Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

p.s-isto anda muito parado... :(

Estamos algures entra a fase da cautela e do pessimismo penso eu :D

indice.gif

Também concordo com o que disseram atrás, a situação parece muito interessante para o mês em que estamos, agora claro, se as pessoas põe a fasquia muito alta o desânimo é proporcional e a queda é grande :D

Em tempo de "novas oportunidades", esta não merece ser desaproveitada.
Não sabemos o que virá a partir de terça
( quer dizer, -sabemos que virá fresco, frio até,
mas onde haverá precipitações?Qual a intensidade?)
Virá o frio na terça,depois de alguma chuva a norte na segunda e até quarta ,escassas precipitações serão esperadas ,mas depois ,um vasto leque de cenários favoráveis a chuvas generalizadas se abrirá, sempre associadas a tempo demasiado frio para a época.
Desde depressões a NW até a situacões típicas de gota fria levantina serão esperadas na Ibéria.
Amanhã (hoje), tal como o previsto pelos modelos há já algum tempo,quase Verão de lés-a-lés e amanhã (hoje )vou prá rua,pró campo, pró monte, prá praia.
Depois virão dias de recato.
E que dias , assim esperamos e desejamos...

Para mim vai entrar o frio na terça quarta e quinta mas que não será assim tão extremo como se previa há dias atrás...depois o segredo para termos a festa toda com muita chuva e muito vento e neve nas terras altas será a ciclogenese que se dá na quinta feira ao fim do dia e que vai pregredir para sul ou SE e que pode ou não fazer com que tenhamos um belo temporal!!
Resumindo o maior interesse está a partir de quinta ao fim do dia e sexta e até sábado porque terça e quarta será o desconforto provocado pelo frio e vento mas não descartando um ou outro aguaceiro fraco que nas terras altas acima dos 900m poderá ser de neve ... é a minha opinião!!

Optimismo pessoal, optimismo, acredito que coloquem ainda mais frio :p não se esqueçam que se a neve marcar muita presença em Espanha o ar vai tornar-se mais frio na peninsula :D:D

A queda é tão grande, que é o sufeciente (na minha opnião) para deixar qualquer meteolouco maluco :w00t::w00t:

Já o português comum, vai sentir bem na pele o que se vai passar da pior forma :lmao::lmao: como eu adoro quando tal acontecesse.

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Outubro 2008

Peço desculpa de fugir ao tópico mas é normal a pressão de 1040 hpa nesta latitude que se vê vista na carta de superfície? Eu sei que os records são habituais nas latitudes mais elevadas (especialmente na Sibéria - com a máxima de 1087 hpa em 196x)...
De resto na 2ª imagem (imagem de satélite) vê-se o ar frio que está na descer da zona da Gronelândia e o tipo de nuvens associadas a essas massas de ar frio

brack0sn1.gif

By rbsmr at 2008-10-26

images.php

Começam as primeiras neves em força, ao contrário do habitual dos ultimos anos... Vamos ver se o proximo fim de semana enche a serra com os bons (ironia) turistas a que estamos habituados...

venham todos, mas por favor, preservem....

abraço!

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Outubro 2008

Peço desculpa de fugir ao tópico mas é normal a pressão de 1040 hpa nesta latitude que se vê vista na carta de superfície? Eu sei que os records são habituais nas latitudes mais elevadas (especialmente na Sibéria - com a máxima de 1087 hpa em 196x)...

31 de Dezembro de 1968 na Sibéria, sim :D 1087.8hpa.

Essa imagem é lindaaaaaaaaaaaa :w00t::w00t::w00t: o frio está mesmo há beira de rebentar :cold: ninguém lá quer ir com alfinete e rebentar a frente fria ?? para que o ar frio escape cá para baixo :lmao: assim seria mais depressa.

O que é que se passa com o freemeteo que está a prever uns BONS 20 mm de chuva para quinta-feira, para a minha zona??? :shocking::shocking:

Provavelmente devaneios...Pela experiência que acumulo aqui no forum é normal os devaneios dos modelos e consequentemente das previsões a longo prazo...:hmm:

Ena ena, alguém se lembra de chover no litoral sul com 9ºC e 10ºC de noite, ou muito menos ?? :lmao: então de dia com 13ºC e 14ºC ui ui.

Nem nos meses Dezembro dos últimos 4 anos tal ocorreu.

Sinceramente acho que o Caalmex não é preciso nesta altura. Os modelos continuam muito bons...se isto é em Outubro, imaginem em Dezembro/Janeiro! :lmao:

Pelo menos frio vamos ter, neve a cotas altas também (aposto para acima de 1200m) e muita chuva também e, quem sabe, uma ciclogénese explosiva na próxima 5ª feira...assim sendo, pergunto eu...caalmex para quê? ;)