Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas pessoal:thumbsup:

Dados da minha estaçao La Crosse - WS3600 instalada em lisboa Monsanto dia 18-04-2008

O sol nasce às: 7:13
O sol põe-se às: 18:26
Nascer da Lua: 18:20
Pôr da Lua: 05:48
Temp 15ºC/ UTC 12:07
Temp Min 10.1/ UTC 22:49
Temp Max 17,2c/UTC 14:32
Pressão-0992.1Hpa UTC 21:48
Intensidade do Vento Moderada-17 km/h UTC 19:51
Direção do Vento- W 269 UTC 13:36
Rajada max-34.6 Km/h UTC 21:09
Umidade Relativa-62% UTC 18.14
Chuva Precipitação-14.8mm UTC 23:55
Altitude-110Metros
Previsão Para as Proximas 24h Períodos de chuva aguaceiros:rain: Queda de neve acima dos 1600 metros
TEMPERATURA MÁXIMA PREVISTA 17ºC

Olá ct5iul :)

Olha, se me permites deixa-me alertar-te para algumas correcções a fazeres na tua estação.
Deves ter algum dado referente à latitude e à longitude mal. É que o sol ontem nasceu antes das 7h e pôs-se depois das 20h:hehe: E penso que o mesmo se passa com os dados referêntes à Lua.
A pressão também acho que não está calibrada, uma vez que às 21h48 andava a rondar os 1001hPa.

Bem, por aqui a tarde segue com muitas nuvens mas sem chuva.
A temperatura está agora nos 15ºC.
O vento está forte de OSO.

Carta de analise das 14h:
balduina11gj3.gif

Rog, sempre achei estas cartas plenas de oportunidade mas tambem acho que o ramo frio do sistema frontal é geralmente um bocadinho exagerado. A maior parte desse ramo frio apesar de estar em cadeia com outra depressão a noroeste do açores, já não tem actividade. Devias escrevê-lo a traçejado e não a traço contínuo. Até sobre as cartas do nosso IM diria o mesmo..

Por aqui e por agora, o céu está coberto e começou a chover. Vamos ver quanto tempo dura.

Off Topic (os srs administradores devem estar a ficar zangados!)

A tua morada é em Sacavém ou em Telheiras ?
Seria interessante haver uma estação em Sacavém, para comparar os valores. :)

Moro em Sacavém mas estou a trabalhar em Lisboa. Daí que esteja a maior parte do tempo em Lisboa e envie daí os dados da minha estação made in LIDL. Ainda não tomei a decisão mas queria comprar uma estação nova e pôr uma do LIDL em Sacavém. :D

Por aqui ao fim de uma manhã e tarde um pouco agitada devido ao vento e á chuva agora estão ambos os elementos a acalmar.

Trovoada nem vê-la nem sentila.

Até agora vou com 13 mm acumulados e a rajada máxima de vento foi de 73 km/h

Agora o céu encontra-se pouco nublado sendo as nuvens negras esperemos que ainda existam condições para uma ligeira festa luminosa

Estou com 15.7ºC a pressão está nos 998hpa.

Ontem, por Lisboa, pelo menos onde eu estava, caíram fortes aguaceiros e inclusive granizo. Observei cumulonimbus incus. Não houve trovoada. Nem um trovão para amostra durante aqueles aguaceiros.

É a minha eterna dúvida: porque razão os cumulonimbus podem NÃO dar trovoada...?:huh:

Tarde com alguns aguaceiros moderados/fracos, mas muitos passaram aqui ao lado, muitas nuvens super negras e uma cortina de chuva para os lados da Delgada:surprise:(a cortina de chuva é espectacular:D, até se via a chuva por lá )

Trovoada fez greve(malvada):angry::angry:

Vento forte e chuva moderada e acho que vou ficar sem luz :D:D

Aqui o tempo também tem sido de aguaceiros, com a temp max a ser fixada em 15,6ºc. Agora registo 13,3ºc e pressão de 994.8hpa e a subir lentamente!

Aqui ficam umas imagens das nuvens que descarregaram por aqui:

um pouco por todo o dia aguaceiros moderados, sendo um ou outro forte, com vento muito forte, e de registar uma trovoada de manha, por volta das 10h, o granizo aqui é que não caiu, mas nao devia de estar muito longe tb, estava frio:cold::cold:

agora ceu nublado, ja visto nuvens negras, e as árvores quase nem se mexem

mau sinal :p

Hoje da varanda cá do burgo vi os céus de vários negros,cinzentos e brancos.
E vi também céus azuis pois então.E vi chuva fraca,moderada e até torrencial.
Ouvi um ou outro trovão.Senti por vezes vento em rajada e vi também o Sol.
Um dia de cores , um dia acaloradamente movimentado.

postfuturos012ac8.jpg

Há dias assim...

Por aqui, depois da chuva que durou quase uma hora deixou mais 2 mm, hoje levo 10 mm, a temperatura caiu a pique e sigo com 12.8ºC:D

Belas fotos Lido! Estas situações pós-frontais são sempre muito fotogénicas :nicephoto:

Aqui pelo extremo norte a pressão mantém-se nos 994hPa, a nível de precipitação registei até ao momento desde as 00h 39.1mm
Já são 154mm registados neste mês de Abril, adeus seca pelo menos aqui pelo Minho...