Seguimento Rios e Albufeiras - 2016

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Atendendo às previsões meteorológicas, entre a noite de hoje e a manhã de domingo, nas serras do noroeste poderão cair mais de 200mm de precipitação.

Olhando para o estado das principais albufeiras, não sei se as albufeiras do Gerês terão capacidade para suportar tanta água.

Alto Lindoso já está nos 90%. Tendo em conta que se aproxima o fim-de-semana (menor consumo de energia) e que a previsão de produção eólica será muito elevada, não sei se haverá capacidade de encaixe na rede de distribuição eléctrica para a produção de muita energia hídrica, de forma a evitar descargas nas barragens.

ULV7kBs.png

O leito de cheia do rio Lima, principalmente em Ponte de Lima, onde o mesmo serve de estacionamento automóvel, será um lugar a evitar.

Proteção Civil alerta para possibilidade de cheias e inundações rápidas
O mau tempo dos próximos dias pode levar a inundações, em especial a norte do Tejo e no Minho e Douro Litoral

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações rápidas e cheias, especialmente nas regiões do Norte e Centro, devido ao agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias.

Em comunicado, a ANPC dá conta de um "agravamento das condições meteorológicas" para os próximos dias, em especial nas regiões a norte do rio Tejo e nas regiões do Minho e do Douro Litoral.

A ANPC chama a atenção para a "possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água"

Atendendo às previsões meteorológicas, entre a noite de hoje e a manhã de domingo, nas serras do noroeste poderão cair mais de 200mm de precipitação.

Olhando para o estado das principais albufeiras, não sei se as albufeiras do Gerês terão capacidade para suportar tanta água.

Alto Lindoso já está nos 90%. Tendo em conta que se aproxima o fim-de-semana (menor consumo de energia) e que a previsão de produção eólica será muito elevada, não sei se haverá capacidade de encaixe na rede de distribuição eléctrica para a produção de muita energia hídrica, de forma a evitar descargas nas barragens.

ULV7kBs.png

O leito de cheia do rio Lima, principalmente em Ponte de Lima, onde o mesmo serve de estacionamento automóvel, será um lugar a evitar.

O alto lindoso dependerá sempre da entrada de água. É difícil entrar mais água que a capacidade de turbinacao.
Esta madrugada chegou aos 336 metros.
Sendo o npc 339, vou aguardar para amanhã à tarde ver se vale a pena lá ir.
A canicada trabalha a 100% desde o inicio do ano.
Deixou de descarregar no dia 12/01 e vai voltar a descarregar.
Salamonde e Venda Nova como conseguem turbinar mais de 200 mt cúbicos devem aguentar.
No Alto Rabagao aqueles 90% ainda aguentam muito.
Ja a vi a 99.8% e sem descarregar ;)

• Gosto
Reactions: guisilva5000

ULV7kBs.png

O alto lindoso dependerá sempre da entrada de água. É difícil entrar mais água que a capacidade de turbinacao.
Esta madrugada chegou aos 336 metros.
Sendo o npc 339, vou aguardar para amanhã à tarde ver se vale a pena lá ir.
A canicada trabalha a 100% desde o inicio do ano.
Deixou de descarregar no dia 12/01 e vai voltar a descarregar.
Salamonde e Venda Nova como conseguem turbinar mais de 200 mt cúbicos devem aguentar.
No Alto Rabagao aqueles 90% ainda aguentam muito.
Ja a vi a 99.8% e sem descarregar ;)

• Gosto

ULV7kBs.png

A Aguieira só tem 34,9% de armazenamento?
Espero que desta vez consigam gerir as descargas da melhor maneira para evitar mais uma cheia do Mondego.

• Gosto
Reactions: joralentejano
Tendo em conta que se aproxima o fim-de-semana (menor consumo de energia) e que a previsão de produção eólica será muito elevada, não sei se haverá capacidade de encaixe na rede de distribuição eléctrica para a produção de muita energia hídrica, de forma a evitar descargas nas barragens.

Será mesmo ? Na minha opinião é demasiado vento, acho que muitos parques eólicos e respectivos aerogeradores vão estar parados por motivos de segurança.

• Gosto
Ventos superiores a 25m/s e os aerogeradores são desactivados e postos em modo de bandeira por isso penso que no domingo será o dia em que a produção eólica será mais prejudicada.

• Gosto
albuf.php

Alto Lindoso já sofre

Vinha agora mesmo referir isso. Acho que até domingo o Qin vai ser muito superior ao Qout turbinado. Até lá a chuva não vai parar. Não me admirava que o Qin ultrapassasse os 800m3/s. É que durante as próximas 24h a precipitação no Gerês deverá ultrapassar os 100mm. Com os terrenos saturados, tudo o que cair, vai correr para os principais rios.
Desta vez acho mesmo que Alto Lindoso não escapa a uma descarga.

Será mesmo ? Na minha opinião é demasiado vento, acho que muitos parques eólicos e respectivos aerogeradores vão estar parados por motivos de segurança.

Acho que não. Está previsto muito vento, mas nada de anormal. Ainda que os mais expostos fiquem em bandeira, a grande maioria penso que não ficará.
Hoje, a produção renovável segue bastante acima do consumo total de energia. A térmica deve estar praticamente parada. O excedente é exportado.