cada vez mais perto do dia menos margem tem de falhar :)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
É verdade hotspot esta run é bombástica para esta zona toda desde a zona centro até um pouco a baixo de Setúbal a frente fica estacionada :D por mim não mexia mais :p :p 98,3mm em Setúbal em apenas dois dias sendo quase toda em 6 horas :surprise: a run das 18 vai mostrar outra coisa mas pronto é bom ver estas saídas e cada vez mais perto do dia menos margem tem de falhar :)

SE viessem os 185.1mm previsto à 4runs anteriores, na qual Setúbal tinha acho que 123.5mm, era bem melhor, não achas?;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
SE viessem os 185.1mm previsto à 4runs anteriores, na qual Setúbal tinha acho que 123.5mm, era bem melhor, não achas?;)

Não sei não tenho visto bem os modelos nos últimos dias devido a não estar por casa...mas se cair 100mm em dois dias seria uma fartura não me ia saber a pouco já me contentava com 70mm ou 80mm e já seria muita muita agua :)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
SE viessem os 185.1mm previsto à 4runs anteriores, na qual Setúbal tinha acho que 123.5mm, era bem melhor, não achas?;)

Pedro, acho que é um verdadeiro crime dizeres que o 117mm para Viseu é uma porcaria, quando nós aqui temos 0mm previstos :huh:
Ainda bem que vai chover (e bem) em grande parte do país, mas acho quase ofensivo perante a escassez verificada e prevista para cá dizeres que esse valor é uma porcaria só porque retiraram alguns mm...
On-topic: está a modelar-se aquilo que eu temia - uma crista anticiclonica a influencia o sul da PI e a subida da dorsal africana, que parecem manter a banda de precipitação demasiado a Norte para a tão desejada democratização... mas ainda falta :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pedro, nao achas suficiente 99-100mm em dois ou três dias?? queres quê..150mm? tens noçao do que é esse amount em pouco mais que 72h ??
no dia 18/2/08 previam 60mm pra lx e cairam 144mm...viste o que aconteceu nao?
estas frentes sao poderosas e estacionarias...um evento convectivo mais forte aliado por exemplo á preia-mar pode ser catastrofico!!
é verdade que uma boa parte da culpa das inundaçoes é mau planeamento...mas memo assim...
eu por mim caiam 200mm mas era se tivesse a certeza q nada aconteceria de mal ás pessoas;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
On-topic: está a modelar-se aquilo que eu temia - uma crista anticiclonica a influencia o sul da PI e a subida da dorsal africana, que parecem manter a banda de precipitação demasiado a Norte para a tão desejada democratização... mas ainda falta :thumbsup:

Sim, e parece-me que a mudar até lá será mais de roubar ao centro do que dar ao sul, mas isso já sou eu em modo de contenção de danos psicológicos para não ter uma grande queda nas expectativas :lol:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.