Pedro1993
Super Célula
Tenho notado bastante essa doença do sobreiro neste último ano, entre Portalegre e Arronches há alguns sobreiros já secos, nunca tinha ouvido falar nessa doença mas olhar para um sobreiro seco é uma coisa e para vários em poucos km's é preocupante e entretanto pesquisei. Não há uma árvore que se safe, as palmeiras aqui na zona estão em extinção, as oliveiras à uns 2 anos também sofreram bastante e perto do local onde uns familiares meus têm uma quinta, houve dois pinheiros que secaram repentinamente, não sei o que se passou mas foi bastante estranho o facto de terem sido logo os dois a morrer, neste momento é como se um incêndio os tivesse queimado. Algo se passa, e a mudança do clima está a ter bastante influência nestas pragas e doenças que têm aparecido nas árvores.
Quanto aos pinheiros o que os tem afectado tem sido a lagarta do pinheiro, uma lagarta com pelos urticantes que causa alergias ao humanos e aos animais.
Ultimamente também tenho notado muitas dezenas de eucaliptos completamente secos, desde o solo até até á extremidade, até tive de me aproximar mais perto de um eucaliptal porque visto de longe até parecia que tinham sido dizimados por um incendio.
Mas essa lagarta afeta todo o tipo de pinheiros? Nesses pinheiros que falei, parecia não haver ninhos de lagartas. Quanto aos eucaliptos, ainda não vi situações dessas.
Foi um evento, sem muita história, não fosse a chuvada em VRSA e Castro Marim e a subida do Rio Gilão, passava despercebido, nem o túnel meteu água em Olhão, que tristeza já não há chuvadas como antigamente, com o túnel cheio até ao tecto. 



