guisilva5000
Super Célula
Loulé já teve máxima de 40,3ºC
Por Tavira estava brisa Marítima à hora do almoço. Entretanto parece que está a abrandar mas ainda não está aquele forno...Por aqui, sigo com 34,0°C, esta manhã em Moncarapacho o carro marcava 33°C às 9 h30m.
Acho estranho capitais de distrito terem apenas o aeroporto como "estação principal", quando muitas vezes não representa a cidade at all. Évora idem. Percebo a facilidade de se instalar aí uma estação, é plano, consegue-se vento de todos os quadrantes na mesma ordem. Contudo, depreza-se eventos destes e depois existem os erros que existem. Várias estações amadoras em Faro com 35-36-38ºC. Um lado positivo de Évora é que existem as estações do ICT, pelo que é possível ter dados do centro, mesmo que não façam parte do IPMA (estupidamente). Já em Faro só existe o aeroporto... Questiono se existiu alguma estação do IPMA, no século passado, que não fosse no aeroporto?Boas, por aqui, dia de céu com poeira e quente.
Máxima: 36.0ºC
mínima: 22.6ºC
Continua a brisa de SW, por aqui, a nortada deve aparecer ainda.
Máximas:
Albufeira (IPMA): 39.4ºC
Castro Marim (IPMA): 39.3ºC
Loulé (IPMA): 41ºC
Olhão (IPMA): 35.4ºC
Tavira (IPMA): 36.9ºC
Faro (Aeroporto): 32.9ºC
Aviso Laranja bem lançado no Algarve, por parte do IPMA, quanto aos erros do IPMA basta dizerem que Faro passou a Loulé e fica tudo bem.
Faro não chegou à máxima prevista devido à falta de colaboração da nortada que não chega a horas a Faro devido ao trânsito que apanha nos Algarves, ou será que ela chega a Loulé e depois em vez de vir para Faro foi para Albufeira ver as vistas.![]()
Sim, em tempos Portalegre tinha uma RUEMA na zona industrial. Embora tivesse alguns problemas, principalmente no registo das temperaturas máximas, dava para ter uma ideia das diferenças que por vezes existem entre a zona alta e baixa da cidade, tanto em termos de temperatura como até de precipitação.Acho estranho capitais de distrito terem apenas o aeroporto como "estação principal", quando muitas vezes não representa a cidade at all. Évora idem. Percebo a facilidade de se instalar aí uma estação, é plano, consegue-se vento de todos os quadrantes na mesma ordem. Contudo, depreza-se eventos destes e depois existem os erros que existem. Várias estações amadoras em Faro com 35-36-38ºC. Um lado positivo de Évora é que existem as estações do ICT, pelo que é possível ter dados do centro, mesmo que não façam parte do IPMA (estupidamente). Já em Faro só existe o aeroporto... Questiono se existiu alguma estação do IPMA, no século passado, que não fosse no aeroporto?
Mas quem fala de Faro fala de outras. Não há uma uniformização, capitais de distrito com duas ou três estações, depois existem outras com singulares. Leiria também só tem uma e no aeródromo. Lembro-me, inclusive, Portalegre tinha outra automática, mas que tinhas problemas (RUEMA?) Outras que não têm representatividade do centro são Santarém, Castelo Branco, etc. Sorry pelo offtopic.
Pelo que me lembro, muitas das localizações das RUEMAs eram (e são) más... literalmente algumas coladas a edificios ou estradas de alto tráfego/literalmente rodeadas de betão e alcatrão. Acho que o IPMA devia recolocar a de Portalegre numa zona que faça mais sentido e que não inflacione os valores. Vendo as coordenadas de antigas RUEMAs até dá uma dor de cabeça...Sim, em tempos Portalegre tinha uma RUEMA na zona industrial. Embora tivesse alguns problemas, principalmente no registo das temperaturas máximas, dava para ter uma ideia das diferenças que por vezes existem entre a zona alta e baixa da cidade, tanto em termos de temperatura como até de precipitação.
Cheguei a mandar e-mail ao IPMA a questionar se iriam voltar a colocar a estação on-line e obtive a resposta de que estava a ser estudada a hipótese de ser mudada de local.
Lembro-me de ainda aparecer uma estação na cidade de Leiria, mas tinha valores inflacionados. No caso de Évora, também acho que a estação do Aeródromo não representa a cidade, uma vez que está um pouco distante.
Fim do off topic.
Costuma haver pelo menos um dia em que se quase atinge os 40°C. No entanto, nestas últimas 5–6 semanas, têm havido máximas de 34–35°C com frequência, em parte porque a brisa marinha não tem dominado tanto durante a tarde, o vento de noroeste tem estado bastante persistente....@tonítruo , ontem e hoje Albufeira tem tido umas máximas que não são muito habituais, tenho a sensação que Albufeira é mais fresca do que Olhão.
Faro teve uma RUEMA na cidade, nos anos 2000, mas posso estar enganado.Acho estranho capitais de distrito terem apenas o aeroporto como "estação principal", quando muitas vezes não representa a cidade at all. Évora idem. Percebo a facilidade de se instalar aí uma estação, é plano, consegue-se vento de todos os quadrantes na mesma ordem. Contudo, depreza-se eventos destes e depois existem os erros que existem. Várias estações amadoras em Faro com 35-36-38ºC. Um lado positivo de Évora é que existem as estações do ICT, pelo que é possível ter dados do centro, mesmo que não façam parte do IPMA (estupidamente). Já em Faro só existe o aeroporto... Questiono se existiu alguma estação do IPMA, no século passado, que não fosse no aeroporto?
Mas quem fala de Faro fala de outras. Não há uma uniformização, capitais de distrito com duas ou três estações, depois existem outras com singulares. Leiria também só tem uma e no aeródromo. Lembro-me, inclusive, Portalegre tinha outra automática, mas que tinhas problemas (RUEMA?) Outras que não têm representatividade do centro são Santarém, Castelo Branco, etc. Sorry pelo offtopic.
RUEMA so serve para estudos para se verificar o efeito urbanístico na temperatura. Creio que qualquer pessoa que dentro de uma cidade temos várias ilhas de calor. O nosso corpo sente claramente isso.Faro teve uma RUEMA na cidade, nos anos 2000, mas posso estar enganado.
Por aqui, a torradeira a funcionar com 32.6°C, depois duma mínima de 25.2°C.
Concordo, têm menos interesse para o estudo da evolução do clima, até porque parece que duram pouco. Foram instaladas durante um período relativamente curto para aferir as diferenças locais em relação às condições gerais não urbanas.RUEMA so serve para estudos para se verificar o efeito urbanístico na temperatura.