Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

resta esperar para ver no que vai dar.. daqui a 3 dias acho q ja podemos chegar a alguma conclusao..
nao se esqueçao que estamos no fim de outubro e sinceramente nao me parece que tenho força suficiente para cota 700m...
uma coisa é certa estas entradas de nordeste por natureza sao extremamente frias e se nao houver precipitaçao o pessoal de tras-os-montes podera ver novamente aqueles rios da regiao congelados..

p.s-é um bom pronuncio para este inverno.

Boa tarde a todos.
Sei que vem aqui pessoas com algum conhecimento em meteorologia, outras possivelmente até formadas… mas ver pessoas a defenderem meras opiniões
porque a tendências são essas, acho na minha mera opinião que só se esta a descredibilizar o fórum. Calma e prudência nunca fez mal a ninguém e esperemos então essa descida para terça feira da semana que vem … mas sem exageros para depois não haver decepções como já tem sido habito ultimamente.
Um bom fim de semana.
-jf-

Fundamenta por favor ilustrando com os teus cálculos da cota de neve com precipitação de forma a percebermos como chegaste a esses valores. Obrigado.

Vou tentar fundamentar numa maneira muito simples com simples factores :

Temp_2m : 8Cº

Por cada 100m de altura a temp_desce -0.6ºC em media;

Factor arrefecimento de vento - verificar tabela (que não sei de mometo de cor)

Uma media de temp a meio do dia de 8ºC no norte e centro interior, em zona montanhosa de 600m a temperatura descerá 3.6Cº que plea diferença teremos a 600m 4.4ºC de media-->com factor vento forte poderá andar a rondar os 0ºC ou ligeiramente menos... e com precipitação = Neve a partir desses pontos!

Isto baseando na temp_2m solo em quase todo o interior e algumas zonas menos interiores..

Acho que me expliquei de forma mais simples e leiga!

Agora e tudo uma questaõ de AA!

]ToRnAdO[;92294 disse:

Uma media de temp a meio do dia de 8ºC no norte e centro interior, em zona montanhosa de 600m a temperatura descerá 3.6Cº que plea diferença teremos a 600m 4.4ºC de media-->com factor vento forte poderá andar a rondar os 0ºC ou ligeiramente menos... e com precipitação = Neve a partir desses pontos!

Isto baseando na temp_2m solo em quase todo o interior e algumas zonas menos interiores..

Não percebi!

Nesta run o AA voltou a nos trocar as voltas ao vir mais para Este :angry: a ver o que nos diz o ECM daqui a pouco.Porque o GFS anda muito soft mas as tantas é o que está mais correcto :(

]ToRnAdO[;92294 disse:

Não deu mesmo para perceber nada Tornado, desculpa lá dizer isso, mas é a realidade.
Tens um tópico que aborda variados aspectos sobre o tema onde tens acesso a tabelas e a um link com uma calculadora que o Gran Nevada uma vez deixou:
-> Formação de Neve, Cálculo Cota e Temperaturas
Para além disso tens saídas das cotas do GFS, por exemplo aqui:
http://www.wetter3.de/animation.html (Schneefallgrenze)
Noutros modelos tens que fazer contas, isto se tiveres acesso aos dados todos. No fim verás que isto se calcula de uma forma que nada tem a ver com o teu raciocínio de calcular cotas a partir das temperaturas da superfície e do vento.

De 6 modelos, 5 deles até ao momento não tem cotas que se comparem a esses 500/600 metros e já nem falo da falta de precipitação nalguns deles, e o outro, o ECMWF, nenhum de nós tem acesso aos dados necessários que permitam calcular as cotas deste. Faz lá um esforço em informar correctamente.

Nesta run o AA voltou a nos trocar as voltas ao vir mais para Este :angry: a ver o que nos diz o ECM daqui a pouco.Porque o GFS anda muito soft mas as tantas é o que está mais correcto :(

Esta saída do GFS aniquilou praticamente tudo, não só sobe as cotas empurrando tudo para Espanha e Itália, como tira os resquícios de precipitação que ainda havia nalguns locais com frio. Um cenário bastante lógico de qualquer forma.
O ECMWF ao contrário do que é habitual já era o mais "aventureiro" de todos os modelos a que temos acesso, agora com o GFS a empurrar ainda mais o AA para cá estou em crer que nas próximas duas saídas o ECMWF também vai recuar. Seria um interessante combate para assistir se o ECM continuar com a dele. Mas aguardemos pelo cozinhado dos modelos nos próximos dias a ver se a gente gosta do prato.

Esta saída do GFS aniquilou praticamente tudo, não só sobe as cotas empurrando tudo para Espanha e Itália, como tira os resquícios de precipitação que ainda havia nalguns locais com frio. Um cenário bastante lógico de qualquer forma.
O ECMWF ao contrário do que é habitual já era o mais "aventureiro" de todos os modelos a que temos acesso, agora com o GFS a empurrar ainda mais o AA para cá estou em crer que nas próximas duas saídas o ECMWF também vai recuar. Seria um interessante combate para assistir se o ECM continuar com a dele. Mas aguardemos pelo cozinhado dos modelos nos próximos dias a ver se a gente gosta do prato.

E assim direi por hoje … hera ( mais ) uma vez um sonho que se tornou pesadelo para muito e boa gente …….
eheheheheh
-jf-
:lmao:

E assim direi por hoje … hera ( mais ) uma vez um sonho que se tornou pesadelo para muito e boa gente …….
eheheheheh
-jf-
:lmao:

Mas quem disse que já era?

Pode não ser assim...

ainda é muito cedo e o GFS tem sempre a mania de tirar/pôr/tirar/pôr/tirar/pôr....:lmao::lmao::lmao:

É possivel que nas próximas runs o cenário volte a mudar e na minha opinião só se poderá ter quase a certeza 2 ou três dias antes....

Deixem sair ( como diz o Vince o ECM para ver) e sobertudo deixem avançar mais uns dias...lá para domingo veremos como andam as runs...:thumbsup:

Bem, o Vince escreveu que iria recuar o ecmwf, e eu concordava com tal pensamento, mas nesta run(12) acabou por baralhar a longo prazo. Certo em todas as previsões, e até o dia 28 elas têm uma margem de erro reduzida no há de advir mas a partir dai é que se complica tudo.

Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Os modelos continuam engraçados :lmao: sonhadores como é claro.

Uma situação destas, ocorre de século em século em Portugal :lmao: frio ?? não em terra lusas.

Lá para meio de Novembro já acredito em frio, finais de Outubro dificilmente acontecerá.

Mesmo assim não sei vince. Vai entrar bastante ar frio. Haverá 2/3 dias gelados e a cunha anticiclonica naquela posição não parece querer sair de lá tão cedo. Pode cortar o nordeste/continental mas mesmo o noroeste pode dar um bom inverno ainda que seja no outono... Vai haver tempo a gosto de todos :cold::rain: