Seguimento Rios e Albufeiras - 2019

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Informação Geral Serviço Municipal de Proteção Civil
AVISO À POPULAÇÃO


O SMPC Santarém informa que a chuva que se tem sentido em Portugal e em Espanha "gerou um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo especialmente nos provenientes de Espanha", que as barragens de Fratel e Pracana encontram-se a debitar cerca de 2600m3s.

Perante os dados verificados e as consequências previsíveis, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém decidiu informar a população que as próximas horas apontam para a probabilidade de submersão, da Estrada Nacional 365 em Ponte do Alviela, da Estrada Municipal que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira, da EN 365 em Palhais/Ribeira de Santarém e do parque de estacionamento da Ribeira de Santarém.

Perante esta situação, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém aconselha a população das zonas ribeirinhas do concelho a tomar medidas de precaução. Sendo assim, a Proteção Civil Municipal aconselha as populações a retirarem "das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens", e a levarem os animais "para locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis".

É ainda recomendado "não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas" e manter-se informado através dos Órgãos de Comunicação Social ou dos agentes de Proteção Civil, "desenvolvendo as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens".
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém está a acompanhar a evolução da subida dos níveis da água no concelho em articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, Agência Portuguesa do Ambiente, Infraestruturas de Portugal, e agentes de Proteção Civil Municipal, e emitirá outros comunicados sempre que tal se revele necessário.

O Serviço Municipal de Proteção Civil apela à atenção de todos para a observância das
situações acima descritas, que se adotem e divulguem as medidas preventivas
enunciadas, com vista à mitigação dos riscos descritos e por forma a salvaguardar a
proteção dos cidadãos e dos seus bens.

Comunicado: https://www.cm-santarem.pt/images/santarem/rpc/2019/Documentos/AVISO_10.2019.pdf
 


huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Barragem e cheias do Douro na Régua
Mais algumas fotos



80303107_2614886105265425_1146734582742122496_o.jpg

78171635_2614886138598755_7949090166805626880_o.jpg

81272103_2614884118598957_6280577865746481152_o.jpg

80866185_2614884018598967_3860471104208371712_o.jpg
 

rui924

Cirrus
Registo
28 Mar 2013
Mensagens
19
Local
Guarda
Segundo apurei das ultimas cheias, o Douro aqui na Régua galga a avenida João Franco, avenida principal da cidade com várias lojas de comércio, quando a barragem da Régua ronda os 5000m3/s.
Por agora segue nos 3844m3/s

albuf.php
albuf_caudais.php
Bom dia. Por mais voltas que dei no snirh, não estou a conseguir ver os dados em tempo real, no telemóvel. Podem me dar o link directo de consulta, ou poderá ser devido ao adobe flash.

- outra questão, para carregarem vídeos e partilharem, sem ser Facebook, qual o melhor método.

Obrigado e Boas Festas

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Bom dia. Por mais voltas que dei no snirh, não estou a conseguir ver os dados em tempo real, no telemóvel. Podem me dar o link directo de consulta, ou poderá ser devido ao adobe flash.

- outra questão, para carregarem vídeos e partilharem, sem ser Facebook, qual o melhor método.

Obrigado e Boas Festas

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk

vai a este tópico de 2018: https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-rios-e-albufeiras-2018.9615/#post-666156

aí tens os vários rios com as várias barragens, mas nem todas são atualizadas em tempo real.
Aliás esta lista devia ser sempre colocada na primeira página, sempre que se abre um tópico sobre o seguimento de Rios e Albufeiras.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
No que diz respeito ao Mondego parece-me que a Aguieira e não só estão a cumprir e bem o seu papel principal.

QIrhbH2.png


Como se pode ver tanto a Aguieira como Fronhas estiveram a turbinar/produzir nos últimos dias e assim mantiveram a capacidade de encaixe para acomodar o brutal aumento do caudal de entrada.
Como se pode ver em Penacova, apesar de ser um cota/caudal considerável tem-se mantido relativamente estável.

ktHShkN.png


Em Coimbra, mais uma vez volto à questão do açude. Não sei se este aumento na cota/caudal está relacionado com o açude, talvez tentar reter um pouco o caudal para aliviar a situação em Ribeira de Frades, ou então será um aumento caudal do Rio Ceira que desagua no Mondego em Coimbra. Isto é pura especulação.

VRefgBI.png
 

rui924

Cirrus
Registo
28 Mar 2013
Mensagens
19
Local
Guarda
vai a este tópico de 2018: https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-rios-e-albufeiras-2018.9615/#post-666156

aí tens os vários rios com as várias barragens, mas nem todas são atualizadas em tempo real.
Aliás esta lista devia ser sempre colocada na primeira página, sempre que se abre um tópico sobre o seguimento de Rios e Albufeiras.
Obrigado

Não descobri os dados da barragem da régua.

Se puder coloque printscreen com o link.



Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Hoje na Ribeira no Porto, o rio Douro às 9:30h no pico da maré cheia.

hzkBxck.jpg


Ás 8:47h o rio Douro já galgava as margens e teve a intervenção da policia maritima

ZxNV453.jpg
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bacia do Zêzere a receber uma quantidade de água também brutal, Cabril a receber mais de 1000 de caudal e continua a subir, barragem já vai a caminho dos 70% e estamos a falar de uma das maiores albufeiras do país.

Assim que essas barragens começarem a descarregar, juntamente com o Castelo de Bode, isto se continuar a chover de forma intensa como ontem, irá causar uma grande cheia, na bacia do Tejo, pois os seus afluentes estão já foram do leito, existe já um pré-aviso de cheia pelo menos.