Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Mário Barros, às vezes queremos tanto uma coisa que acabamos por vê-la, embora ela na realidade não exista.

Todo esse frio que vês, não será mais que o insuficiente para a época.
Repara na previsão da temperatura à superfície para a próxima semana.
A anomalia na Europa rondará os +2ºC.

temp4.png
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,167
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Apenas Algarve?? o Alentejo vai ver as melhores trovoadas no sábado ao fim da tarde.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

O GFS aponta para Sabado no Algarve um cenario de muitissima chuva :rain:
Penso que será de esperar por novos modelos para ver o grau de fiabilidade:cool:.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

O GFS aponta para Sabado no Algarve um cenario de muitissima chuva :rain:
Penso que será de esperar por novos modelos para ver o grau de fiabilidade:cool:.



Vamos ver o que as próximas saídas dos modelos nos dizem, mas como já se sabe e vimos isto na Dulce e na Esmeraldina, as quantidades de precipitação variaram sempre até ao acontecimento, ora vinha tudo ou aquase nada. Vamos aguardar, o que parece certo é a subida da temperatura até ao fim-de-semana.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Entao é assim, o GFS preve muita chuva pro Algarve no fds... fui consultar o windguru, geralmente bastante fiável no que diz respeito aos dias em q vai chover (mas não em relação a quantidades de precipitação). Dias antes da esmeraldina, o guru apontava pra 8mm precipitação no espaço de 3h aqui pra Ria Formosa, e foi o que foi... neste momento vejo lá 41,9 mm para sábado das 19 às 22 :surprise: 2 conclusoes: ou o guru assustou-se com o que a esmeraldina largou e quer corrigir suas previsoes pra nao pecarem por defeito... ou vamos ter pancada séria! :shocking: Mas que vai haver qualquer coisa, acho q não há mtas duvidas!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Mário Barros, às vezes queremos tanto uma coisa que acabamos por vê-la, embora ela na realidade não exista.

Todo esse frio que vês, não será mais que o insuficiente para a época.
Repara na previsão da temperatura à superfície para a próxima semana.
A anomalia na Europa rondará os +2ºC.

Pois, mas eu não me referi apenas há Europa mas sim ao geral, isto é, todo o hemisfério norte...as coisas estão equilibradas :cool:


 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Entao é assim, o GFS preve muita chuva pro Algarve no fds... fui consultar o windguru, geralmente bastante fiável no que diz respeito aos dias em q vai chover (mas não em relação a quantidades de precipitação). Dias antes da esmeraldina, o guru apontava pra 8mm precipitação no espaço de 3h aqui pra Ria Formosa, e foi o que foi... neste momento vejo lá 41,9 mm para sábado das 19 às 22 :surprise: 2 conclusoes: ou o guru assustou-se com o que a esmeraldina largou e quer corrigir suas previsoes pra nao pecarem por defeito... ou vamos ter pancada séria! :shocking: Mas que vai haver qualquer coisa, acho q não há mtas duvidas!



O windguru geralmente vai buscar informação ao fnmoc.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Pois, mas eu não me referi apenas há Europa mas sim ao geral, isto é, todo o hemisfério norte...as coisas estão equilibradas :cool:

Não muito.... O pelo menos não durante os próximos dias.
Tirando o leste do continente americano e o sul da Gronelândia, todo o hemisfério andará acima da média.

temp2.png

temp5.png

temp11.png


No que toca a previsões de frio, não há para já muitas razões para se ficar contente.

Melhores dias virão;)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

O windguru geralmente vai buscar informação ao fnmoc.

Não sabia qual era a fonte do windguru, mas também nao era isso que estava em causa. Só estava a evidenciar há concordância na previsão de algo forte no Sábado para o Algarve, e acima de tudo a evidenciar que sempre acompanhei o guru e nunca vi um previsão de 41,9mm nem coisa que se pareça, daí a minha interior "questão de retórica" :D
Quanto à fonte do windguru ser o fnmoc, nao sabia, mas fui agora consultar esse mesmo modelo que, supreendentemente ou não, nao aponta precipitação considerável, ficando tudo pela costa se de Espanha. :huh: Será mesmo a fonte do guru?
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Não sabia qual era a fonte do windguru, mas também nao era isso que estava em causa. Só estava a evidenciar há concordância na previsão de algo forte no Sábado para o Algarve, e acima de tudo a evidenciar que sempre acompanhei o guru e nunca vi um previsão de 41,9mm nem coisa que se pareça, daí a minha interior "questão de retórica" :D
Quanto à fonte do windguru ser o fnmoc, nao sabia, mas fui agora consultar esse mesmo modelo que, supreendentemente ou não, nao aponta precipitação considerável, ficando tudo pela costa se de Espanha. :huh: Será mesmo a fonte do guru?

O windguru modela 2 vezes por dia(00) e (12), e o fnmoc 4 vezes:), e nesta ultima run(06) não dá grande quantidade de precipitação, mas na (00) já mostrava valores consideraveis de precipitação:).
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

O windguru modela 2 vezes por dia(00) e (12), e o fnmoc 4 vezes:), e nesta ultima run(06) não dá grande quantidade de precipitação, mas na (00) já mostrava valores consideraveis de precipitação:).

Já agora acrescento: Não só o windguru como outros sites de previsao baseados em modelos tais como o accuweather e o freemeteo entre outros actualizam menos vezes ao dia do que os modelos que lhes servem de inspiração. Por isso, apesar de serem bons sites de consulta de previsões, têm que ser sempre analisados com atenção uma vez que podem estar constantemente desactualizados. ;)
 

windgirl

Cirrus
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
4
Local
Lisboa, Portugal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Já agora acrescento: Não só o windguru como outros sites de previsao baseados em modelos tais como o accuweather e o freemeteo entre outros actualizam menos vezes ao dia do que os modelos que lhes servem de inspiração. Por isso, apesar de serem bons sites de consulta de previsões, têm que ser sempre analisados com atenção uma vez que podem estar constantemente desactualizados. ;)

Boa noite
Como windsurfista, consulto o windguru (várias vezes ao dia...:lol:)
O WG apresenta previsões com base nos vários modelos. A previsão baseada no GFS actualiza, tal como o GFS, de 6 em 6 horas sendo que tem um lag time relativamente ao run do GFS de 6h (isto é, as previsões com base no run das 12h do GFS são colocadas às 18h etc).
Na hora de verão as actualizações são às 0, 6, 12 e 18h e no inverno às 5, 11, 17, 23.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Boa noite
Como windsurfista, consulto o windguru (várias vezes ao dia...:lol:)
O WG apresenta previsões com base nos vários modelos. A previsão baseada no GFS actualiza, tal como o GFS, de 6 em 6 horas sendo que tem um lag time relativamente ao run do GFS de 6h (isto é, as previsões com base no run das 12h do GFS são colocadas às 18h etc).
Na hora de verão as actualizações são às 0, 6, 12 e 18h e no inverno às 5, 11, 17, 23.



Já respondi no seguimento de outubro:)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Apenas Algarve?? o Alentejo vai ver as melhores trovoadas no sábado ao fim da tarde.





A acreditar nos Russos :surprise:



sabado18hva7.jpg



sabado00rp3.jpg






A coisa promete ser :thumbsup: