Mário Barros
Furacão
Malta tou a ver que de trovoadas estamos mal, so chove e faz vento, e ja é bastante bom mas falta aqui a tal animação agradavél das trovoadas.
Nas minhas analises nao encontro sinais de descargas electricas que ocorreram ou que irao ocorrer.
Alguma opiniao ou esclarecimento?
O país está mergulhado tanto em superfície como altitude numa grande "camada" de ar frio, daí as trovoadas serem difíceis de ocorrer, pois para que as trovoadas ocorram é necessário que haja algum calor, e/ou um choque de massas de ar fria e quente. O Algarve até pode estar quente em superfície, mas em altitude a atmosfera encontra-se muito fria.

! Tive um rain rate máximo de 75,8mm/hora às 10h53.


. Quanto à explicação é uma possibilidade, mas creio pelo historial de outras situações, que desta vez não tenha sido bem isso. Penso que o que faltou mesmo foi um pouco mais de frio em altitude. Portalegre ficou ali numa zona quase "híbrida" entre ar mais frio e menos frio, independentemente da temperatura à superfície. Perante isto até é possível que tenha nevado em São Mamede... Mas apenas pela manhã e não em quantidade suficiente para a neve se manter no solo ao longo dia!

. Em todo o caso obrigado pelo trabalho extra de ires até lá acima! É isto que faz deste fórum algo espectacular, o esforço de alguns em prol de todos!