Seguimento Rios e Albufeiras - 2016

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos
Peço desculpa @huguh e @AnDré .
Era realmente o início do Douro e um afluente já a sair das margens.

Segundo as notícias serão feitas descargas no Cávado e Lima.
De forma a criar capacidade de encaixe pAra o evento que ai vem.

O lindoso tem estado a turbinar sem parar e ainda assim não para de subir a cota e já só faltam 11 metros para a nmc. (339 metros).
O rio em Ponte de Lima, para quem conhece, está a tapar por completo o areal mas ainda não saiu das margens.

O Cávado está a passar já com um bom caudal em Barcelos mas aqui difícilmente traz problemas.
Aliás até pode ser que leve os jacintos rumo ao mar.
 


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Cheias, cheias, foi em 2001.

Choveu tanto, tanto, tanto, como nunca vi chover ente Janeiro e Abril.

Tantas cheias tiveram os grandes rios.

Para ter uma ideia , passa um pequeno rio perto de minha casa, que a determinada altura, mesmo quando a chuva abrandou, já nem regressou ao seu leito. Os campos ficaram cobertos de água dias a fio.

Na quinta dos meus avós formou - se uma espécie de lago , algo que nunca tinha visto, e depois até eu e os meus primos metemos - nos lá com um bote de borracha.:D

Incrível esse ano. Tinha apenas 6 anos mas tenho uma imagem na minha memória do Cávado a galgar as margens e chegar quase à estrada da velhinha Ponte do Prado.

Foto que encontrei na net. Não sei se esteve pior do esta imagem mostra, é capaz:

8163688.jpg
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Rio Mondego já ameaça esplanadas

07-PARQUE-VERDE-CHEIAS-LC-7.jpg


O rio Mondego começou, ontem, a subir. A meio da tarde, o nível das águas já atingia a plataforma de madeira onde funcionam as esplanadas do Parque Verde.


Ao mesmo tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertava para a possível ocorrência de cheias e de deslizamento de terras devido ao agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias.

Em Coimbra, o comandante do Comando Distrital de Operações de Segurança (CDOS) disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que a situação, às 17H30, estava “sob controlo”.

Carlos Luís Tavares esteve, ontem, em contacto permanente com o oficial de ligação à APA – Agência Portuguesa do Ambiente, entidade que, em parceria com a EDP, controla os níveis e as descargas da barragem da Aguieira.

Diário As Beiras
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O


O Lima assim vai trazer problemas.
Ponte de Lima está quase quase a inundar e o lindoso está a esgotar a capacidade de retenção :/

Alto Lindoso teve ali um pico bem "volumoso". Entretanto já baixou para a casa dos 400m3/s. Ainda assim o dobro daquilo que sai.
Esteve a noite toda com altos níveis de produção. Algo raro de se ver. Está quase nos 80% de armazenamento.

Não sei se 20% será suficiente para reter o caudal dos mais de 200mm que poderão cair amanhã e domingo da região do Gerês.
Ainda por cima com a agravante de no fim-de-semana o consumo de energia ser mais baixo. Descargas em Alto Lindoso devem fazer sofrer a alma de quem gere as barragens. São muitos MWh/GWh (€€€) que vão literalmente por água a baixo.

Grave também é pensar que possíveis descargas no Alto Lindoso trazem, inevitavelmente, as cheias a jusante, nomeadamente em Ponte de Lima.
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Caudal do Douro subiu bem das 12 às 13h mas a partir daí tem estado mais ou menos estabilizado, está semelhante ao máximo que esteve na passada terça feira, ainda não tendo tapado totalmente um cais na zona das pontes.

nos dados de ontem da REN não aparece a cota do Sabor Montante mas esteve finalmente a produzir
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ontem, aparentemente, nem foi um dia muito chuvoso.

ZdaSeNC.jpg


No entanto, o volume dos caudais do Lima, Cavado, Tâmega, Vouga e Mondego voltaram a subir. O que significa que as EMA's, na sua distribuição, acabam por não transparecer a chuva que realmente cai nas serras da Peneda-Gerês, Montemuro, Caramulo, Estrela, etc.
Cabril e Penhas Douradas sugerem a precipitação abundante, mas não parecem assim tão expressivos.

Olhando para os dados de ontem das Principais Albufeiras:

M4mi8MB.jpg


Enumero 3 destaques:
Paradela atinge os 80% e Vilarinho das Furnas os 90%.
Baixo Sabor Montante inicia a produção eléctrica.
Ribeiradio faz a primeira descarga.

Quanto ao Douro, a montante da Régua, e com a água a chegar de Espanha, já começou tudo a produzir.
O volume do Tâmega mantém-se superior à capacidade de turbinagem da barragem do Torrão.

8TiIkCI.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O caudal do Zêzere à chegada à albufeira de Cabril já ultrapassou os 300m3/s.
No entanto, tanto Cabril como Castelo de Bode têm ainda muita capacidade de encaixe.

DRl10zQ.png


O Tejo mantém um caudal de verão.

3vhyCrV.png


A enorme barragem de Alcantara, responsável pelo caudal do Tejo internacional, está a pouco mais de metade.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
662
Local
Barcelos
Não sei como publicar fotos aqui. :-\
Ontem à tarde fui até à caniçada e apesar de ainda ter folga de 1 mt para o nmc tinha as 4 comportas a descarregar.
Salamonde estava cheia mas apenas turbinava..

Alto lindoso turbina no máximo ou perto dele desde as 7 da manhã de Quinta feira, ainda assim só esta noite conseguiu baixar um pouco a cota.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e AnDré

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não sei como publicar fotos aqui. :-\
Ontem à tarde fui até à caniçada e apesar de ainda ter folga de 1 mt para o nmc tinha as 4 comportas a descarregar.
Salamonde estava cheia mas apenas turbinava..

Alto lindoso turbina no máximo ou perto dele desde as 7 da manhã de Quinta feira, ainda assim só esta noite conseguiu baixar um pouco a cota.

Podes usar o http://tinypic.com/index.php nao precisa de registo, é só fazeres o upload.
É simples de usar.
 

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Aproveitamento Hidroagrícola do Açafal
Barragem do Açafal - 10/01/2016 10:54:00 (UTC):
NPA: 112,60 m
Cota do Armazenamento: 112,78 m
Volume Armazenado: >1746 Mm3 (100,00 %)
Caudal escoado (estimado): 4,41 m3/s
Obs. : Pleno Armazenamento

Aproveitamento Hidroagrícola da Coutada/Tamujais
Barragem da Coutada - 10/01/2016 11:00:00 (UTC):
NPA: 131,00 m
Cota do Armazenamento: 128,50 m
Volume Armazenado: 3387 Mm3 (73,77%)
Caudal escoado (estimado): 0,0 m3/s
Obs. : Em enchimento

Fonte:
Junta de Agricultores dos Regadios de Ródão
Vila Velha de Ródão
www.acafal.pt
 
  • Gosto
Reactions: StormRic