Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

]ToRnAdO[;92190 disse:
Os modelos estao em indecisão das 6z para 12z ... temos de aguardar... os das 18z ja sabemos que é o exagero... mas apenas estamos a estudar e a debater as possibilidades... tal como a grande depressao que os ultimos modelos nos informam...
Os ultimos modelos darião algo isolado sobre a peninsula... e estes dão algo mais potente em duas localizaçoes- Atlantico e Europa central..
E Portugal sera sempre afectado... estou apenas a discutir algo ainda longicuo e em aberto... mas sao os padroes...
;)

Não sei então que te referes, devemos estar a falar de coisas diferentes, não estou a entender o que dizes.

]ToRnAdO[;92190 disse:
Os modelos estao em indecisão das 6z para 12z ... temos de aguardar... os das 18z ja sabemos que é o exagero... mas apenas estamos a estudar e a debater as possibilidades... tal como a grande depressao que os ultimos modelos nos informam...

Os ultimos modelos darião algo isolado sobre a peninsula... e estes dão algo mais potente em duas localizaçoes- Atlantico e Europa central..

E Portugal sera sempre afectado... estou apenas a discutir algo ainda longicuo e em aberto... mas sao os padroes...

;)

Vais ter que dizer quais são os modelos onde é que são diferentes, porque assim eu não percebo. A primeira parte é escrito uma coisa, na segunda é outra, tens que te decidir.

Vais ter que dizer quais são os modelos onde é que são diferentes, porque assim eu não percebo. A primeira parte é escrito uma coisa, na segunda é outra, tens que te decidir.

Consegues no historico (das 6z)os modelos GFS a depressao que vem de NE/E vindo do Centro de europa a partir das 290horas??

Ai esta tudo..:thumbsup:

É melhor não olharem para esta run do GFS se não correm o risco de dormir mal esta noite :lol: :angry: Isto é simples tudo vai depender do Anticiclone se estiver mais perto de Portugal vai empurrar tudo para Leste que foi o que aconteceu nesta saída das 18 ...se estiver o anticiclone mais para Oeste então temos boas hipóteses de apanhar com alguma coisa interessante :cold: tão simples como isto :p

É melhor não olharem para esta run do GFS se não correm o risco de dormir mal esta noite :lol: :angry: Isto é simples tudo vai depender do Anticiclone se estiver mais perto de Portugal vai empurrar tudo para Leste que foi o que aconteceu nesta saída das 18 ...se estiver o anticiclone mais para Oeste então temos boas hipóteses de apanhar com alguma coisa interessante :cold: tão simples como isto :p

Concordo amigo miguel...

Mas vamos meter os cenarios em aberto...embora nao goste do frio e longe de mim ele... mas é sempre uma situação interessante de se debater!!:D

]ToRnAdO[;92200 disse:
Falo disto ecw:
... E que nos modelos das 6z mostrariam em cima de Portugal por completo...

O que mostras é isto:

nortesu0.jpg

Entrada típica de norte ou nordeste, já este ano as tivemos, situação mais vulgar no Inverno do que no Outono obviamente, geralmente não gostamos delas pois a neve fica-se pelas montanhas do norte de Espanha apesar das cotas interessantes em Portugal.

E não me recordo de ver nada de radicalmente diferente nas run das 06z, além do mais runs de modelos é diferente da realidade, ainda para mais deves saber que as runs das 06z e a das 18z a médio/longo prazo tendem a sonhar mais do que as outras pois não são alimentadas com observações, são apenas um "step forward" do run anterior que esse sim teve dados reais a entrar no modelo. Isto falando do GFS, que o Europeu não tem essa filosofia e mantem apenas 2 runs diários.

O que mostras é isto:

Entrada típica de norte ou nordeste, já este ano as tivemos, situação mais vulgar no Inverno do que no Outono obviamente, geralmente não gostamos delas pois a neve fica-se pelas montanhas do norte de Espanha apesar das cotas interessantes em Portugal.

E não me recordo de ver nada de radicalmente diferente nas run das 06z, além do mais runs de modelos é diferente da realidade, ainda para mais deves saber que as runs das 06z e a das 18z a médio/longo prazo tendem a sonhar mais do que as outras pois não são alimentadas com observações, são apenas um "step forward" do run anterior que esse sim teve dados reais a entrar no modelo. Isto falando do GFS, que o Europeu não tem essa filosofia e mantem apenas 2 runs diários

Tens de me ensinar a fazer essa junçao de imagens...:D

Eu confio muito nas das 6z e 12z e desconfio muito na 00z e 18z..

Somos opostos ai... mas o que estranhei foi a depressao isolada a vir de NE -> a partir do norte de França a descer á espanha e chegando a portugal... era isso que dava o das 6z!

Não podemos olhar só para um modelo por muito que ele tenha tido sucesso em alguns momentos do passado.
Também outros o tiveram.
A discussão à volta de qual será a melhor actualização ,de um só modelo parece-me redutora .
Se nos últimos 10 dias bastava olhar para um e viam-se todos,e de facto , quando há esta consonância há mais fiabilidade,para a semana já diversos cenários são admitidos .
E aí regressa o fascínio de não saber ainda e já tão perto,
se a depressão que recua, que vem de nordeste trará algum Inverno, ou se o Anticiclone dos Açores impedirá tal veleidade .
Entretanto,saía-se aí mais um mini-Verão de S.Martinho
para a mesa do canto Sudoeste da Europa,se faz favor!

Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Oh Mário Barros, deves ter-te enganado pois estas tuas figuras encaixariam melhor no tópico Previsão do Tempo e Alertas ....
Era só isso .... não vamos fugir ao Tópico !!!

nortesu0.jpg

Tornado: Como o Vince disse essas entradas são normais no Inverno e muito desejadas por estas bandas. Este tipo de entradas de NE é o mais desejado em Janeiro porque foi o que levou a nevar a cotas baixas em Portugal nos últimos invernos. Se a depressão descer a Oeste da França tanto melhor porque trás mais precipitação mas por outro lado tira um pouco de frio.

o devaneio continua e a depressao esta-se a tornar atroz.
o ecm esta a prever uma bruta tempestade de inverno para todo o sul da europa incluindo portugal que deverá lavar com muito e violento vento e precipitaçao abundante só para nao falar do frio com temperaturas minimas ( em lisboa) pouco abaixo de 10Cº E maximas proximo aos 15Cº ( esta é apenas a minha opiniao).
frentes sucessivas e fortes atrevessarao o pais com ventos nos 850hpa muito fortes, o ar frio fara com que a cota de neve baixe para altitudes proximas aos 1000m.
cá para mim tudo isto torna-se a cada dia que passa mais provavel.

o devaneio continua e a depressao esta-se a tornar atroz.
o ecm esta a prever uma bruta tempestade de inverno para todo o sul da europa incluindo portugal que deverá lavar com muito e violento vento e precipitaçao abundante só para nao falar do frio com temperaturas minimas ( em lisboa) pouco abaixo de 10Cº E maximas proximo aos 15Cº ( esta é apenas a minha opiniao).
frentes sucessivas e fortes atrevessarao o pais com ventos nos 850hpa muito fortes, o ar frio fara com que a cota de neve baixe para altitudes proximas aos 1000m.
cá para mim tudo isto torna-se a cada dia que passa mais provavel.

Apresenta as imagens pois nem todos os leitores sabem onde vais buscar essa informação e além disso apresentar as imagens fundamenta muito melhor o que o dizes ...

Na minha opinião pessoal eu não confio no ECMWF !!
Prefiro o GFS, pelo menos a médio, longo prazo ....