Seguimento Sul - Fevereiro 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Malta tou a ver que de trovoadas estamos mal, so chove e faz vento, e ja é bastante bom mas falta aqui a tal animação agradavél das trovoadas.
Nas minhas analises nao encontro sinais de descargas electricas que ocorreram ou que irao ocorrer.
Alguma opiniao ou esclarecimento?

O país está mergulhado tanto em superfície como altitude numa grande "camada" de ar frio, daí as trovoadas serem difíceis de ocorrer, pois para que as trovoadas ocorram é necessário que haja algum calor, e/ou um choque de massas de ar fria e quente. O Algarve até pode estar quente em superfície, mas em altitude a atmosfera encontra-se muito fria.
 


Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Obrigado pelo esclarecimento.;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Por aqui o dia tem sido de aguaceiros moderados a fortes! Acumulei até agora 17,4mm:rain:! Tive um rain rate máximo de 75,8mm/hora às 10h53.

A pressão atmosférica continua a baixar, estou com 986,3hPa neste momento! O vento tem estado moderado, com algumas rajadas mais fortes (tive uma rajada máxima de 62,8km/h à 1h33.

A temperatura está nos 16,1ºC.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
O país está mergulhado tanto em superfície como altitude numa grande "camada" de ar frio, daí as trovoadas serem difíceis de ocorrer, pois para que as trovoadas ocorram é necessário que haja algum calor, e/ou um choque de massas de ar fria e quente. O Algarve até pode estar quente em superfície, mas em altitude a atmosfera encontra-se muito fria.

Oh Mário, desculpa lá estar a comentar, não é para me armar em "sabichão", mas estás a transmitir uma ideia parcialmente errada ao Stormm!
:p

A parte do frio à superfície estragar a convecção e trovoadas certíssimo. A parte do frio em altitude estragar isso está errado!

Quanto mais frio em níveis bem altos melhor! O que fomenta a convecção intensa são grandes gradientes verticais de temperatura. Ou seja, se cá em baixo estiver muito calor e lá em cima muito frio, a atmosfera está instável e Bum! Crescem os cumulonimbus! Certo? ;)

Portanto o frio em altitude só poderia ajudar, e não matar! Esse ingrediente até está relativamente razoável, não que esteja um frio assim por além em altitude!

Agora sim, que nos níveis médios/baixos está muito frio, e isso dá cabo desse tal gradiente sim certo, pois a atmosfera está relativamente fria no seu todo, ou seja sem grande gradiente vertical de temperatura, e pouca instabilidade. Apenas no Sul alguma.. Lá está, por ser onde ainda há algum "calor" nos níveis baixos como tu próprio disseste, aliado ao frio relativo em altitude!

Aliás, é curioso ver que as células mais activas como que morrem ao chegar a terra, e interagir com o ar frio nos níveis baixos.

O mar está relativamente quente, e ajuda a haver esse gradiente, assim formam-se as células. Ao chegar a terra.. Caput! Lá se vai o gradiente e elas morrem, ainda por cima com o vento de direcções várias a ajudar a destruir a organização delas!

Ok? ;)
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
]ToRnAdO[;198399 disse:
E chove com força outra vez... está pegado!!:unsure:

A chuva já está a passar, mas as rajadas de vento neste momento são algo para o violentas, tendo a esplanda do cafe ao lado ter sido desarrumada...

As cadeiras simplesmente tombaram e foram arrastadas!!...

Deve ter sido umas gustfronts... :shocking:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Nada !!! À tarde vou a S.Mamede e dps digo qq coisa.

Nevoeiro a partir dos 800-900 m. Vento forte e chuviscos. Confesso que fui por descargo de consciência, já que cá em baixo, na cidade, marcava uns miseros 7º.Fui à procura de vestigios...e eles nem vê-los. Desilusão total !!!

Até poderia ser colocado noutros tópicos, mas penso que o que aconteceu em Portalegre é algo semelhante ao que se passou em Loriga. Embora a latitudes diferentes...ambas situam-se na parte oeste de montanhas, nós de S.Mamede, Loriga da S.Estrela. Com a circulação de leste que havia e nós estando a oeste, acabamos por ter muito mais % de humidade relativa !!!, ao contrário do que aconteceu nas vertentes este, como covilhã, por exemplo. o que acham?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Nevoeiro a partir dos 800-900 m. Vento forte e chuviscos. Confesso que fui por descargo de consciência, já que cá em baixo, na cidade, marcava uns miseros 7º.Fui à procura de vestigios...e eles nem vê-los. Desilusão total !!!

Até poderia ser colocado noutros tópicos, mas penso que o que aconteceu em Portalegre é algo semelhante ao que se passou em Loriga. Embora a latitudes diferentes...ambas situam-se na parte oeste de montanhas, nós de S.Mamede, Loriga da S.Estrela. Com a circulação de leste que havia e nós estando a oeste, acabamos por ter muito mais % de humidade relativa !!!, ao contrário do que aconteceu nas vertentes este, como covilhã, por exemplo. o que acham?

Boas MeteoPtg!

Em primeiro lugar muito obrigado pela deslocação que fizeste, infelizmente infrutífera :( . Quanto à explicação é uma possibilidade, mas creio pelo historial de outras situações, que desta vez não tenha sido bem isso. Penso que o que faltou mesmo foi um pouco mais de frio em altitude. Portalegre ficou ali numa zona quase "híbrida" entre ar mais frio e menos frio, independentemente da temperatura à superfície. Perante isto até é possível que tenha nevado em São Mamede... Mas apenas pela manhã e não em quantidade suficiente para a neve se manter no solo ao longo dia!

Pena teres feito a deslocação em vão! Mas outros eventos virão certamente :)
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Boas MeteoPtg!

Em primeiro lugar muito obrigado pela deslocação que fizeste, infelizmente infrutífera :( . Quanto à explicação é uma possibilidade, mas creio pelo historial de outras situações, que desta vez não tenha sido bem isso. Penso que o que faltou mesmo foi um pouco mais de frio em altitude. Portalegre ficou ali numa zona quase "híbrida" entre ar mais frio e menos frio, independentemente da temperatura à superfície. Perante isto até é possível que tenha nevado em São Mamede... Mas apenas pela manhã e não em quantidade suficiente para a neve se manter no solo ao longo dia!

Pena teres feito a deslocação em vão! Mas outros eventos virão certamente :)

No "Seguimento interior Norte e Centro", um colega da Loriga, surprendido pela desilusão que o assolou e por constatar que no ano passado teve muito mais neve que Manteigas e Covilhã, ao contrário deste, fez referência a um fenomeno, teoria...que pelos vistos justifica o facto de este ano as situações se terem invertido.Mais neve nas encostas Este do que nas Oeste. Eu penso que, de facto, estes dois anos têm sido pródigos, mas com situações completamente diferentes. No ano passado tinhamos depressões a entrar pelo Norte de Espanha, (nevadas vindas de NW) este ano com o nosso "AA" mais a norte, favorecendo a circulação E-NE e as depressões a entrarem bem mais a Sul.
Nunca é em vão, ir à Serra...mas pelos motivos que pretendia constatar e usufruir, de facto...foi. Não desanimo !!! ;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Nevoeiro a partir dos 800-900 m. Vento forte e chuviscos. Confesso que fui por descargo de consciência, já que cá em baixo, na cidade, marcava uns miseros 7º.Fui à procura de vestigios...e eles nem vê-los. Desilusão total !!!

Até poderia ser colocado noutros tópicos, mas penso que o que aconteceu em Portalegre é algo semelhante ao que se passou em Loriga. Embora a latitudes diferentes...ambas situam-se na parte oeste de montanhas, nós de S.Mamede, Loriga da S.Estrela. Com a circulação de leste que havia e nós estando a oeste, acabamos por ter muito mais % de humidade relativa !!!, ao contrário do que aconteceu nas vertentes este, como covilhã, por exemplo. o que acham?

E eu com esperança de ver algumas fotos tuas com os benditos vestígios :sad:. Em todo o caso obrigado pelo trabalho extra de ires até lá acima! É isto que faz deste fórum algo espectacular, o esforço de alguns em prol de todos! :thumbsup:

Quanto à tua questão nunca tinha pensado nisso, mas o Fohen está relacionado mais com a temperatura a húmidade penso que tenderia a ser menor e ficaria retida no alto da serra. Tal como o Vitamos, parece-me que teve de facto mais a ver com a localização do ar frio em altura já estar mais a Norte e isso dita muita coisa. É claro que se a HR tivesse andado nos 50% outro galo cantaria;).

Por aqui 6,3ºC, chuviscando :rain: e a pressão atmosférica nos 988hPa :shocking:. Acho que nunca tinha registado aqui uma tão baixa pressão!!
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
E eu com esperança de ver algumas fotos tuas com os benditos vestígios :sad:. Em todo o caso obrigado pelo trabalho extra de ires até lá acima! É isto que faz deste fórum algo espectacular, o esforço de alguns em prol de todos! :thumbsup:

Quanto à tua questão nunca tinha pensado nisso, mas o Fohen está relacionado mais com a temperatura a húmidade penso que tenderia a ser menor e ficaria retida no alto da serra. Tal como o Vitamos, parece-me que teve de facto mais a ver com a localização do ar frio em altura já estar mais a Norte e isso dita muita coisa. É claro que se a HR tivesse andado nos 50% outro galo cantaria;).

Por aqui 6,3ºC, chuviscando :rain: e a pressão atmosférica nos 988hPa :shocking:. Acho que nunca tinha registado aqui uma tão baixa pressão!!

Isso mesmo... "Fohen" !!!
Eu também nunca registei uma pressão tão baixa...991 hPa. Incrivel !!!
Faço por prazer e tenho pena de não poder fazer mais...!!! :)