Seguimento Rios e Albufeiras - 2016



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Atendendo às previsões meteorológicas, entre a noite de hoje e a manhã de domingo, nas serras do noroeste poderão cair mais de 200mm de precipitação.

Olhando para o estado das principais albufeiras, não sei se as albufeiras do Gerês terão capacidade para suportar tanta água.

Alto Lindoso já está nos 90%. Tendo em conta que se aproxima o fim-de-semana (menor consumo de energia) e que a previsão de produção eólica será muito elevada, não sei se haverá capacidade de encaixe na rede de distribuição eléctrica para a produção de muita energia hídrica, de forma a evitar descargas nas barragens.

ULV7kBs.png


O leito de cheia do rio Lima, principalmente em Ponte de Lima, onde o mesmo serve de estacionamento automóvel, será um lugar a evitar.
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Proteção Civil alerta para possibilidade de cheias e inundações rápidas
O mau tempo dos próximos dias pode levar a inundações, em especial a norte do Tejo e no Minho e Douro Litoral


A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações rápidas e cheias, especialmente nas regiões do Norte e Centro, devido ao agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias.

Em comunicado, a ANPC dá conta de um "agravamento das condições meteorológicas" para os próximos dias, em especial nas regiões a norte do rio Tejo e nas regiões do Minho e do Douro Litoral.

A ANPC chama a atenção para a "possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água"
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Atendendo às previsões meteorológicas, entre a noite de hoje e a manhã de domingo, nas serras do noroeste poderão cair mais de 200mm de precipitação.

Olhando para o estado das principais albufeiras, não sei se as albufeiras do Gerês terão capacidade para suportar tanta água.

Alto Lindoso já está nos 90%. Tendo em conta que se aproxima o fim-de-semana (menor consumo de energia) e que a previsão de produção eólica será muito elevada, não sei se haverá capacidade de encaixe na rede de distribuição eléctrica para a produção de muita energia hídrica, de forma a evitar descargas nas barragens.

ULV7kBs.png


O leito de cheia do rio Lima, principalmente em Ponte de Lima, onde o mesmo serve de estacionamento automóvel, será um lugar a evitar.

O alto lindoso dependerá sempre da entrada de água. É difícil entrar mais água que a capacidade de turbinacao.
Esta madrugada chegou aos 336 metros.
Sendo o npc 339, vou aguardar para amanhã à tarde ver se vale a pena lá ir.
A canicada trabalha a 100% desde o inicio do ano.
Deixou de descarregar no dia 12/01 e vai voltar a descarregar.
Salamonde e Venda Nova como conseguem turbinar mais de 200 mt cúbicos devem aguentar.
No Alto Rabagao aqueles 90% ainda aguentam muito.
Ja a vi a 99.8% e sem descarregar ;)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Atendendo às previsões meteorológicas, entre a noite de hoje e a manhã de domingo, nas serras do noroeste poderão cair mais de 200mm de precipitação.

Olhando para o estado das principais albufeiras, não sei se as albufeiras do Gerês terão capacidade para suportar tanta água.

Alto Lindoso já está nos 90%. Tendo em conta que se aproxima o fim-de-semana (menor consumo de energia) e que a previsão de produção eólica será muito elevada, não sei se haverá capacidade de encaixe na rede de distribuição eléctrica para a produção de muita energia hídrica, de forma a evitar descargas nas barragens.

ULV7kBs.png


O leito de cheia do rio Lima, principalmente em Ponte de Lima, onde o mesmo serve de estacionamento automóvel, será um lugar a evitar.

O alto lindoso dependerá sempre da entrada de água. É difícil entrar mais água que a capacidade de turbinacao.
Esta madrugada chegou aos 336 metros.
Sendo o npc 339, vou aguardar para amanhã à tarde ver se vale a pena lá ir.
A canicada trabalha a 100% desde o inicio do ano.
Deixou de descarregar no dia 12/01 e vai voltar a descarregar.
Salamonde e Venda Nova como conseguem turbinar mais de 200 mt cúbicos devem aguentar.
No Alto Rabagao aqueles 90% ainda aguentam muito.
Ja a vi a 99.8% e sem descarregar ;)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
Atendendo às previsões meteorológicas, entre a noite de hoje e a manhã de domingo, nas serras do noroeste poderão cair mais de 200mm de precipitação.

Olhando para o estado das principais albufeiras, não sei se as albufeiras do Gerês terão capacidade para suportar tanta água.

Alto Lindoso já está nos 90%. Tendo em conta que se aproxima o fim-de-semana (menor consumo de energia) e que a previsão de produção eólica será muito elevada, não sei se haverá capacidade de encaixe na rede de distribuição eléctrica para a produção de muita energia hídrica, de forma a evitar descargas nas barragens.

ULV7kBs.png


O leito de cheia do rio Lima, principalmente em Ponte de Lima, onde o mesmo serve de estacionamento automóvel, será um lugar a evitar.
A Aguieira só tem 34,9% de armazenamento?
Espero que desta vez consigam gerir as descargas da melhor maneira para evitar mais uma cheia do Mondego.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tendo em conta que se aproxima o fim-de-semana (menor consumo de energia) e que a previsão de produção eólica será muito elevada, não sei se haverá capacidade de encaixe na rede de distribuição eléctrica para a produção de muita energia hídrica, de forma a evitar descargas nas barragens.

Será mesmo ? Na minha opinião é demasiado vento, acho que muitos parques eólicos e respectivos aerogeradores vão estar parados por motivos de segurança.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Ventos superiores a 25m/s e os aerogeradores são desactivados e postos em modo de bandeira por isso penso que no domingo será o dia em que a produção eólica será mais prejudicada.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
albuf.php


Alto Lindoso já sofre

Vinha agora mesmo referir isso. Acho que até domingo o Qin vai ser muito superior ao Qout turbinado. Até lá a chuva não vai parar. Não me admirava que o Qin ultrapassasse os 800m3/s. É que durante as próximas 24h a precipitação no Gerês deverá ultrapassar os 100mm. Com os terrenos saturados, tudo o que cair, vai correr para os principais rios.
Desta vez acho mesmo que Alto Lindoso não escapa a uma descarga.

Será mesmo ? Na minha opinião é demasiado vento, acho que muitos parques eólicos e respectivos aerogeradores vão estar parados por motivos de segurança.

Acho que não. Está previsto muito vento, mas nada de anormal. Ainda que os mais expostos fiquem em bandeira, a grande maioria penso que não ficará.
Hoje, a produção renovável segue bastante acima do consumo total de energia. A térmica deve estar praticamente parada. O excedente é exportado.