Seguimento Rios e Albufeiras - 2016



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Já temos os dados do fim-de-semana, relativamente às principais albufeiras.

JUnR6zy.png


O Mondego e o Vouga a fizeram jus à enorme quantidade de precipitação que se fez sentir nas suas bacias (Muitos locais a superaram os 100mm diários).
A Aguieira e Tabuaço encheram.
Ribeiradio foi a barragem que mais água descarregou.
No Cávado, até a enorme albufeira de Alto Rabagão superou os 80% de armazenamento.
A cota do Baixo Sabor Montante, só no dia de ontem subiu 4 metros.

Quanto ao Douro, foi pena toda esta precipitação ter caído durante o fim-de-semana. Se fosse durante a semana, onde o consumo eléctrico é mais elevado, a montante da Régua não teria sido preciso fazer descargas.

Destaque ainda para o Tâmega: 1300m3/s - caudal médio de ontem! Praticamente o mesmo que o Douro tinha ao chegar à Régua.

BySmwW0.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)


Miranda de Douro está desde as 10h de ontem a produzir a todo o vapor. O caudal de entrada tem estado nos 600m3/s.

Alto Lindoso já vai nos 90,9% sem descarregar.
A partir de agora o Caudal de saída irá compensar o caudal de entrada. Boa gestão!
O Zêzere, em Cabril ainda está a subir. Aqui o efeito é mais retardado, por a barragem estar mais longe do epicentro da abundante precipitação. É uma enorme albufeira que demora muito a encher.

dI0GoHd.png


Quanto a caudais, em Águeda o ritmo já é de descida.
No Porto o Douro mantém um caudal elevado.

uxwWW4H.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Impressionante a força do Douro ontem à noite no Porto, mesmo com a maré a encher e ondulação muito significativa, o rio continuava a despejar no Atlântico com imensa violência.
É um rio fascinante pelo seu poder, mesmo agora com as barragens muitas vezes é difícil controlar o rio.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
664
Local
Barcelos
Impressionante a força do Douro ontem à noite no Porto, mesmo com a maré a encher e ondulação muito significativa, o rio continuava a despejar no Atlântico com imensa violência.
É um rio fascinante pelo seu poder, mesmo agora com as barragens muitas vezes é difícil controlar o rio.

Não é por acaso que os corpos de entre os rios foram para a Galiza.
A corrente era tanta que furava a corrente predominante na costa que é direcção norte sul.
À altura havia umas imagens de satélite que mostravam o rio a entrar kms pelo mar dentro
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Ativado o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no Concelho de Coimbra

A Comissão Municipal de Proteção Civil acionou, no dia 11 de janeiro, o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações (PEECI) no Concelho de Coimbra.

A ativação deste plano prende-se com a circunstância do débito de água na ponte açude superar os 1000 m3 de água por segundo. O PEECI colocou em estado de prontidão cerca de 50 elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), Bombeiros Voluntários de Coimbra e Brasfemes e duas equipas do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, uma oriunda de Cantanhede e outra de Poiares, que foram solicitadas no sentido de reforçarem os meios disponíveis.

Além das instituições já mencionadas, o PEECI no Concelho de Coimbra inclui ainda a Proteção Civil Municipal, a Polícia Municipal, a PSP, GNR e o delegado de saúde concelhio. A mobilização de meios humanos foi também acompanhada por um aumento das embarcações disponíveis para atuar e que vieram reforçar as que a CBSC dispõe. Nesta altura, os elementos destacados pelo PEECI estão a exercer funções sobretudo de monitorização nos pontos das margens mais críticos.

Saliente-se ainda que já desde sexta-feira foram efetuados vários avisos, nomeadamente no Parque Verde do Mondego e, na margem de Santa Clara, no espaço de autocaravanas (hoje desocupado), aos moradores da Urbanização Quinta da Várzea e aos clubes que detêm instalações junto ao Rio Mondego. Foram também emitidos avisos para os responsáveis das juntas de freguesia/uniões de freguesia das áreas mais sensíveis.

Ao início da tarde de hoje, a situação, apesar de crítica, apontava para uma estabilização do caudal de água do Rio Mondego.

Município de Coimbra
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Montemor-o-Velho critica gestão da barragem da Aguieira

O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, criticou hoje a EDP, argumentando que a entidade gestora deixou encher a barragem da Aguieira e está a fazer descargas que põem em risco as populações do vale do Mondego.


«Não compreendemos e não aceitamos que sejamos confrontados ao início da manhã de hoje com esta situação de cheia iminente. Quem gere a barragem da Aguieira não a pode deixar encher e depois largar a água como se não houvesse pessoas e bens a jusante. Não há o mínimo respeito pelas populações», disse à agência Lusa Emílio Torrão.

O autarca criticou ainda a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), questionando o porquê da chamada Estação do Foja [sistema de bombagem que pode retirar água do rio Foja, afluente da margem direita do Mondego e despejá-la no leito principal do rio] não estar a funcionar.

Diário Digital / Lusa
 
  • Gosto
Reactions: StormRic