Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Amigo, olha onde vivo na Áustria este ano o Estofex tem acertado muito direitinho. Os alertas nunca são exagerados e muitas vezes e por vezes até falham em prever a intensidade de certas tempestades.

É evidente que eles podem apontar risco de granizo largo e tornados que não ocorrem. Vamos esperar...

O meu palpite é muita chuvada num curto espaço de tempo, e talvez uma cheia ou derrocada aqui e acolá. Quem sabe um tornado algures no litoral.

Olha que exprimindo aqui também a minha opinião pessoal, não sei quais é que serão mais exagerados...

Porque o tiemposevero fala apenas em risco moderado a elevado de precipitações elevadas e trovoadas, e o estofex fala disso tudo, e ainda fala em rajadas de vento e até em tornados... :shocking: :p

Mas é claro que cada equipa tem a sua maneira de fazer previsões nestas duas entidades, é apenas a minha opinião. ;)

A que horas e que se vai dar o pico do espectáculo?

O pico de precipitação associada à linha de instabilidade deverá só ocorrer depois das 21h00 no litoral e já na madrugada de amanhã no interior. As regiões que irão ser mais afectadas parece que vão ser o Minho e o Douro Litoral (análise aos modelos de previsão do site do Instituto de Meteorologia). Atenção especial ao vento.
No entanto, durante esta tarde há a probabilidade de ocorrerem aguaceiros e trovoadas em quase todo o território de Portugal Continental.

A verdade é que não me lembro de ver por satélite, uma Frente tão activa como esta...impõe respeito :eek::eek:
Talvez a mais parecida seja a famosa frente de 24 de Novembro de 2006.

veremos o que irá dar, espero que não cause danos :unsure:

Há forte actividade eléctrica na linha de instabilidade, mas ainda está algo afastada do continente

12196081.png

O pico de precipitação associada à linha de instabilidade deverá só ocorrer depois das 21h00 no litoral e já na madrugada de amanhã no interior. As regiões que irão ser mais afectadas parece que vão ser o Minho e o Douro Litoral (análise aos modelos de previsão do site do Instituto de Meteorologia). Atenção especial ao vento.
No entanto, durante esta tarde há a probabilidade de ocorrerem aguaceiros e trovoadas em quase todo o território de Portugal Continental.

Concordo contigo, talvez a partir das 21 horas no litoral. Até lá deve haver algumas células pelo interior ao longo da tarde.

É sem dúvida uma forte linha de Instabilidade, repare-se também na Grace que ainda mostra um pouco da sua beleza junto á Costa Sul Irlandesa ->

imageashx-6.gif

Agora até eu, estou mais optimista depois de ver o modelo Hirlam que mete uma boa rega no Algarve. É a 1ªvez que coloca precipitação nestes últimos dias, eu confio no Hirlam, daí o meu breve optimismo, mas mais no Barlavento do que no Sotavento.:angry::D

Estado
Fechado para novas mensagens.