Seguimento Sul - Fevereiro 2018



JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Bom dia.

Chuvada épica, como não me lembro há vários anos sobre a zona de Vila Viçosa. Vi que a estação de Estremoz (a cerca de 20km) registou quase 20mm numa hora e acredito que aqui até tenha sido mais.
Choveu praticamente a noite toda de forma fraca, mas entre as 5/6h e as 9h choveu sempre de forma forte.
A estrada entre Vila Viçosa e Borba foi encerrada, certamente por ter vários lençóis de água.
As valas de escoamento em Vila Viçosa por volta das 8:30h (apenas sai de casa a esta hora) não davam à conta, deixando as estradas quase intransitáveis.
Fiz o caminho VV- Elvas e passei por várias ribeiras com um regime de enxurrada como não se verificava há alguns anos e zonas alagadas no campo.

Excelente inicio de dia para esta zona, mas fico triste que estas chuvas não tenham sido mais generalizadas em todo o Alentejo.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Vamos esperar sentados, porque aquilo que tem caído é minimo. Ou Monchique faz ali uma barreira do caraças que a chuva só passa de Sines para cima ou não percebo nada disto. A sério, todos falam em chuva e a zona mais seca do país vê borrifadelas de vez em quando. É tão triste :sad:

Espero que tenham razão quanto aos próximos dias, porque se eram 10 dias de chuva, já vamos no 3o e apenas segunda é que deu para uma boa rega.
Espero que chova mais por Odemira ! Bem precisam !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Acompanho o fórum há vários anos, mas praticamente nunca comentei. No entanto, espero daqui para a frente poder contribuir na observação meteorológica numa zona onde não têm existido registos (Habitante em Vila Viçosa, a estagiar em Elvas e com visitas quase diárias ao concelho do Alandroal).
Apesar de não poder ajudar muito nas medições/registos por não ter estação meteorológica, poderei ajudar na observação visual e registo fotográfico :D

Agora sigo com chuva fraca, mas entre a hora de jantar e a meia noite praticamente não choveu.
Não querendo ser negativista, o dia de ontem ficou bastante aquém do esperado aqui na zona com alguns períodos de chuva fraca ao fim do dia, mas apenas alguns mm (de acordo com as estações aqui perto de Estremoz, Redondo, Elvas).
Na próxima madrugada deve chover grande parte da noite, mas olhando para o radar do Ipma tenho dúvidas que seja o anunciado pelos modelos. Vamos aguardar :pray:

Bem-vindo à "vida activa" do fórum! :D

Participa sem receios, eu já cá ando há 10 anos e nunca tive uma estação meteo propriamente dita e isso não me impede de participar! :D
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Bom dia....
Quem diria, terrenos encharcados!!!
Chove muitissimo bem em Portalegre.
11.4 graus e uma pressão que adoro.... 992 hPa
f8d9ffe4ec6439e36c0892d3e1b256ba.jpg
c397ddcf381e8e96af56b328488826c2.jpg


Enviado do meu SM-G531F através do Tapatalk
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Bom dia pessoal.

Pela Manta Rota levo acumulados 37.3 mm deste as 0.00h.
O total deste evento vai ate agora nos 43mm.