Seguimento Rios e Albufeiras - 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Ricardo Carvalho 2 Jan 2019 às 17:28.

1. celsomartins84

celsomartins84
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Jan 2014
    Local:
    Alfeizerão; Nazaré; Copenhagen
    Imagem espectacular do rio Tua

Enviado do meu Samsung S6 através de Tapatalk

2. slbgdt

slbgdt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    31 Jan 2015
    Local:
    Barcelos
    Eu conheço esse estudo, a ideia era essa, porém quando se entrega barragens a uma produtora de eletricidade, a empresa não quer saber disso.
    Esse projecto incluia barragens no Coa, que como se sabe foi abandonada devido às gravuras.
    Juntando Sabor, Paiva, Tâmega e Tua.
    Porém volto lhe a afirmar que Foz Tua e Baixo Sabor apenas armazenam os ultimos metros de água.
    Se reparar não vê uma torre ou duas da tomada de água como as antigas barragens.
    As únicas barragens que fazem controlo de cheia em Portugal são as do Zêzere, Lima e Guadiana.
    Como pode ver na ultima semana em que Alcântara armazenou mais que um Lindoso, ainda assim não encheu.
    Tem também o caso de Ricobayo que armazenou e cortou o caudal de cheia no Douro.
    Foram 1145hm³ armazenados.

luismeteo3, Gates, TekClub e 1 outra pessoa gostaram disto.
  3. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    https://24.sapo.pt/atualidade/artig...ntante-da-aguieira-sera-dificil-travar-cheias

4. efcm

efcm
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Mar 2013
    Local:
    Amadora
    Montargil hoje

E antes das chuvas[​IMG][​IMG]

5. DaniFR

DaniFR
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Ago 2011
    Local:
    Coimbra (75 m)
    A força das águas durante a últimas cheia no Mondego fizeram arrastar muitos sedimentos e remexer muita areia.
    Foi a primeira grande cheia depois da obra de desassoreamento do Mondego a montante da Ponte Açude. Estes dias, o nível do leito do rio tem vindo a baixar e hoje era visível este banco de areia junto à margem esquerda.

Foto do "Eu Sou Coimbra"

6. Maravedi

Maravedi
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    5 Jan 2016
    Local:
    Coimbra
    Boas,

os bancos de areia estão visíveis, não porque tenham vindo muitos sedimentos mas sim porque a cota está muito baixa, uma vez que o açude se encontra completamente aberto... no parque verde é bem perceptível que a cota está em baixo, nomeadamente junto à zona da ponte pedonal, onde o "canal" está completamente seco e o seu leito é mais alto que a actual cota do rio.

Numa nota adicional, é impressionante a quantidade de madeiras que estão no rio. Eu neste fim de semana passei no cabedelo e é surreal ver a praia completamente cheia de madeiras até onde a vista alcança... são montes de madeira com uma altura considerável...

Partilhar esta Página